Tecnologias esportivas estão mudando a rotina de atletas

Tecnologias esportivas estão mudando a rotina de atletas

Cada vez mais avançadas, as tecnologias esportivas ajudam atletas amadores e profissionais a melhorarem suas performances. Veja algumas inovações aqui!

A tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas. Seja em casa, no trabalho, na rua, enfim, tudo o que vemos é um reflexo desse avanço digital que vivemos atualmente. No esporte, não é diferente e já existem muitas novidades que visam favorecer ao máximo os esportistas de plantão, elevando a performance deles em níveis nunca antes alcançados. Então, que tal conhecer algumas tecnologias esportivas que estão revolucionando a forma de praticar atividades físicas? Você vai se surpreender com as novidades que garimpamos neste post!

Tecnologias esportivas vestíveis

esporte-tecnologia

Não é de hoje que as tecnologias vestíveis estão presentes em nosso cotidiano. São calças, camisas, capas e bermudas e tantas outras peças de roupa que só tem um intuito: melhorar a performance dos atletas, controlando a respiração, transpiração e até os movimentos cardíacos. Sem dúvida alguma, é uma das novidades que mais tem progredido em meio a tantas tecnologias esportivas, e é exatamente por isso que já existem muitas opções sendo comercializadas por aí.

A exemplo, está a marca americana Ralph Lauren que, recentemente, lançou uma camiseta inteligente que transmite dados corporais diretamente para seu smartphone. Chamada oficialmente de ‘Polotech Shirt’, ela já está sendo comercializada no site oficial da marca por $295 e, por enquanto, o app que faz a transmissão de dados está disponível apenas na Apple Store.

https://www.youtube.com/watch?v=zipGvqaSJiE

Tênis cada vez mais high techs

Já falamos aqui no blog­­ sobre a importância de escolher um bom tênis para a prática esportiva, afinal, são eles os responsáveis por absorver todo o impacto do nosso corpo. Hoje em dia, os calçados macios e com alto poder de absorção de impacto já não são mais novidades e eles dão lugar a modelos extremamente tecnológicos. Como, por exemplo, o tênis com cadarços automáticos, que com certeza você já ouviu falar.

O tênis de corrida Nike HyperAdapat 1.0 tem um design superfuturista e além de ser muito confortável, possui um mecanismo que permite apertar ou afrouxar o calçado de acordo com suas necessidades. No entanto, o modelo ainda não está à venda no Brasil, mas tudo aponta que o preço por aqui vai ser bem salgado ao analisarmos o valor gringo: $720.

tecnologia-no-esporte

Relógios inteligentes

Entre as tecnologias esportivas, outra novidade que está fazendo sucesso são os relógios inteligentes, e parecidamente com os celulares, o objeto assume outras facetas que vão muito além da função original. Eles podem informar o seu ritmo cardíaco, rota da sua caminhada e estatísticas sobre a atividade física que está praticando. Tudo com um simples toque.

tecnologias-no-esporte

Um protótipo que a gente achou bem interessante pela web, foi o Referee Third Eye. Criado pelo designer ucraniano Andy Kurovets, o relógio inteligente tem como objetivo principal auxiliar juízes de futebol durante a marcação de faltas, impedimentos e pênaltis. Uma boa saída para evitar aqueles velhos problemas dentro das quatro linhas.

Leia também:
[QUIZ] Qual é o melhor esporte pra você praticar?

porta-gif

Alta performance no tênis

Já pensou que ótimo se o seu próprio equipamento esportivo pudesse monitorar o seu desempenho como atleta? Pois é exatamente o que se propõe a raquete Babulat PLAY que desde 2014 vem fazendo a cabeça de profissionais e amadores em busca de muito mais performance.

https://www.youtube.com/watch?v=c1adVOhhAOc

Graças aos sensores contidos na raquete, é possível monitorar o desempenho do atleta. As informações são enviadas para o smartphone, que de forma organizada, passa todos os dados para o treinador, que pode definir, assim, as melhores estratégias para a prática do esporte e ainda corrigir erros para melhorar o desempenho do tenista.

Outra tecnologia esportiva bem legal e que, inclusive está em busca de apoiadores, é o Trainerbot. Trata-se de um equipamento que auxilia atletas durante os treinos de tênis de mesa, por exemplo.

Tecnologias esportivas estão mudando a rotina de atletas

Pílula termômetro

Não podemos fechar os olhos para um problema comum entre os atletas: a disfunção da temperatura corporal durante a prática esportiva. Segundo informações do site IQ Intel, esta é a segunda maior causa de morte entre os esportistas, logo, uma pílula desenvolvida pela NASA, vem para ajudar a combater este problema de uma forma bem prática.

inovacoes-no-esporte

Originalmente desenvolvida para monitorar astronautas, a pílula contém um sensor que também pode ajudar atletas durante a prática esportiva. Quando engolida, o sensor da pílula transmite os dados corporais para um computador, no qual o treinador ou médico, podem realizar um acompanhamento mais detalhado do atleta.

Bom, vamos combinar, isto é apenas uma pequena amostra de todas as possibilidades conseguidas pelas tecnologias esportivas. Agora queremos saber de você: quais as novidades você adotaria e quais delas já fazem parte do seu cotidiano? Conte tudo nos comentários!

Imagens: Spinoff Nasa, Brubeck, TED Ideas, Terra Tecnologia, IoT Worm.
Com informações Spinoff Nasa, Uol Tecnologia, Coreditec, Globo Esporte, Iq Intel.

Você deve estar 0gado para postar um comentário.