Saiba mais sobre o esporte: TÊNIS

Saiba mais sobre o esporte: TÊNIS

O tênis é um esporte dinâmico e, inclusive, é uma das 42 modalidades que integram o quadro olímpico. Saiba + sobre sua história, principais atletas e muito mais neste post!

De fato, o tênis não é uma das modalidades mais conhecidas no universo esportivo, mas não é por isso que ele deixa de ter o seu valor. Assim como tantos outros esportes, o tênis tem atletas de destaque, grandes torneios e, claro, empresas que investem alto para levar a modalidade para mais pessoas – sejam escolas privadas ou mesmo organizações interessadas no incentivo desta prática física.

É por essas e por outras que o post de hoje destrincha todo o universo do tênis – da história e primeiras práticas aos atletas que mais se destacam na modalidade.

O tênis como esporte

Muitos historiadores atribuem aos monges franceses do século XII às primeiras práticas de tênis no mundo. Está certo que a modalidade era bem diferente do que é hoje, mas, mesmo assim, vale saber: os monges arremessavam uma bolinha contra o muro do mosteiro e utilizavam a palma das mãos para a prática, já que ainda não tinham inventado raquetes.

French tennis players Rene Lacoste and Suzanne Lenglen in play during the mixed doubles.

Se as regras do tênis não mudaram tanto, não podemos dizer o mesmo das roupas e raquetes. 

As raquetes só deram o ar da graça no fim do século XVI quando o esporte recebeu o nome que conhecemos hoje: tênis, do francês tenez, que significa ‘segurar’, receber. Alguns estudos evidenciam que os jogadores quando começavam a jogar, gritavam a palavra ‘tenez’ durante toda a partida.

Visite o Museu Internacional do Tennis em 360º clicando aqui!

Tudo era muito diferente. Até as próprias raquetes não tinham o formato que conhecemos hoje. Mas, toda a prática, simples para a época, foi o suficiente para conquistar a alta roda francesa e muitos nobres começaram a praticar o tênis. Mesmo concentrado entre reis e rainhas, a iniciativa abriu espaço para que a modalidade se disseminasse. Muitos historiadores acreditam que no século XIII já existia na França quase duas mil quadras de tênis na França e em 1873 foi escrito o primeiro livro de regras do esporte – que se mantém praticamente inalterado até hoje.

porta-medalhas-tenis

Quatro anos depois, o tênis já estava por toda a Europa. Muitos já conheciam, praticavam e tiveram o privilégio de participar do primeiro torneio internacional de tênis, realizado em Wimbledon, Inglaterra. E assim a modalidade foi ganhando mais e mais visibilidade.

Hoje, o calendário internacional possui quase 600 torneios de tênis, mas são apenas alguns que ganham grande visibilidade na cena internacional. São por exemplo Roland Garros, na França, Copa Davis, nos Estados Unidos e o próprio torneio de Wimbledon, que existe até hoje.

É claro que não poderíamos deixar de falar, em ano olímpico, que o tênis está entre as 42 modalidades que compõem os jogos olímpicos de 2016. Vale lembrar que o tênis fez sua estreia nos jogos em 1896.

A chegada do tênis ao Brasil

O tênis chegou ao Brasil no século XIX com a vinda dos ingleses que trouxeram na bagagem suas bolinhas e raquetes. Não demorou muito pra que surgissem as primeiras quadras e também os primeiros torneios. Na década de 1920, a Federação Paulista de Tênis já registrava 23 clubes afiliados.

Com o desenvolvimento do esporte, grandes atletas despontaram na cena nacional e internacional. Além de Thomas Koch e Carlos Alberto Kirmayr, Fernando Meligeni e Gustavo Kuerten, o Guga, são nomes recentes e que representam o esporte internacionalmente. Guga, principalmente, com o seu talento, conquistou o Grand Slam de Roland Garros, nos anos de 1997, 2000 e 2001.

gustavo-kuerten-tenista

O catarinense Guga Kuerten é, sem dúvida, um dos tenistas mais conhecidos do Brasil.

Mulheres no esporte e outros tenistas de peso

Porém, o cenário internacional e está cheio de atletas que prometem arrasar este ano, principalmente nos jogos olímpicos. São, por exemplo o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal.

Mas, e quando se tratam de mulheres neste esporte, há um representatividade? É claro que sim e elas, sem modéstia, arrasam tanto quanto a classe masculina, vide o trabalho das norte-americanas Serena e Venus Williams, além da sérvia Ana Ivanovic. No Brasil, atualmente, um grande nome do esporte é a pernambucana Teliana Pereira, que vem se superando a cada dia para realizar um bom trabalho tanto em torneios quanto nos jogos olímpicos.

venus-williams-serena-willians

Irmãs Serena e Venus Willians: talento em família é destaque.

teliana-pereira

A brasileira Teliana Pereira é a número 1 do Brasil e ocupa a 43ª posição no ranking mundial.

Mas não há ninguém ainda que superou o trabalho de Maria Esther Bueno, que nos anos de 1959, 1960, 1964 e 1966 foi a brasileira número um do mundo.

Regras do tênis

Como todo esporte, o tênis também tem suas regras. Basicamente, a modalidade é praticada por dois ou quatro oponentes. A quadra, dividida por uma rede que quase encosta o chão, separa os adversários, e o objetivo principal é fazer com que a pequena bolinha atravesse o outro lado e toque o solo, dentro das linhas predeterminadas. Para tanto, os dois adversários utilizam uma raquete.

O sistema de pontuação é subdividido em games, que nada mais é que um conjunto de pontos. Por sua vez, estes conjuntos de pontos formam o set. Assim, vence o jogo quem possuir mais sets –  parecidamente com um jogo de vôlei.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Tênis possui uma classificação de atletas: Kids, Juvenil, Profissional e Sênior. Há ainda o tênis praticado na praia, o chamado beach tênis. Já ouviu falar?

Haja fôlego

Talvez uma das principais dificuldades do tênis esteja no fato da modalidade ser um esporte solitário, ou seja, o sucesso ou o insucesso em uma competição depende exclusivamente de uma, ou no máximo, duas pessoas. Sem contar o fato de que o jogador precisa estar preparado para encarar de dois a três sets correndo de um lado para o outro da quadra e encarando cara a cara o adversário.

novak-djokovic-melhr-tenista

O sérvio Novak Djokovic é um dos principais tenistas da atualidade.

Por falar nisso, a quadra, ao longo dos seus mais de 23 metros de comprimento e mais e 8 metros de largura, pode ser de saibro, grama ou borracha sintética.

Para saber mais, o este vídeo mostra como é a prática do tênis.

Fique ligado! Workshop sobre tênis acontece no próximo dia 14

Nos próximos dias 14 e 15 de maio, Curitiba recebe mais uma vez o Workshop Internacional de Tênis. Para que gosta, esta será uma oportunidade única de estar em contato com sete palestrantes especialistas e que têm muito a contribuir para o desenvolvimento do esporte, entre eles o belga Carl Maes e o argentino Mario Bravo.

A ideia com o evento é discutir, apresentar tendências e novidades sobre o tênis e realmente conversar sobre o esporte. O Workshop Internacional de Tênis será realizado no Clube Curitibano e as inscrições podem ser feitas até dia 14, no local do evento das 7h e 8h30. Para mais informações visite o site oficial.

E você empolgado para jogar tênis ou já pratica o esporte? Conte nos comentários!

Imagens: Flashbak, Globo Esporte, Times Live, Rio 2016, Pinterest, Biography, Library SC.
Fonte: Travinha, CBT Tênis, History of Tennis, Wimbledon Museum, Globo Esporte, Bem Paraná.

Você deve estar 0gado para postar um comentário.