Desde a pré-história, o esporte faz parte do cotidiano da humanidade. Mesmo sem a conotação de ‘atividade física’, o homem pré-histórico corria, saltava e andava por grandes distâncias atrás da caça. Viver em comunidade, significava ter o mínimo de preparo físico para sobreviver. Hoje em dia, claro, ter um preparo físico não é uma prerrogativa para viver em sociedade, no entanto, graças às tecnologias e a superação dos próprios limites, muitos atletas se destacam pela quebra de recordes e por levar o esporte muito a sério.

Estamos falando de lendas. Verdadeiros mitos do esporte que possuem não só reconhecimento mundial, mas muitas e muitas medalhas e troféus que comprovam o desempenho deles em diferentes competições.

Então, envolvidos pelo espírito olímpico, decidimos fazer uma lista dos melhores atletas do mundo. É claro que fomos muito criteriosos e elencamos aqui competidores atuais com grandes vitórias e que já marcaram seus nomes na história do esporte. Muita gente teve que ficar de fora de fato, mas, se você sentiu falta do seu atleta favorito, deixe aqui nos comentários e termine esta lista com a sua opinião!

Entre os melhores atletas do mundo, Usain Bolt

Difícil quem não conheça Usain Bolt. O ‘raio jamaicano’ possui 11 medalhas em mundiais e 3 medalhas de ouro em olimpíadas, correndo os 100 e 200 metros rasos, além  do revezamento 4×100. Com menos de 30 anos, o atleta é um mito das provas de velocidade e participa do Rio 2016 depois de se recuperar de uma lesão que quase o tirou dos jogos olímpicos.

melhores-atletas-do-mundo-usain-bolt

A história desta lenda viva do atletismo começa muito antes das medalhas de ouro conquistadas na última olimpíada. Bolt, participou de campeonatos escolares durante sua adolescência e aos 17 já competia profissionalmente – e nesta época ele já corria 200 m em 20 segundos. Hoje, pare se ter uma ideia, o jamaicano atinge a velocidade de 44 km/h, enquanto que um corredor comum consegue chegar a apenas a 24 km/h.

Neste sábado e domingo, Bolt compete nos 100 m rasos, e na próxima semana é a vez dos 200 m rasos, além do revezamento 4×100.

Michael Phelps

Aos 31 anos, Michael Phelps já deixou seu nome na história da natação, mas ele quer mais. Dono de oito medalhas olímpicas conquistadas apenas em uma edição, Phelps já quebrou mais de 30 recordes mundiais e agora no Rio 2016 ele comprovou para o mundo e pra si mesmo que ele esteve em plena boa forma para competir, mesmo anunciando a aposentadoria em 2012. Até o momento, Phelps já faturou quatro medalhas de ouro e ainda tem chance de conquistar pelo menos mais uma, na prova de revezamento 4x100m medley.

melhores-atletas-do-mundo-michel-phelps

O nadador americano entrou para a natação ainda pequeno, por influência dos irmãos e para controlar o seu déficit de atenção e hiperatividade. Logo, não demorou muito para Phelps se destacar e com apenas 15 anos o atleta se classificou para as Olimpíadas de Sidney – o competidor mais jovem a participar dos Jogos desde 1932.

Sucesso de vendas na Expo Maratona Rio 2016, o porta-medalhas especial Olimpíadas chega à nossa loja virtual! Aproveite, pois as vendas serão por tempo limitado!

porta-medalhas-olimpiadas

Marta Vieira da Silva

Aos 30 anos, a jogadora Marta já se tornou um dos nomes mais promissores do futebol feminino e leva o nome do Brasil para o mundo. A atleta, que começou a jogar com 14 anos, já foi escolhida por cinco vezes a melhor do mundo e todas elas de forma consecutiva – um recorde entre homens e mulheres. Mas o talento de Marta não para por aí e toda a sua ginga dentro de campo fez dela um mito – por mais que fizesse carreira aqui no Brasil, foi inevitável que Marta competisse pelos times internacionais. Atualmente, ela defende o Tyresö FF, time sueco.

melhores-atletas-do-mundo-marta

Nas Olimpíadas, as meninas do futebol feminino, que possuem Marta como capitã, já ganharam com folga da Suécia, não saíram do 0x0 com a África do Sul e nesta sexta-feira elas enfrentam a Austrália na fase mata-mata.

Arthur Zanetti

Aos 26 anos, Arthur Zanetti marcou o seu nome na história do esporte por ser um dos protagonistas da ginástica olímpica brasileira. Dono de uma medalha olímpica de ouro conquistada nas argolas em Londres 2012, o atleta foi o primeiro a conquistar o lugar mais alto do pódio – algo inédito para a ginástica olímpica masculina brasileira.

arthur-zanetti

porta-gif

Arthur Zanetti começou na ginástica aos sete anos e, em 2007, ele entrou para a seleção brasileira – onde quem se destacava até então era o bicampeão mundial de solo Diego Hipólito. O seu primeiro título internacional foi conquistado em Shenzen (2011) e daí em diante Arthur começou a despontar nos mundiais de ginástica.

Neste sábado, Zanetti vai tentar conquistar o título nas argolas e se tornar bicampeão na modalidade que ele se dedica com afinco. Vale lembrar que na fase classificatória, Zanetti ficou em quinto lugar.

Novak Djokovic

O sérvio Novak Djokovic já é um nome conhecido do tênis – e não é para menos, aos 29 anos, o atleta é o atual número 1 do ranking mundial masculino e já conquistou quase 70 títulos no tênis profissional. Assim como os outros atletas desta lista, Djokovic também começou cedo – aos 12 anos ele já treinava e aos 16 anos ele começou sua carreira profissional.  O mais interessante da história de Djokovic é saber que seus familiares, grandes entusiastas da prática esportiva, incentivavam o atleta de todas as formas.

melhores-atletas-do-mundo-novak-djokovic

Djokovic foi bronze em Pequim, China, mas em Londres, 2012, o desempenho do tenista deixou a desejar e ele não conquistou nenhuma medalha. Este ano, apesar de ser um dos favoritos do Rio 2016, perdeu para o argentino na disputa individual e deixando a quadra em lágrimas. Na última segunda-feira (8), novamente ele sofreu uma derrota – desta vez na competição em duplas, perdendo para os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares.

Infelizmente, Djokovic não tem mais chances e deixa o Rio 2016 sem nenhuma medalha.

Simone Biles

Não, não é nenhuma pretensão elencar em nossa lista de melhores atletas do mundo uma ginasta que disputa a sua primeira olimpíada. A americana Simone Biles, já marca seu nome na história da ginástica artística por vencer a maioria dos campeonatos mundiais. Isto mesmo, desde 2013, logo depois de Londres 2012, o nome de Simone Biles começou a aparecer no lugar mais alto do pódio e ela veio para o Rio 2016 como um alto desafio para ser encarado.

simone-biles

Com apenas 19 anos, ela é a ginasta que mais venceu em mundiais pelos Estados Unidos, tendo em sua coleção 10 medalhas de ouro. Por enquanto, no Rio 2016 ela já conquistou por duas vezes o lugar mais alto do pódio, no entanto, se a atleta continuar neste mesmo ritmo, ela pode levar para casa cinco ouros – o que a tornaria a ginasta com mais ouros olímpicos em uma única edição.

Yelena Isinbayeva

Difícil não se lembrar de Yelena Isinbayeva correndo com a bandeira russa ao vencer no salto com vara nas olimpíadas de Pequim 2008. Naquele ano, Yelena parecia ser insuperável e a marca de 5, 05, que já era um número incrível para atleta, foi ultrapassado durante o mundial em 2009, chegando a marca de 5,06. No entanto, para Yelena Isinbayeva superar seus limites não é uma novidade, pois a atleta já superou por 28 vezes o seu próprio recorde.

melhores-atletas-do-mundo-yelena-isinbayeva

Yelena, de início, treinava ginástica artística, mas, por ser considerada muito alta para a modalidade, acabou escolhendo a carreira de saltadora. Porém, o sonho da atleta de conseguir sua quarta medalha de ouro em jogos olímpicos acabou ainda este mês quando o Comitê Olímpico Internacional baniu a participação de toda a delegação de atletismo da Rússia pelo esquema de uso de doping encoberto pelo próprio governo russo.

Yelena Isinbayeva nega que tenha participado do esquema, entrou com recurso para competir, mas o pedido foi negado. No Twitter, ela afirmou. “Recebi uma resposta negativa por parte do secretário da IAAF. O milagre não aconteceu”. Infelizmente, não vamos ver Yelena brilhar na cidade maravilhosa. Mas o seu legado acaba sendo uma inspiração para outros atletas da modalidade.

E você, o que achou da nossa lista de melhores atletas do mundo? Deixe a sua opinião nos comentários e liste seus competidores favoritos!

Ah, e não esquece de garantir o Porta Medalhas do seu esporte favorito! Clique aqui e confira tudo!

Imagens: Bikpek, Edition CNN, Daily Mail, Correio do Estado, Rede Record R7, Eurosport, The Olympians, NY Times, Portal do Litoral PB, Aiba, Click TM.
Com informações de O Globo Online, Extra, Rio 2016.

Deixe uma resposta