Você sabe qual o formato do seu pé e como é a sua pisada? E quais os melhores tênis para praticar esportes? Dá uma olhadinha no post e fique por dentro!

Com certeza ele é o seu companheiro inseparável na prática de esportes e também já foi o seu aliado em grandes conquistas! Sabe de quem nós estamos falando? Sim, do seu tênis! Mas você já parou para pensar que para a prática de cada esporte há um tênis ideal? E além disso, você sabia que há vários tipos de pisada e formatos de pé e por isso há modelos de tênis que se adaptam melhor ao seu pé? Vem com a gente e fique por dentro de quais os melhores tênis para praticar esportes!

Um pouco sobre a história do tênis esportivo

Segundo alguns registro históricos, a ideia de proteger os pés durante a prática de esportes surgiu nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, quando alguns atletas usavam sandálias feitas com tiras de couro, enquanto outros disputavam as modalidades  descalços. Percebeu-se que os atletas que usavam as sandálias tinham melhores resultados e a prática de proteger os pés durante a prática de esportes popularizou-se. No século XVIII, nas práticas esportivas no Reino Unido foi desenvolvido um calçado de couro mais flexível.

Mas o tênis mesmo, como conhecemos hoje, surgiu nos Estados Unidos em, 1839, quando Charles Goodyear, fabricante de pneus, realizou uma pesquisa para melhorar a qualidade dos pneus e descobriu o processo de vulcanização, um método que consiste na aplicação de calor e pressão em uma composição de borracha. E essa nova técnica passou a ser usada para a fabricação de solas de calçados, que antes eram feitas de couro, deixando-os mais leves e flexíveis. Depois, em 1860 e 1870, surgiram os cadarços e sapatilhas para a prática de esportes.

Já o primeiro calçado de corrida surgiu em 1920, produzido pelo alemão Adolph Dassler (um dos fundadores da Adidas), que criou um sapato mais leve que os calçados tradicionais da época.

E, ao longo das décadas, o que vimos foram milhares de mudanças, ajustes e inovações para acompanhar a performance dos atletas nas práticas esportivas e atender a todas as necessidades de quem não dispensa um bom par de tênis.

porta-medalhas-basquete

Você sabe qual o formato do seu pé e como é a sua pisada?

Muita gente nem imagina que há diferentes tipos de pisada e também arqueamento dos pés. Sim, o seu pé também tem um ‘biotipo’ e é importante saber qual o formato para escolher o modelo certo de tênis que vai se adaptar melhor à prática de esportes. Por isso, antes de escolher os melhores tênis para praticar esportes, principalmente no caso da corrida, saiba como identificar o seu tipo de pisada e o arqueamento do seu pé.

Tipos de pisada

O tipo de pisada indica qual é o alimento do seu pé, conforme explicação abaixo:

Pronação (Pronado): É quando se força o pé para dentro. Neste tipo de pisada, ocorre uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo, assim, há mais tensão na estrutura do pé, o que pode provocar o desalinhamento no tornozelo, joelho e quadris. Na pronação, o atleta acaba desperdiçando energia, principalmente nos esportes em que é necessário correr, e há risco de ter dores nas articulações, canela e mesmo a ocorrência de lesões, caso use o tipo de calçado errado.

Neutra : É o movimento ideal já que o impacto da pisada é absorvido quando é feito o apoio no solo. Neste tipo de pisada, o arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com o solo. Sendo assim, por ser uma pisada mais equilibrada, o risco de lesões é bem menor.

Supinação (Supinado): Quando o pé é virado para fora. É a pisada oposta a pronação e o pé rola para o lado de fora. Isso faz com que a força feita na pisada não seja distribuída igualmente e o peso do corpo acabe ficando nos dedos de fora do pé, o que também pode provocar lesões nas costas, joelhos e pés.

melhores-tênis-para-praticar-esportes-pisadas

Tipos de arqueamento

Arco Plano: Os pés neste formato possuem uma curvatura muito pequena e deixam uma faixa quase completa entre o peito do pé e o calcanhar. Os sapatos e tênis ideais para este tipo de pé são o pronador e o pronador severo.

Arco Normal (Neutro): Neste tipo de pisada, observa-se uma faixa normal que liga o peito do pé e o calcanhar, só que mais curva e mais ampla do que no pé cavo. Neste caso, o modelo de sapato ou tênis deve ser do neutro ao pronador.

Arco Cavo: Já nesta pisada, observa-se uma marca com uma faixa bem estreita que liga o peito do pé ao calcanhar. O modelo de tênis ideal para este tipo de pisada deve ser da categoria supinador a neutro.

melhores-tênis-para-praticar-esportes-esportes

Como escolher os melhores tênis para praticar esportes?

Bom, agora que você já sabe como identificar os tipos de pisada e arqueamento do pé, que tal saber quais os melhores tênis para praticar esportes distintos e para cada atividade, seja no lazer, ou seja para malhação? Sim, porque o uso de um tênis não adequado pode provocar dores na coluna e algumas lesões, então é importante ficar por dentro.

modelo-tenis-corridaCorrida

Este esporte exige um tênis com amortecimento reforçado para absorver o impacto das passadas. Mas, atenção, um solado muito alto não é sinônimo de reforço. Além disso, no caso de ter molas, as mesmas não devem ser muito largas e separadas, para não deixar os pés instáveis, o que pode gerar lesões nos pés, joelhos e tendões. Deve-se optar também por modelos de tênis mais leves e que tenham um bom sistema de ventilação, para que os pés não acumulem muita umidade.

 

modelo-tenisVôlei

Neste modelo de tênis, como nos de corrida, é necessário priorizar os amortecedores, principalmente dianteiros, para diminuir o impacto nas articulações provocado pelos saltos dos atletas. A sola neste modelo de tênis deve ser de borracha e com ranhuras para estabilização dos jogadores na quadra.

 

 

modelo-tenis-crossfitCrossfit

Os melhores tênis para a prática desta modalidade são os modelos que protegem os pés sem limitá-los. Como no crossfit os exercícios são diversos e praticados em circuito, o tênis utilizado deve dar firmeza e ao mesmo tempo garantir a mobilidade ao calcanhar e flexibilidade aos pés.

 

 

modelo-tenis-trekking.
Adventure/ Treccking

Os modelos de tênis de treccking normalmente têm um solado mais duro. Isso porque este calçado deve amortecer as irregularidade do terreno, que geralmente são bem diferentes ao decorrer do percurso, com pedras, terra ou arenoso, e com isso diminuir as chances de torções, lesões e tropeços.

 

 

modelo-tenis-academiaAcademia

Os tênis de academia devem ser sinônimo de conforto. É preciso estar atento à atividade física que vai se praticar já que muitas podem ter impacto e isso vai exigir tênis com amortecedores dianteiros. Os tênis também devem priorizar a estabilidade e possuírem palmilhas confortáveis. Os modelos fabricados com os materiais de couro e nylon são os mais indicados, já que o primeiro dá sustentação ao pé o segundo permite uma melhor ventilação.

 

modelo-tenis-basqueteBasquete

O melhor modelo de tênis para a prática do basquete é o que possui cano alto, para manter o tornozelo estável durante os saltos e o solado com ranhuras para otimizar o desempenho na quadra. Na sola deste modelo de tênis, na parte dianteira, é possível ver espirais que formam um grande circulo. Este design é pensado para melhorar a execução dos movimentos de rotação do jogador pivô e evitar qualquer lesão nos joelhos.

 

modelo-tenis-futebol.
Futebol

No futebol, o grande astro nos pés dos jogadores são as chuteiras. Quando o campo é de grama, as travas são o grande diferencial para que o pé do jogador não afunde e o jogador consiga correr na direção da bola. As travas deste tênis esportivo garantem que o jogador mantenhas os pés firmes, durante as arrancadas e mudanças de direção e com isso evite-se lesões nos joelhos e tornozelos.

 

Cuidados básicos para manter o seu tênis

Mas já sabe, não adianta escolher os melhores tênis para praticar esportes e depois não ter certos cuidados para mantê-los bem conservados. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar na conservação do seu companheiro!

– Siga as instruções do fabricante na hora de lavar os tênis. Prefira sempre lavar a mão, com ajuda de uma escova de dentes, sabão neutro e um paninho úmido;
Cuidado ao secar o seu tênis. Retire os cadarços e a palmilha e nada de secar em secadoras, varal ou deixar exposto no sol muito forte. O ideal é deixá-los secar a sombra, apoiados no chão;
Desamarre os tênis para calçar e tirar, para evitar que ele fique laceado;
– Depois de treinar, tire e deixe o seu tênis arejando na sombra;
– Tenha dois pares de tênis, com o mesmo tempo de uso, para intercalar entre os treinos.

melhores-tênis-para-praticar-esportes-esportes-diversos

E assim como vários produtos, os tênis têm um prazo de validade! Sim, isso mesmo, o seu companheiro de atividades esportivas uma hora também precisa se aposentar. O tempo de uso pode variar, dependendo da intensidade e quantidade de treinos, mas no caso das corridas, um modelo de tênis pode durar de 500 a 800 km. Mas como cada modelo é específico, vale verificar as orientações do fabricante para garantir que o seu companheiro de treinos esteja em perfeitas condições para proteger a sua saúde.

Bom, agora que você já está por dentro de todas as dicas para escolher os melhores tênis para praticar esportes é só se divertir! :)

Com informações de: calcados.com; esportes.terra.com.br; corpoacorpo.uol.com.br; asics.com.br/tipos-de-pisada; tenis-para-corrida.com; globoesporte.globo.com

Imagens:Pinterest; kilometrosolidario.blogspot.com.br; minneapolisrunning.com; brasilisunited.com.br; underarmour.com.br; mochilandocomelas.com.br; runnersworld.com; balance-new-running-shoes.com

Deixe uma resposta