No post de hoje, você conhece mais sobre a modalidade de esporte que saiu dos centros militares para invadir as academias do mundo todo: o CrossFit!

Quem poderia imaginar que uma modalidade esportiva sairia diretamente dos centros militares para invadir as academias de ginástica do mundo todo? Pois é exatamente isso que aconteceu com o CrossFit, esporte que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo fitness e conquistando muitos adeptos. Mas afinal, o que é CrossFit?

O CrossFit foi criado em 1990 pelo treinador norte-americano Greg Glassman. No início, os exercícios eram praticados por policiais de Santa Cruz, na Califórnia, e se popularizaram somente no ano de 2000, quando o treinador começou a postar seus vídeos na internet. O segredo do sucesso foi o mix de movimentos funcionais – que fazemos no nosso dia a dia, variados e realizados em alta intensidade.

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O que é CrossFit é como é praticado?

No lugar dos tradicionais aparelhos como esteiras, elípticos e bicicletas das academias de ginástica, nos boxes (do inglês caixas), como são chamados os centros de treinamento de CrossFit, equipamentos nada convencionais, como pneus de tratores, marretas e cordas super grossas usadas em navios e construções. Os exercícios funcionais praticados são pensados para ter alguma funcionalidade no dia a dia das pessoas, desde atividades simples, como carregar as compras até as mais pesadas como empurrar um móvel.

Com isso, os maiores ganhos da prática de CrossFit são o desenvolvimento da força e resistência cardiorrespiratória, além de outras funções como flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, precisão, condicionamento físico, e definir o corpo e manter a forma. Ufa, cansou só de ler todas as vantagens em praticar CrossFit, né? E não para por aí, para dar uma ideia, em um treino intenso, de 30 a 40 minutos é possível queimar até 400 calorias. Pouco tempo para um grande resultado!

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Aparelhos que você encontra dentro de um box – como são conhecidas as academias de CrossFit.

E um dos aspectos mais legais para quem pratica a modalidade é de que a rotina não faz parte do glossário do CrossFit. Os treinos não são nada monótomos, sempre variados, realizados no formato de circuito, com a pratica de vários exercícios e movimentos, com a duração máxima de uma hora e divididos em três partes.

Começando pelo aquecimento, que prepara o corpo para os exercícios mais intensos, em segundo vem a parte técnica, para aprender e aprimorar os movimentos e a capacidade física. Para finalizar, o WOD – sigla em inglês para Workout of the day, ou seja, treino do dia em que são realizados os exercícios em alta intensidade. Durante a prática do CrossFit são executados movimentos de diversas modalidades esportivas, como  a ginástica olímpica, levantamento de peso, e os exercícios cardiovasculares,  como corrida, pular corda, nadar e remar.

Dá só uma olhada neste vídeo para você ter uma ideia o que é o CrossFit e como é praticado:

https://www.youtube.com/watch?v=CdUGGu0x7dA

Exercícios praticados durante um treino de CrossFit

Para quem conhece o CrossFit, já está por dentro da série de exercícios inusitados que os praticantes desta modalidade fazem durante o treino. Mas, para quem está curioso e interessado nos treinos nada comuns ao que estamos acostumados a ver nas academias, pode conferir abaixo alguns dos exercícios praticados durante um treino de CrossFit:

Salto na caixa

Além de proporcionar um super gasto energético, a prática fortalece e tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos. O exercício é feito de pé, e a pessoa salta com os dois pés em cima de uma caixa/step e estende totalmente as pernas antes de voltar para o chão.

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Escalada na corda

 Este exercício movimenta vários músculos do tronco, braços, antebraços e mãos e gera um alto gasto calórico, ideal para manter um baixo percentual de gordura corporal. A pessoa começa a partir do solo, subindo em uma corda e deve tocar em um ponto, a uma altura designada. Pode variar a subida sem nenhum pé ou em L-sentar, em que os pés são mantidos acima do nível do quadril, durante a subida.

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Tombamento de pneus

Os pneus gigantes de trator pesam algo em torno de 150kg. Neste exercício, que consiste em agachar, levantar o pneu por uma de suas extremidades e tombá-lo até chegar a um ponto de chegada, os músculos trabalhados são os das coxas, glúteos e braços.

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Reebok Crossfit Games

Este é o maior evento de CrossFit do mundo, em que reúne atletas de vários países que praticam esta modalidade.  O “Crossfit Games” é dividido em três etapas: Open Games, Regional e o Games. A primeira fase – Open, é a fase em que qualquer pessoa pode se inscrever e teve somente no ano passado mais de 272 mil atletas participantes. Nesta primeira fase, os WODs (treinos do dia) são validados por vídeos ou em qualquer Box (academia) credenciado.

Neste ano, infelizmente não é mais possível participar da etapa Open, já que as inscrições foram realizadas do dia 25 de fevereiro ao dia 28 de março. Mas, nada impede que você continue seus treinamento para quem sabe inscrever-se na próxima edição! A última etapa da competição – Games, será realizada em Carson, Califórnia no StubHub Center, do dia 19 a 24 de julho. Fique ligado na agenda e informações do evento através do site oficial: http://games.crossfit.com/.

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E sempre vale lembrar que pra quem quer se aventurar no CrossFit deve primeiramente aprender a respeitar os seus limites. E antes de você sair correndo por aí procurando uma corda ou uma caixa para praticar os exercícios de alta intensidade é bom lembrar que toda a prática de exercícios deve ser orientada por um treinador especializado, que vai determinar quais execícios e movimentos são melhores adaptados a cada condição física, para não acabar lesionando músculos e se machucando.

Agora que você já sabe o que é CrossFit, caso tenha se empolgado em conhecer e praticar esta modalidade esportiva que é a nova febre das academias, não esquece de contar pra gente nos comentários como foi esta nova experiência! ;)

Imagens e informações do: planetacrossfit, arautoscrossfit
games.crossfit.com e CrossFit Spotsy


 

 

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