Quais são as melhores roupas para praticar exercícios no inverno?

Inverno chegando e para quem pratica exercícios ao ar livre, começa o dilema: quais são as melhores roupas para praticar exercícios no inverno? Confira o post e fique por dentro!

Daqui a uma semana começa a estação mais fria do ano, o inverno. Isso que no outono, pelo menos para quem mora no Sul, já tivemos uma amostra de dias bem mais frescos. E aí, para quem pratica exercícios físicos ao ar livre, começa o dilema: que roupa usar para praticar as atividades agora no inverno?

Pensando nisso, nós, do Blog Porta Medalhas, vamos dar algumas dicas no post de hoje sobre as melhores roupas para praticar exercícios no inverno, para que você fique quentinho e espante a preguiça para bem longe!

Quais as melhores roupas para fazer exercícios no inverno?

A gente sabe que com a chegada de inverno tem um montão de gente por aí que vai botar a culpa no frio para não sair de casa e praticar os seus exercícios. Seja aquela caminhada no parque, a corridinha matinal, ou aquele pedal à noite, com o frio parece que tudo fica mais difícil, não é mesmo?

Mas aí é que está a pegadinha! Saiba que com as roupas corretas, você pode se proteger do frio e manter o seu exercício em dia e melhorar o seu desempenho. A seguir, listamos algumas dicas das opções de roupas para praticar exercícios no inverno, dá uma olhada.

Vista-se como uma cebola

Cebola, como assim? É isso mesmo, cebola! Rs Calma, contenha a sua imaginação! Vestir-se com o estilo cebola significa se vestir em camadas, em que é possível colocar ou tirar camadas de roupas de acordo com a necessidade. E como funciona isso?

A primeira camada da cebola é composta pela segunda pele, uma das peças fundamentais na nossa lista de roupas para praticar exercícios no inverno. Isso porque como o próprio nome diz, a segunda pele forma uma camada adicional ao corpo e isola o calor para mantê-lo aquecido. Normalmente, este tipo de roupa é feito com um tecido que ajuda a reter o calor do corpo. É importante também que este tipo de roupa seja transpirável, para que o suor possa ser evaporado.

roupas para praticar exercícios no inverno

Blusa segunda pele para manter o corpo aquecido

Já a segunda camada é a roupa que fica a mostra e ajuda a aquecer. Para as blusas, o soft ou moletom seria uma das melhores opções para praticar exercícios. Já para as calças, moletom e outros tecidos mais leves cumprem bem o papel.

E a terceira camada é a camada externa, que seria um casaco corta-venta. O nome já diz, feito com um material como nylon ou plastificado que acaba bloqueando a entrada de vento nas demais peças de roupa.

Abaixo, você confere um infográfico que explica como se vestir para praticar exercícios, de acordo com a temperatura:

roupas para praticar exercícios no inverno inforgráfico

Leia também:
Dicas de como limpar e manter o seu tênis para corrida
Como manter uma alimentação saudável no inverno?

Aqueça as extremidades

Tem gente que esquece da importância de aquecer as extremidades do corpo, como mãos, pés e orelhas, o que é tão importante quanto qualquer outra parte. Nos dias mais frios vale se equipar com meias mais grossas de algodão, luvas, balaclava, gorros, protetores de orelha e por aí vai. Tudo para deixar a sua prática de exercícios mais confortável e prazerosa.

roupas para praticar exercícios no inverno luvas

  Calças

E mesmo para quem já está super acostumado a usar somente bermuda, nos dias mais frios também é importante manter as pernas aquecidas. E aí que entra em cena as calças que pode ser uma legging, com modelo masculino também, e o moletom. É possível encontrar também calças térmicas, como a segunda pele, mais justas e que ajudam a manter a temperatura do corpo e facilitam a transpiração.

roupas para praticar exercícios no inverno calcas

Tecidos diferenciados para as roupas

A tecnologia também dá uma forcinha quando o assunto é escolher a roupa certa para se proteger do frio ao praticar exercícios. Prova disso são os tecidos tecnológicos, como o modelo chamado de felpado interno, muito utilizado pelos atletas. Este tecido é uma combinação de poliamida e elastano, que o deixa leve com uma ótima regulação térmica. Além disso, também protege a pele de danos causados pelos raios UVA e UVB e possui tratamento bacteriostático, para evitar que as bactérias causadoras do mau cheiro se proliferem.

Quem também aparece nesta lista de tecidos e o bom e velho conhecido neoprene. Emborrachado, flexível e impermeável, este tecido é um grande aliado de quem não dispensa o surf, mesmo durante o inverno, ou até mesmo pratica natação ou qualquer outro esporte aquático em piscinas externas.

roupas para praticar exercícios no inverno neoprene

E mesmo que a sua atividade física não seja praticada no exterior, vale lembrar que é preciso tomar muito cuidado com o choque térmico. Isso porque ao aquecer o corpo em um lugar fechado é importante agasalhar-se antes de voltar para a rua, fazendo com que o organismo se adapte aos poucos a temperatura mais baixa e exija menos esforço dos vasos sanguíneos e do coração.

E aí, curtiu as nossas dicas de roupas para fazer exercícios no inverno? Já sabe então, nada mais de desculpa para abandonar os esportes no friozinho que vai começar, hein? Ah, e se tiver mais alguma dica infalível para aquecer o corpo durante os exercícios no inverno, conte para gente nos comentários!

Já garantiu o seu Porta Medalhas? Aproveite!

 

Com imagens e informações: ativo.com; shutterstock.com; blog.duxnutrition.com; climatempo.com.br

Você deve estar 0gado para postar um comentário.