A gente sempre ouve por aí que a natação é um dos esportes mais completos e que melhora muito o condicionamento físico e o fortalecimento muscular. Mas você sabia que existem outros benefícios da natação que você pode nunca ter pensado e que podem provocar grandes mudanças na sua vida, principalmente na sua saúde? Confira o post e fique por dentro!

Quem já pratica natação pode até já saber e sentir os efeitos benéficos que ela proporciona. Mas, se uma das suas metas para o ano de 2017 era escolher uma atividade física para começar a se exercitar, e você está no processo de escolher um esporte que mais combina com o seu estilo de vida, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios da natação, um esporte que além de trazer excelentes resultados à saúde, vai te refrescar ainda mais nestes dias de calor?

Vem com a gente para conhecer alguns dos benefícios que a natação pode trazer à sua vida e comece já a praticar este esporte!

10 benefícios da natação para a sua vida e saúde

1. Evita o aparecimento da diabetes e colesterol

Tanto os índices de diabetes quanto de colesterol podem diminuir com a prática de exercícios aeróbicos. E como a natação faz parte deste grupo de exercícios, um treino mais intenso pode queimar até 700 calorias, o que segundo dados pode reduzir em até 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2, além de balancear os níveis de colesterol no organismo e aumentar os níveis de HDI, que é o colesterol bom.

2. Reduz as dores nas articulações

Muitas vezes, os exercícios aeróbicos causam um certo desconforto quando começam a ser praticados, por conta do impacto provocado pela prática das atividades. Porém, a natação é uma exceção, já que o esporte é praticado na água, o que evita qualquer impacto sobre o sistema esquelético, reduzindo as dores durante essa fase de adaptação. Isso faz com que a natação seja o esporte ideal para pessoas que estão com sobrepeso ou que têm alguma limitação física.

3. Fonte da eterna juventude?

Segundo algumas pesquisas, a natação pode sim contribuir e diminuir os sinais da idade, fazendo com que você ganhe alguns bons anos de vantagem. Isso ocorre porque o pulmão libera oxigênio ao sangue e ao coração e isso acaba por melhorar as condições das células. Além disso, segundo um estudo realizado pelo pesquisador Joel Stager, na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou que quem pratica natação perde menos massa muscular, tem artérias mais saudáveis, uma melhor memória e reflexos mais rápidos.

4. Ajuda a manter o peso e a queimar calorias

A natação também é uma excelente alternativa para quem busca um esporte que ajude a queimar calorias e manter o peso sob controle, tudo vai depender da intensidade do treino e até mesmo do estilo praticado. Por exemplo, a cada 10 minutos nadando peito, você pode queimar até 60 calorias, de costas, até 80 calorias e no nado borboleta, até 150 calorias.

benefícios-da-natação-estilos

5. Melhora o alongamento e a flexibilidade

Na natação, os movimentos executados ajudam a soltar as articulações e ligamentos, o que os torna mais flexíveis. Além disso, enquanto você nada, todo o seu corpo é desafiado enquanto há o movimento simultâneo de braços, pernas e cabeça, e essa extensão dos membros proporciona um alongamento do seu corpo de forma mais eficiente e completo por ser na água. Isso torna a natação um esporte diferenciado, já que há muitos exercícios nas academias que acabam isolando uma parte do corpo por vez.

6. Reduz os efeitos da artrite

Para quem sofre com artrite, uma inflamação em uma ou mais articulações, que são as juntas dos ossos, a natação é muito recomendada. Primeiramente por ser um exercício aeróbico que alonga os membros e fortalece os músculos. E a combinação da prática de exercícios na piscina aquecida ajuda a relaxar e soltar as articulações rígidas, causando alívio nas dores provocadas pela doença.

7. Evita e controla a asma e alergias respiratórias

Como a natação é praticada em um ambiente úmido, o esporte pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas da asma e de alergias respiratórias, como renite e tosse alérgica. E como os movimentos e as técnicas de respiração realizados durante o exercício proporcionam um fortalecimento dos músculos toráxicos e o aumento do volume do pulmão, os nadadores ampliam também a capacidade de absorver o oxigênio.

8. Previne doenças do coração

Um dos maiores beneficiados com a prática da natação é o seu coração. Por ser um exercício aeróbico, aliado a um forte trabalho respiratório, a natação acaba por fortalecer a musculatura cardíaca. Isso aumenta a capacidade de bombear sangue pelo corpo, o que acaba por estimular a circulação sanguínea e eliminar a gordura ao redor do coração, diminuindo assim a incidência de doenças cardiovasculares.

9. Torna a gravidez mais saudável

Por se tratar de um exercício que não tem praticamente nenhum impacto, a natação é o esporte queridinho das gestantes. Normalmente, as mães ganham alguns quilinhos durante a gestação, seja apenas o inchaço, ou mesmo o peso por conta do bebê e isso muitas vezes pode provocar dores musculares, nas articulações, além de outros desconfortos que podem ser aliviados pelos exercícios aquáticos. Além disso, a natação durante a gravidez ajuda principalmente no fortalecimento do músculo abdominal e dos ombros.

benefícios-da-natação-gestante

10. Tratamento natural anti-estresse

Além de todos os benefícios descritos acima, a natação contribui e muito para diminuir os níveis de um mal muito comum nos dias de hoje: o estresse. Isso ocorre por diversos fatores, como a necessidade de conciliar a respiração com os movimentos realizados durante o nado, o que acaba por demandar um nível de concentração que exige que a sua mente esteja livre, pensando apenas nos movimentos que estão sendo realizados, distanciando o pensamento de vários problemas do dia-a-dia. Isso faz também com que o nadador libere a endorfina, que é o hormônio da felicidade e bem-estar, gerando sensações agradáveis e relaxantes.

Benefícios-da-natação

Agora que você já sabe alguns dos principais benefícios da natação e as vantagens que este esporte pode trazer para a sua vida e saúde, bora nadar e ser feliz? E se você já nada e percebeu alguma outra transformação na sua vida e na sua saúde, conte para gente nos comentários!

Com imagens e informações: mundoboaforma.com.br; amaralnatação.com.br; saudedica.com.br; g1.globo.com; radioclube.org.br; sassymamahk.com;m.noticias.bol.uol.com.br. 

Deixe uma resposta