7 mitos do esporte que rodeiam o dia a dia de um atleta

7 mitos do esporte que rodeiam o dia a dia de um atleta

Os mitos do esporte mexem muito com a rotina dos atletas e podem prejudicar o desempenho, dependendo do fato. Conheça alguns destes mitos aqui!

Fazer atividade física é um prazer e ninguém duvida da importância do esporte para manter a saúde física e mental. No entanto, independente da modalidade praticada, existem aqueles fatos que permeiam o imaginário dos atletas e, por vezes, delimitam suas capacidades. Muitas dessas informações são repassadas boca a boca ou mesmo encontradas na internet e ninguém sabe de fato se é uma verdade. Por isso, fizemos uma pesquisa e elencamos neste post alguns mitos do esporte muito comuns e que muita gente já ouviu falar por aí. Tá na hora de deixar tudo às claras, né?

Fazer alongamento antes de se exercitar, um
dos mitos do esporte mais comuns

Durante muito tempo o alongamento tem causado discórdia entre os atletas de plantão. De um lado, estão aqueles que acreditam que o alongamento deixa os músculos preparados para o exercício, e de outro estão aqueles que defendem que o alongamento antes de se exercitar pode causar até lesões. E aí, no que devemos acreditar? Segundo um estudo científico publicado no American College of Sports Medicine o alongamento realizado em menos de um minuto não ajuda e nem atrapalha o rendimento, por isso, deve-se apostar em um alongamento dinâmico ou mesmo um aquecimento.

7 mitos do esporte que rodeiam o dia a dia de um atleta

Fato é que aquele estica e puxa de braços e pernas está ficando ultrapassado e não é a garantia de um treino efetivo e sem lesões. O aquecimento antes e depois das atividades (polichinelos e agachamentos, por exemplo) vem se mostrando mais efetivos, explica a fisioterapeuta Raquel Castanharo no site Eu Atleta.

Correr de casaco emagrece

Usar uma roupa adequada para realizar atividade física é a premissa básica de quem começa no esporte. Usar um casaco em um sol a pino para fazer sua corridinha diária pode até fazer com que você perca algumas gramas, mas isso não quer dizer que você esteja perdendo peso e queimando gordura de fato. Muito pelo contrário, você está eliminando água e corre o risco de desidratar caso pegue um pouco mais pesado no treino. Por isso, mantenha a garrafinha de água sempre em mãos para manter-se hidratado!

7 mitos do esporte que rodeiam o dia a dia de um atleta

É recomendável treinar em jejum

Manter a alimentação saudável é importante na vida de qualquer pessoa – mesmo aquelas que passam longe dos exercícios físicos. Porém, no caso dos atletas, a dieta tem uma função muito importante: repor toda a energia perdida durante o treinamento. Então, nada de fazer atividade física sem pelo menos o mínimo de ‘combustível’, como uma fruta ou iogurte, por exemplo. Na dúvida, consulte um nutricionista para que ele possa te indicar a melhor dieta de acordo com o tipo de esporte que pratica.

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Grávidas podem fazer exercício

Há algum tempo esta foto abaixo circulou muito pelas redes sociais. Não parece, mas estas duas mulheres estão grávidas e, pasmem, no mesmo período. Na época, a foto polêmica reacendeu uma discussão sobre gestantes e exercícios físicos: afinal, qual é o limite para que grávidas pratiquem esporte? Ou melhor, elas podem praticar alguma atividade durante este período?

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Tudo vai depender das recomendações médicas. Se a mulher estiver bem-disposta, com um bom ritmo cardíaco e nenhuma outra contraindicação, não há nada que impeça de realizar uma atividade física moderada. Muito pelo contrário. A partir do momento em que a gestante se movimenta e mantém o corpo em atividade, ela reduz as dores nas costas e controla a hipertensão, diz a educadora física Gizele Monteiro para o site Boa Forma.

Mulheres têm desempenho menor no esporte

Por muito tempo as mulheres foram banidas do esporte e como qualquer outro segmento, elas tiveram que lutar para mostrar que são tão capazes quanto os homens. Se antes elas não ultrapassavam as arquibancadas, hoje elas quebram recordes e estão conquistando o seu lugar ao sol. Está certo que as premiações e patrocínios ainda são bem menores quando comparado ao universo masculino, mas elas estão virando o jogo e mostram que são flexíveis, ágeis e, claro, inteligentes.

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No entanto, não se deve ignorar que, geneticamente falando, os homens possuem maior desempenho aeróbico e cardíaco – o que faz com que eles ganhem alguns pontinhos a mais no rendimento. Em contraponto, as mulheres são mais flexíveis e possuem uma coordenação motora maior quando comparado aos homens. Com estas diferenças, ainda hoje, poucos esportes possuem competições mistas ou modalidades apenas para um gênero. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, por exemplo, das 41 modalidades, apenas quatro colocam homens e mulheres lado a lado.

É preciso tomar vitaminas extras

Um mito do esporte bastante comum é acreditar que o atleta precisa tomar suplementos ou ingerir certos tipos de vitaminas para garantir o pleno desempenho. Novamente, batemos na tecla ‘alimentação’. Se o atleta mantém uma dieta saudável e personalizada, ele não precisará de vitaminas extras para garantir a qualidade da sua rotina de exercícios e os nutrientes para o corpo. O legal mesmo é procurar um nutricionista para fazer um plano nutricional adequado para as suas necessidades, afinal, dependendo do esporte que pratica, você precisará de mais ou menos vitaminas e nutrientes.

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Beber água retarda o emagrecimento

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É bom ter em mente que a água o mantém hidratado e a ingestão dela é essencial para o corpo, principalmente de quem pratica atividade física. Logo, quando transpiramos ou urinamos não estamos queimando gordura e sim desidratando, secando. É como se quiséssemos emagrecer usando o método errado que nunca vai nos levar ao objetivo. Então, beba bastante água e faça os exercícios corretamente e periodicamente.

E aí, conhecia algum destes mitos do esporte? Conte pra gente nos comentários! Caso tenha desvendado a verdade por trás de outros mitos, não deixe de contar também!

Com informações de Site de Curiosidades, Grupo New Way, SMC, Eu Atleta, Esportes Terra
Imagens:
Blog Ăn Chơi, Today, Men’s Health.

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