A Maratona do Rio 2017 já está com as inscrições encerradas, mas neste post a gente separou todas as informações para você se preparar. Confira tudo!

Quem pratica corrida e participa das principais competições do Brasil sabe que a Maratona do Rio é uma das mais importantes de todo o circuito. Na 15ª edição que será realizada no próximo dia 18 de junho, os 42 km de percurso têm um cenário que compensa todo o cansaço: toda a beleza da cidade maravilhosa. E se você já se inscreveu ou mesmo quer torcer pelos corredores da Maratona, a gente reuniu um monte de informação sobre a prova de 2017. Confira!

A origem da Maratona do Rio

A história da Maratona do Rio começa pelo empresário João Traven. Corredor nato, o atleta participou da Maratona de Nova York na década de 80 e desde então pensou na possibilidade de criar algo semelhante no Brasil. Impressionado com a grande aglomeração e com a possibilidade econômica que um evento deste porte representava, Traven realizou seu sonho em 2003, quando foi realizada a primeira Maratona do Rio.

maratona-internacional-do-rio

porta-medalhas-corrida

Leia também:
Próxima Asics Golden Run acontece em SP, no dia 4/6

Já na estreia, a corrida de rua contou com inúmeros competidores, mais ou menos três mil. Acha muito? Neste ano, as inscrições já encerraram e, segundo a estimativa da organização, serão mais de 33 mil atletas querendo superar os seus próprios limites e, claro, conquistar medalhas. E mais: a Maratona do Rio movimenta cerca de 200 milhões de reais na economia da cidade.

Afinal, além dos eventos paralelos, a Maratona do Rio traz para a cidade atletas gringos muito preparados. Os argentinos abocanham a maior fatia das inscrições e representam 40% do total de estrangeiros. E a concorrência é tão grande que, no ano passado, os quenianos Elijah Lemboi e Priscila Lorchima (foto) ocuparam as primeiras posições.

maratona-do-rio-42-km

A edição 2017

A edição 2017 da Maratona do Rio promete muitas surpresas – a começar pelos competidores mais velhos, que possuem entre 82 e 86 anos. A competição também contará com eventos paralelos (que falaremos mais adiante) e um percurso que valoriza as belas paisagens da capital fluminense. Ao longo dos 42 km, o competidor passa por pontos conhecidos mundialmente, como Copacabana e o Pão de Açúcar.

maratona-do-rio-percurso

Além da maratona, vale lembrar, ainda, que a organização como um todo engloba outras competições. A Meia Maratona, por exemplo, de 21 km, e a Family Run, de 6 km – esta última, inclusive, com inscrições abertas.

As medalhas da Maratona do Rio também são um show à parte. No comecinho de maio a organização divulgou imagens das medalhas, que este ano possuem um design comemorativo de 15 anos de competição. O objeto de desejo de todos os corredores levou seis meses para ficar pronto e o processo de fabricação delas acontece em uma fábrica em Caxias do Sul (RS).

maratona-do-rio

E a medalha, claro, não é a única premiação para os melhores atletas – até o 15º lugar a organização vai oferecer boas recompensas em dinheiro. Para se ter uma ideia, as primeiras colocações tanto no masculino quanto feminino vão receber R$ 20 mil e ainda existe uma bonificação para os melhor brasileiros (feminino e masculino) mais bem colocados na competição. Há também as premiações oferecidas por categoria, equipe e também para atletas com deficiência. Para saber mais, acesse o regulamento.

Leia todo o regulamento da Maratona do Rio aqui!

Eventos paralelos da Maratona do Rio

Antes da Maratona do Rio começar, você já tem bons motivos para se integrar e aproveitar a cidade antes da competição. Dois eventos tradicionais promovem a interação e valorizam a cena esportiva ao máximo. Confira!

Maratona com Arte

maratona-com-arte

Desde o ano passado a Maratona do Rio, em parceria com a Prefeitura da cidade, promove o Maratona com Arte. O evento busca promover a cultura e dar visibilidade a diferentes expressões artísticas. O período de submissões de trabalhos e votações já passou e o que resta agora é apreciar os 10 trabalhos selecionados que serão expostos durante a entrega dos kits, no Centro de Convenções Sul América (15, 16 e 17 de junho).

Expo Rio Run 2017

expo-rio-run

Outro evento paralelo que vai rolar na Maratona do Rio é a Expo Rio Run 2017. A feira de negócios é uma boa oportunidade para realizar networking e conhecer pequenas e grandes marcas do setor esportivo. Em sua 4ª edição, a Expo Rio Run pretende reunir mais de 40 mil pessoas no Centro de Convenções Sul América e será realizada entre os dias 15 a 17 de junho. Vale ressaltar que o Porta Medalhas estará por lá com um stand bem legal para você conhecer nossos produtos de perto. Nada mal, né?

E aí, empolgado para participar da Maratona do Rio? Aproveite e conte aqui nos comentários se você já participou dessa corrida de rua em outras edições ou se será a sua primeira vez numa competição deste porte.

Imagens: O Povo, Máquina do Esporte, Globo Esporte.

Deixe uma resposta