A Meia Maratona do Rio está chegando e aproveitamos para selecionar algumas dicas de cuidados necessários para quem vai correr uma prova de longa distância!

Está chegando uma das provas mais aguardadas do ano, a Meia Maratona do Rio, que é um dos principais eventos do calendário brasileiro de corridas de rua. O circuito da prova é realizado entre a Praia de São Conrado e o Aterro do Flamengo e possui uma grande qualidade técnica, com a participação dos melhores atletas do Brasil e de vários convidados do exterior.

E como para muita gente a Meia Maratona do Rio será um dos primeiros desafios de longa distância, afinal, percorrer 21 quilômetros não é para qualquer um, selecionamos algumas dicas de alguns cuidados necessários para quem vai correr uma meia maratona ou outras provas de longa distância.

Dicas para correr a Meia Maratona do Rio

Antes de sair correndo para disputar a Meia Maratona do Rio são necessários alguns cuidados básicos para evitar problemas durante a prova e até mesmo depois de realizá-la. Isso porque correr uma meia maratona não é o mesmo do que sair para dar aquela corridinha de final de semana! É preciso um preparo físico e até mesmo psicológico para vencer grandes distâncias.
Abaixo, listamos alguns cuidados essenciais:

1) Para começar é necessário fazer um acompanhamento médico, com a realização de exames, para saber se a saúde está em dia, principalmente com o coração e a pressão, já que as corridas de longa distância, como as meias maratonas e maratonas, são provas que dependem de grande resistência cardiovascular e muscular.

2) Para quem está levando a sério o treinamento para participar de uma prova de grande distância, normalmente segue uma planilha de treinos, que devem ser cumpridos com muita disciplina. Além disso, o fortalecimento muscular através de exercícios, como os funcionais, é quase obrigatório para evitar lesões.

3) Outro ponto muito importante na preparação para quem vai correr a Meia Maratona do Rio é conseguir manter uma boa alimentação, com a ingestão de carboidratos, como pães e massas, além de fazer uma boa hidratação com géis, água e energéticos, já que a desidratação pode provocar graves lesões.

4) Ainda sobre a hidratação, os especialistas alertam que em provas extensas é preciso manter o corpo hidratado constantemente, ingerindo água a cada 20 minutos. Mesmo que o corredor não esteja com sede durante a prova, recomenda-se que ao passar por um posto de hidratação, o atleta molhe a boca e jogue o restante da água pelo corpo, para diminuir a temperatura corporal e reduzir a desidratação.

Meia maratona do rio hidratação

5) O dia da prova não é o momento de experimentar nenhum alimento ou suplemento novo, para não ter nenhum problema digestivo. Tudo que for ingerido deve ter sido testado durante os treinos preparatórios.

6) Antes das provas, evite o consumo de bebida alcoólicas, comidas cruas, folhosos, gorduras e frituras, que são de difícil digestão.

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7) Uma dica importante de diversos treinadores, durante a prova, é a importância de manter um ritmo do início ao fim da meia maratona ou maratona.

8) Assim como a dica da alimentação, para não experimentar nada de novo no dia da prova, o mesmo vale para roupas e acessórios que serão utilizados. Não estreie nada no dia da prova para evitar problemas como bolhas ou outras lesões que podem ser provocadas por um tênis novo, por exemplo. E atenção com as etiquetas de roupas, principalmente camisetas novas, já que qualquer detalhe aparentemente bobo pode incomodar – e muito depois de alguns quilômetros percorridos.

meia maratona do rio roupas

9) Para evitar machucados devido a fricção de algumas partes do corpo, como coxas, axilas e até mesmo mamilos, passe vaselina para evitar as temidas assaduras. Caso a vaselina não seja suficiente, use uma bermuda térmica.

10) Lembre-se: o sucesso de uma prova começa antes mesmo da largada, com a organização de tudo o que você vai precisar para fazer uma excelente prova. Por isso, separe todo o material que vai usar na prova: tênis, roupas, boné ou viseira, óculos, pulsômetro, relógio, protetor solar, vaselina, gel, barras energéticas, água, documentos, número de peito e chip, que vai marcar o tempo da prova.

11) Por mais difícil que seja, por conta da ansiedade, procure dormir cedo, um dia antes da prova, já que no dia da prova será necessário acordar muito cedo também. Um bom livro e um chá de camomila podem ajudar a relaxar e a pegar no sono.

12) Programe seu despertador e acorde cerca de 3 horas antes do horário da prova. Tome o café da manhã com pelo menos 2 horas de antecedência antes da largada e vá ao banheiro antes do início da prova.

13) Antes da prova, faça cerca de 10 minutos de alongamento antes de um bom aquecimento de aproximadamente 16 minutos. Termine de aquecer pelo menos 15 minutos antes da largada.

meia maratona do rio alongamento

14) Na hora da largada, concentração total, com foco para correr a prova com tranquilidade, aproveitando o momento também para se divertir e curtir a torcida de quem está assistindo a prova.

15) Terminada a prova, reserve um período de descanso para não sofrer nenhum tipo de lesão. Neste período pós-prova, massagens, roupas de compressão e banho de imersão podem ajudar bastante.

meia maratona do rio meias

E aí, curtiu as dicas para correr a Meia Maratona do Rio, com tranquilidade e curtindo o máximo possível cada quilômetro percorrido?

E lembrando que quem estiver por lá, seja participando da Meia Maratona do Rio ou só apenas na torcida, pode dar uma passadinha na feira de negócios, a Expo Rio Run 2018, onde o Porta Medalhas estará presente com um stand bem bacana para você conhecer de perto nossos produtos. O evento é uma ótima oportunidade para quem quer realizar networking e conhecer pequenas e grandes marcas do setor esportivo. A feira vai funcionar nos dias 16 e 17 de Agosto, das 10h00 às 20h00 e no dia 18 de Agosto, das 09h00min às 17h00, na Marina da Glória. Não vai perder, hein?

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