De 11 a 29 de janeiro acontece na França o Campeonato Mundial de Handebol Masculino. E pra quem ainda não conhece muito sobre o jogo de handebol, que tal ficar por dentro de como esta modalidade foi criada e quais são as suas regras? Confira!

De 11 a 29 de janeiro, todos os olhares estarão voltados para França, país que sedia o Campeonato Mundial de Handebol Masculino. As melhores equipes do mundo participam desta disputa, entre elas os sempre tradicionais times europeus, sendo a França a atual campeã olímpica e mundial. O time de handebol do Brasil participou do jogo de estréia, no dia 11 de janeiro, com a derrota para os donos da casa, os Franceses. Mas a equipe brasileira seguiu em frente, participou de outras disputas e conquistou uma vaga nas oitavas de final.

jogo-de-handebol

E para quem é fã de um bom jogo de handebol e quer ficar por dentro de tudo o que está rolando neste campeonato pode acompanhar as notícias no site da Confederação Nacional de Handebol aqui. Os jogos também estão sendo transmitidos pelos canais da SporTV e ESPN.

E se você não é muito familiarizado com o jogo de handebol, que tal ficar por dentro de como esta modalidade foi criada e quais são as suas regras? Afinal, ano novo sempre nos inspira a novos aprendizados e desafios. Então vem com a gente e fique por dentro!

História do jogo de handebol

Segundo relatos, o handebol foi criado a partir de uma daquelas misturinhas boas que dão certo. O esporte foi oficializado como prática esportiva apenas em 1920, através de um decreto do diretor da Escola Alemã de Educação Física. Há registros de que o handebol derivou não apenas de diversas modalidades, mas também de épocas diferentes, como na Idade Média, na Grécia Antiga e em Roma. Há quem diga que até mesmo o futebol e o basquete serviram de inspiração para a criação do handebol.

Mas, há também registros de que o esporte que mais influenciou a criação do handebol foi o raftball, uma modalidade criada pelo professor de ginástica alemão Max Heiser, que se inspirou no esporte alemão torball.

No início, o handebol era praticado em campos de futebol, com times de 11 jogadores para cada lado. Foi só em 1924, para espantar o frio, que os suecos começaram a praticar a modalidade em ginásios, com sete jogadores para cada lado.

jogo-de-handebol-antigo

Contudo, o jogo de handebol não foi um sucesso desde a sua criação e a prática esportiva como conhecemos hoje só foi emplacar e estrear em um mundial em 1938, na Alemanha. Passada a Segunda Guerra e com a criação da Federação Internacional de Handebol, o esporte praticado em salão teve seu Campeonato Mundial masculino realizado em 1954, e o feminino realizado em 1957.

Handebol no Brasil

Já no Brasil, o handebol começou a ser praticado após 1930, quando um grande número de imigrantes alemães – fugidos da primeira Guerra Mundial, chegaram nos estados do Sul e Sudeste, principalmente a cidade de São Paulo. Segundo registros, aos poucos, após a década de 60, o jogo de handebol passou a ser difundido nas escolas e ganhou mais força a partir de 26 de fevereiro de 1940, com a fundação da Federação Paulista de Handebol.

jogo-de-handebol-goleiro

Como é o jogo de handebol e quais as regras básicas

– No jogo de handebol, são formadas duas equipes de sete jogadores, sendo um deles o goleiro, e o objetivo é marcar gol, como no futebol, mas utilizando as mãos.

– Os passes são feitos com a bola quicando (no drible), sempre com a mão aberta ou arremessando. O jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos enquanto ela estiver em suas mãos.

jogo-de-handebol-como-jogar

– O peito pode ser usado para interromper as jogadas, mas nunca as mãos e os braços. Somente o goleiro é autorizado a defender a bola com os pés.

– A bola oficial de handebol é feita em couro e há diferença no diâmetro da bola masculina, que mede entre 58 e 60 cm e a feminina, que mede entre 54 e 56 cm.

– O piso da quadra deve ser de madeira ou emborrachado.

Confira o infográfico abaixo, elaborado pelo Ministério de Esportes, com as principais regras do jogo de handebol:

Jogo-de-handebol-infografico

Quer saber mais sobre o jogo de handebol e como esta modalidade é praticada? Confira aqui um vídeo bem explicativo sobre as regras do jogo de handebol antes de arriscar-se nas quadras!

Benefícios do jogo de handebol

Agora, vamos a melhor parte e saber um pouco mais sobre quais os benefícios para o corpo com a prática do handebol. Durante uma partida da modalidade gasta-se em média 750 calorias. Como durante o jogo é preciso correr, saltar, mudar de direção, a prática do esporte melhora a condição cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, aprimora a coordenação motora, além de trabalhar e fortalecer diversos grupos musculares, como bíceps, tríceps, glúteos, pernas e braços.

Jogo-de-handebol-beneficios

Sem falar que por se tratar de uma modalidade coletiva, o jogo de handebol favorece a socialização e instiga o trabalho em equipe, ensinamentos que fazem diferença e trazem benefícios para a vida fora das quadras.

E aí, agora que você já sabe um pouco mais sobre o jogo de handebol, que tal organizar uma partida para colocar em prática o que você viu no post? Depois conte pra gente nos comentários como foi a nova experiência esportiva!

Com imagens e informações: fef.unicamp.br; .brasilhandebol.com.br; brasilhandebol.com.br; brasil2016.gov.br; vivomaissaudavel.com.br; olimpiadasdorio2016.com; fotospublicas.com; jorgeluisedfisica.blogspot.com; educacaofisicagizdeourobarueri.blogspot.com; globoesporte.globo.com.

Deixe uma resposta