Estica e puxa: conheça todos os benefícios do alongamento

Estica e puxa: conheça todos os benefícios do alongamento

Se você sempre quis se alongar antes dos exercícios, ou só para tirar a ferrugem mesmo, mas nunca soube por onde começar, confira todos os benefícios do alongamento e aprenda alguns movimentos básicos. 

Pode perguntar, é unanimidade entre os treinadores físicos a importância em fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. De uma caminhada a uma maratona, os alongamentos antes dos exercícios preparam, aquecem e garantem a flexibilidade dos músculos. Quando praticados após a atividade física, eliminam a tensão gerada pelos exercícios. E até mesmo para quem não pratica exercícios regularmente, o alongamento não deixa de ser importante também.

Benefícios-do-alongamento-geral

Claro, a gente sabe que no início não é fácil começar a se alongar, dói, parece que o corpo inteiro está travado. Mas, com a prática diária, você já começa a perceber a diferença e a elasticidade no tronco e membros e como isso gera um bem-estar, além de facilitar a prática dos exercícios físicos e mesmo atividades do dia a dia, como se abaixar ou carregar algo.

E se você sempre quis praticar alongamentos, mesmo os mais básicos, antes dos exercícios, ou só para tirar a ferrugem mesmo, mas nunca soube por onde começar, hoje nós vamos falar sobre todos os benefícios do alongamento e ensinar alguns movimentos básicos que vão ajudar a manter os músculos flexíveis e relaxados. Vamos lá?

Estica e puxa: conheça todos os benefícios do alongamento

Estica e puxa: o que são os alongamentos?

Quando pensamos em alongamentos, a primeira imagem que nos vem à cabeça é aquela coisa de puxar a perna de um lado, esticar o braço de outro, não é mesmo? E não deixa de ser, mas para entendermos bem e ficar claro o que ocorre no nosso corpo, os alongamentos são uma série de exercícios responsáveis em trabalhar a musculatura e a postura corporal. A prática destes movimentos promove o estiramento – o bom estica que falamos acima, de boa parte das fibras musculares, já que durante o dia nossos músculos vão se contraindo devido às atividades que fazemos ou mesmo pela postura incorreta, o que acaba gerando diversos e sérios desconfortos físicos.

Os exercícios de alongamento podem ser divididos em: estático, que são os movimentos mais tradicionais, quando uma parte do corpo fica estendida e o restante do corpo fica parado. Tem também o alongamento dinâmico, em que há movimentos de vai e vem para soltar os músculos e deixá-los menos tensos. E por fim, o alongamento passivo, que é quando é preciso contar com a ajuda de outra pessoa para auxiliar e controlar os movimentos e a força aplicada em cada exercício.

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Movimentos de alongamento: dinâmico, passivo e estático.

Mas quais são os benefícios do alongamento?

Antes de você aprender propriamente alguns movimentos para se alongar, fique por dentro de todas as vantagens e benefícios do alongamento antes e depois dos exercícios. E se você é sedentário, saiba que o alongamento também pode te ajudar e facilitar as atividades do dia a dia.

Bom, para começar, os alongamentos antes dos exercícios físicos previnem lesões, distensões e inflamações, além de provocar uma sensação de alívio e bem-estar. Segundo o educador físico e proprietário da empresa Alphafitness, Diogo Castilho, muitas vezes fazemos alongamentos mesmo sem perceber. ‘[…] Quando nos espreguiçamos na cama pela manhã, já estamos alinhando a coluna e preparando o nosso corpo e a nossa mente’, afirma ele.

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Segundo Diogo, o alongamento feito antes das atividades físicas, em conjunto com um bom aquecimento, evita e previne lesões, além de proporcionar um melhor desempenho ao atleta: ‘Um corpo bem alongado pode interferir diretamente no resultado de muitos esportes, seja nas lutas, para esquivar ou avançar em um golpe, nos esportes com bola, para uma melhor ginga. Já após as atividades, o alongamento proporciona o relaxamento e manutenção do corpo, já que ajuda na eliminação do acúmulo de ácido lático’, afirma ele.

O educador físico destaca ainda outros principais benefícios do alongamento, antes e depois dos exercícios e mesmo nas tarefas do dia a dia:
* Melhora da flexibilidade articular;
* Aumento da resistência muscular localizada;
* Melhora da autoestima e a capacidade de concentração;
* Redução do nível do stress;
* Correção dos vícios posturais;
* Promove a consciência corporal, saúde e bem estar;
* Redução das tensões musculares;
* Aumento do arco de maleabilidade;
* Ativação da circulação;
* Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Benefícios-do-alongamento-alphafitness

Os alongamentos podem ser praticados em qualquer lugar, até mesmo no ambiente de trabalho.

Viu só quantos benefícios o alongamento pode trazer para a sua vida? O negócio é não perder tempo e começar já!

Como se alongar antes ou depois dos exercícios

Mas calma, antes de sair por aí se alongando, no maior estica e puxa, é preciso lembrar que a regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve sempre ser feito lentamente, sem tensionamento. E depois que você escolher uma série de alongamentos, assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo, por pelo menos 30 segundos, sempre prestando atenção na respiração, puxando o ar de forma lenta e controlada.

Dá só uma olhada em alguns movimentos de alongamentos que você já pode começar a praticar:
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Diogo ainda alerta para a importância de sempre respeitar o limite de cada um quando for se alongar: ‘[…]Alongar não é sentir dor e devemos respeitar o limite de cada pessoa, além de sempre dar maior importância ao grupo que será mais exigido. Por exemplo, se vai fazer uma corrida, alongue os membros inferiores, as pernas’, diz o educador físico. E nunca se esqueça também de sempre procurar um profissional capacitado e habilitado para uma melhor orientação e caso sinta alguma dor que pode ser provocada por uma lesão, procure a ajuda de um médico.

Nada mal, hein? Certeza que com todos os benefícios do alongamento já vai ter gente que vai acordar amanhã bem cedinho, aproveitar para ficar um tempinho a mais na cama, para se espreguiçar bem e depois fazer mais uma caprichada série de alongamentos. E você, tem alguma dica de alongamento que não pode ficar de fora de uma boa série? Conta pra gente nos comentários!

Com imagens e informações de: maisequilibrio.com.br; bemestar.globo.com; forwardhealth.ca; mghomehealth.com; Pinterest.

 

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