Que tal aproveitar o feriadão para exercitar o cérebro enquanto o corpo descansa? Confira a nossa seleção de 7 livros sobre esporte que são pura inspiração.

Ah, os livros, como não os amar? Já dizia o poeta Mario Quintana: “os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas’.

Sim, através da leitura podemos viajar para lugares distantes, que nunca pensamos em conhecer, universos mágicos e apaixonantes. Com os livros aprendemos a história e a cultura de diversos povos e países, nos encantamos com pessoas reais e alguns  personagens. Milhares de palavras impressas em uma centena de páginas que nos transportam para outros universos e o mais importante, são capazes de nos transformar e fazer com que isso reflita em nossos pensamentos e atitudes.

E com os livros sobre esporte então? Milhares de exemplares contam histórias de vida, recheadas de muita garra e dedicação de esportistas do mundo todo, do início da carreira ao trajeto percorrido para chegar ao topo do pódio. Grande parte dos exemplares que encontramos em livrarias e bibliotecas são biografias de atletas, muitos autobiográficos, que são pura transpiração e também inspiração para quem adora esportes. Porque vamos combinar, do amador ao profissional, todo mundo precisa de uma dose extra de inspiração volta e meia, não é mesmo? E se for através de uma boa leitura então, melhor ainda!

Livros-sobre-esportes-Guga
Guga: como não se inspirar com a história de vida de um dos mais importantes e carismáticos jogadores de tênis do Brasil?

E como essa semana tem feriado prolongado, que tal aproveitar os dias de folga para botar a leitura em dia e exercitar o cérebro enquanto o corpo descansa? Confira as dicas que nós separamos para você sobre os 7 livros sobre esporte que não podem faltar no seu acervo e na sua dose diária de inspiração.

7 livros sobre esporte que são pura inspiração

Confira a nossa seleção de livros sobre esporte, deixe o celular e a tv de lado e mergulhe no universo da leitura!

Livros-sobre-esportes-Nelson

1. A pátria em chuteiras, de Nelson Rodrigues

É claro que um dos livros de um dos maiores escritores e cronistas da imprensa brasileira não poderia ficar de fora da nossa seleção de livros sobre esportes. Nelson Rodrigues, um tricolor apaixonado pelo seu Fluminense, mas também admirador da torcida rubro negra, da grandeza vascaína e dos craques botafoguenses, entendia como poucos a ligação dos brasileiros com o futebol.
No livro ‘A pátria em chuteiras’, uma coletânea de crônicas, Nelson Rodrigues retrata a paixão dos brasileiros pelo futebol desde a derrota do Brasil para o Uruguai, na Copa 50, até o fim da década de 70, discorrendo sobre grandes conquistas e derrotas da seleção canarinho.

 

 

Livros-sobre-esportes-Extremos

2. Extremos, de Marcelo Alves

Para quem acompanha o blog do Porta Medalhas, já conferiu aqui um post com uma entrevista muito bacana com o inspirador maratonista, Marcelo Alves. Pois bem, além de participar de diversas maratonas superdesafiadoras ao redor do mundo, ele ainda encontrou tempo de organizar suas memórias sobre o desafio que participou em 2012, a Antartic Ice Marathon, e publicou o livro Extremos. A leitura é pura inspiração para quem adora uma aventura recheada de emoção.

 

 

Livros-sobre-esportes-Guga-Brasileiro

3. Guga, um brasileiro, de Gustavo Kuerten

O maior tenista brasileiro, Gustavo Kuerten, carinhosamente conhecido como Guga, dispensa apresentações. Três vezes campeão de Rolland Garros e ex-número 1 do mundo, um dos tenistas mais carismáticos das quadras foi eleito para o Hall da Fama do tênis.
Em uma autobiografia, Guga conta detalhes de como foi o início da sua carreira, até os momentos difíceis que passou devido às várias lesões que sofreu durante os anos em que jogou. O livro é um prato cheio para os amantes do tênis, com uma linda e tocante história de superação dentro e fora das quadras.

 

 

Livros-sobre-esportes-Correr

4. Correr – o Exercício, A Cidade e o Desafio da Maratona, de Drauzio Varella

O autor do livro, o médico oncologista Drauzio Varella, pratica corrida há mais de 20 anos e conta que correr não é apenas um hobby, mas sim a sua válvula de escape para encontrar o equilíbrio e enfrentar os desafios da sua vida.
Em mais uma de suas obras, ele conta como e quais os motivos que o levaram a abandonar a vida sedentária e toda a sua preparação para participar de sua primeira maratona. Além disso, o leitor confere um panorama da história das corridas desde sua suposta origem na Grécia antiga e outras informações médicas sobre a prática do esporte. O livro é uma leitura indispensável para quem adora correr e não dispensa um bom desafio.

 

 

Livros-sobre-esportes-Invictus

 5. Invictus – Conquistando o inimigo, de John Carlin

Neste livro, o jornalista John Carlin narra não apenas a história da Copa do Mundo de Rugby de 1995, mas uma das passagens política mais bem-sucedida da nossa história. E o que a Copa do Mundo de Rugby tem a ver com o líder político, Mandela? A resposta é: tudo! Após as eleições de 94, quando foi criada uma nova África do Sul, restava ainda o desafio de criar os sul-africanos. Foi então que Mandela concordou em sediar a Copa do Mundo de Rugby para fazer com que negros e brancos acreditassem no slogan ‘um time, um país’ e acabassem com as diferenças entre si. O livro também aborda questões como o apartheid, a democracia e o perdão.

 

 

Livros-sobre-esportes-Onze 

6. Onze anéis, de Phil Jackson

O livro mostra a trajetória de Phil Jackson, 11 vezes campeão da NBA. O técnico de grandes times de basquete, como Chicago Bulls e do Los Angeles Lakers, explica como aprendeu a entender as pessoas para saber liderar, já que esta é uma das qualidades necessárias para se alcançar grandes conquistas. O livro também traz grandes lições sobre a importância em se respeitar a personalidade de cada um e de como a boa convivência em grupo é essencial para o alcance de um bem maior.

 

 

Livros-sobre-esportes-Bernardinho

7. Transformando Suor em Ouro, de Bernardinho

Mais um livro de um técnico campeão. Dessa vez estamos falando de Bernardinho, o técnico mais vencedor da história do vôlei brasileiro. No seu livro, o técnico conta sobre as estratégias aplicadas em suas maiores conquistas. Por isso, essa dica de leitura é ótima para quem busca através do esporte aprender ou aprimorar seus conhecimentos estratégicos, além de métodos de gestão (Roda da Excelência), além de outras dicas de como gestores podem promover o crescimento de sua equipe e a importância do trabalho em equipe.

 

 

Livros-sobre-esportes-Bernardo

E aí, curtiu a nossa seleção de livros sobre esporte para se inspirar e ganhar um gás extra para praticar as suas atividades? Bom, agora que você já conferiu as nossas dicas, corre logo na livraria para garantir o seu exemplar e aproveita o feriado para devorar todas as páginas. E se você tem alguma dica de livro sobre esportes que são pura inspiração, conta para gente nos comentários!

Leia também:

8 séries e filmes sobre esporte para assistir na Netflix

 

Com informações e imagens:Pinterest; saraiva.com.br; livrariacultura.com.br; estantevirtual.com.br; oglobo.globo.com.br

Deixe uma resposta