Quer saber o que aconteceu no mundo do esporte neste ano que quase terminou? Vem com a gente conferir a nossa retrospectiva do esporte 2018.

Que o tempo está passando cada vez mais rápido, isso todo mundo tá cansado de saber. Que este ano parece que passou mais rápido ainda, ah, isso também ninguém pode negar. Mas, o fato é que todo final de ano é tempo de parar e olhar para trás para fazer uma retrospectiva e pesar o que funcionou, o que poderia ser melhor e o que é possível aprimorar.

E no esporte a dinâmica é a mesma, tempo de revisar os momentos mais marcantes vividos em 2018. E este ano não foram poucos, hein? Teve Copa do mundo, superação de vários atletas, polêmicas e vários outros fatos que marcaram o mundo dos esportes. Ficou curioso para saber o que aconteceu no ano que quase terminou? Vem com a gente conferir a nossa retrospectiva do esporte 2018.

Retrospectiva do esporte 2018: 10 fatos que marcaram o ano

Abaixo, listamos dez acontecimentos que marcaram o mundo do esporte e não poderiam ficar de fora da nossa retrospectiva do esporte 2018. Confira!

1. Gabriel Medina conquista o bicampeonato mundial de surfe

Campeão em 2014, o brasileiro Gabriel Medina voltou a levantar o troféu no Havaí e conquistou seu segundo título mundial de surfe após uma ótima temporada. Essa vitória é mais uma do excelente momento que o surf nacional vem vivendo com várias conquistas.

2. Competição de surfe estreia em piscina de ondas

E já que o assunto é surf, segura essa. Já imaginou que um dia uma etapa do Circuito Mundial de Surfe seria realizada em uma piscina de ondas? Pois é, e isso aconteceu de verdade! Criado na Califórnia, pelo surfista Kelly Slater, o Surf Ranch Pro foi disputado em setembro, a 180 quilômetros do litoral, e teve como campeã o brasileiro Gabriel Medina.

retrospectiva do esporte 2018 rancho

3. Coreias se aproximam durante os Jogos Olímpicos de Inverno

Quem assistiu ao início da cerimônia de encerramento da Olimpíada de Inverno pode conferir as Coreias do Sul e do Norte entrarem lado a lado no estádio em Pyeongchang, portando bandeiras das duas Coreias, sinalizando a desejada paz que terminaria com longos anos de conflitos entre as nações.

4. Retorno triunfal de Simone Biles

Após um período sabático, a ginasta norte-americana Simone Biles ganhou medalhas nas seis provas realizadas no Mundial de ginástica artística em Doha, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze.

retrospectiva do esporte 2018 Biles

5. Assédio na seleção brasileira masculina de ginástica artística

Em maio de 2018, o ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes, foi acusado de abusar sexualmente de 40 atletas e ex-atletas. Em novembro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou a punição de Fernando pelos casos de abuso. O treinador ficará suspenso por 1.500 dias e terá de pagar uma multa de R$ 300 mil à entidade.
E depois das denúncias se tornarem públicas, o Comitê Olímpico do Brasil – COB anunciou diversas medidas para prevenir outros abusos.

6. Neymar cai-cai

A principal estrela da seleção brasileira era a esperança para a conquista da Copa do Mundo na Rússia, mas que acabou chamando atenção não por suas jogadas brilhantes  e claro que não poderia ficar de fora da nossa retrospectiva do esporte 2018.

Depois de atuações consideradas fracas nas duas primeiras partidas, contra Suíça e Costa Rica, Neymar se destacou por suas exageradas simulações de falta, o que se repetiu nas oitavas de final contra o México. Os lances exagerados de Neymar além de virarem motivo de críticas rendeu boas piadas e memes no mundo inteiro, prejudicando a imagem do atleta.

retrospectiva do esporte 2018 Neymar

7. Times zebra na Copa da Rússia

Pela primeira vez na história, desde 1986, quando a Copa do Mundo passou a ser disputada neste formato, nenhuma seleção do continente africano se classificou para as oitavas de final do torneio. Senegal , Nigéria, Marrocos, Egito e Tunísia se despediram mais cedo do Mundial na Rússia.

Outra zebra na Copa foi a Alemanha. Campeã mundial em 2014 e da Copa das Confederações em 2017, a seleção alemã chegou como uma das grandes favoritas na Rússia, mas foi eliminada na primeira fase, mesmo jogando contra adversários considerados fáceis, como México, Suécia e Coreia do Sul.

 8. A volta por cima de Felipão

O técnico que conquistou o penta da seleção Brasileira em 2002, mas que também ficou marcado pelo trágico 7 a 1 na Copa de 2014, passou uma temporada na China e conquistou alguns títulos por lá. De volta ao Brasil, no final de julho de 2018 foi contratado pelo Palmeiras, que havia demitido Roger Machado. Mesmo sob muita desconfiança, Felipão fez uma campanha irreparável no Campeonato Brasileiro e conquistou o título de campeão de forma invicta com 23 vitórias.

retrospectiva do esporte 2018 felipao

9. Ano glorioso de Djokovic

Após uma lesão no cotovelo que o fez perder diversas posições no ranking, Djokovic voltou às quadras em 2018, no Grand Slam australiano, mas foi eliminado por uma jovem promessa ainda nas oitavas de final. Mas a reviravolta estava por vir quando Djokovic venceu o torneio de Wimbledon e depois o Aberto dos Estados Unidos. Com Rafael Nadal lesionado, então primeiro número 1 do mundo, o sérvio voltou à liderança e fechou o ano de forma gloriosa merecendo estar na nossa retrospectiva do esporte 2018.

10. Futebol: a rainha Marta

Eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, a alagoana de 32 anos estava desde 2010 sem vencer novamente o prêmio. Porém, este jejum acabou neste ano e com a conquista de mais um prêmio. A brasileira deixou Messi e Cristiano Ronaldo, donos de cinco títulos cada, para trás, tornando-se a maior vencedora entre qualquer atleta. Além disso, ela se tornou a primeira mulher a entrar na calçada da fama do Maracanã.

retrospectiva do esporte 2018 marta

E aí, curtiu a nossa retrospectiva do esporte 2018? E isso é só uma amostra de tudo o que aconteceu no mundo dos esportes durante este ano, hein?! E se você acha que tem algum fato que merece ser relembrado também conte para gente nos comentários, queremos saber!

 

Com imagens e informações: terra.com.br/esporte; globoreporter.globo.com; ig.com.br/esporte; Pinterest

Deixe uma resposta