Confira tudo sobre o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos 2019 e mais dicas da capital Lima! Vem com a gente!

Os brasileiros estão com tudo nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019! A competição que acontece no Peru é a maior da história do encontro até hoje. São 1.890 atletas de 33 países e a nossa delegação lidera o ranking de medalhas! Curioso pra saber mais? Vem com a gente! 

jogos parapan americanos 2019 banner
Já garantiu o seu Porta Medalhas para exibir as suas conquistas?

Assim como aconteceu nos Jogos Pan-Americanos, o Parapan 2019 também conta como uma grande “alavanca” para as Paraolimpíadas de Tóquio 2020, oferecendo acesso em 12 modalidades esportivas. No Time Brasil, somos 512 pessoas ao todo.

jogos parapan americanos 2019 delegacao
Delegação brasileira celebra na abertura dos Jogos (Ale Cabral/ CPB) 

Um pouco da história do Jogos Parapan-Americanos

Desde 2007, os países que sediam os Jogos Pan-Americanos, se comprometem com o conceito “uma cidade, dois eventos”. Então, este ano, o Peru recebeu 12 dias após a primeira competição esportiva, os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.        

Os jogos são presididos pelo  Comitê Paralímpico das Américas. Essa é a primeira vez que o Peru recebe um evento paralímpico no país. 

Esse ano, três modalidades fazem sua estreia nos Jogos: parabadminton, tiro esportivo e parataekwondo. Além das já tradicionais na competição: halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e  voleibol sentado.

Turismo em Lima

Nós já demos algumas dicas de turismo em Lima no post anterior e aproveitamos para dar mais alguns toques! Quem estiver pela capital peruana não pode deixar de conferir a rica gastronomia local! Com cerca de R$ 30,00 , você almoça em restaurantes típicos super saborosos. Vá a San Isidro e Miraflores! Confira o Parque del Amor e não deixe de conhecer a Catedral e a Plaza se Armas. 

jogos parapan americanos 2019 turismo
Visita ao romântico Parque del Amor é grátis e ainda tem vista para o mar  (Reprodução Internet)

Segue o líder: Quadro de medalhas 

Faltando poucos dias para o fim dos Jogos Parapan-Americanos 2019, vai ser muito difícil outro país alcançar o Brasil no quadro de medalhas! Nosso time acumula mais de 200 delas:  são 75 medalhas de ouro, 64 de prata e 56 de bronze. Em segundo lugar, estão os Estados Unidos, que contam com o máximo de 50 medalhas de ouro. Uma missão nada fácil, né?!  

jogos parapan americanos 2019 halterofilismo
Maria Luzineide Santos foi ouro na prova de halterofilismo até 55kg  (Alexandre Schneider/ EXEMPLUS/CPB)

A delegação brasileira ainda irá competir em mais de 10 modalidades diferentes. O Parapan 2019 chega ao fim no dia 1° de setembro.  

Destaque Brasil nos Jogos Parapan-Americanos 2019

Quem brilhou no pódio nesta quarta-feira foi o atletismo! Atletas brasileiros da modalidade tiveram destaque conquistando 82 medalhas, entre elas, 32 de ouro.  

Já no primeiro dia dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, o Time Brasil conquistou 40 medalhas! Foram mais de 3 medalhas por hora! Incrível, não? 

jogos parapan americanos 2019 judo
Judô: brasileiro Luan Pimentel (branco) luta contra argentino Rodolfo Rodriguez e volta com ouro (Alexandre Schneider/ EXEMPLUS/ CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro comparou o primeiro dia da competição deste Parapan 2019 com o de Toronto 2015 e notou que a delegação brasileira mais que duplicou o número de medalhas no período! Há quatro anos, sua pontuação foi 18 pódios no primeiro dia.

jogos parapan americanos 2019 natacao
Daniel Dias com a medalha de ouro após a final de natação dos 100m Livre Masculino (Washington Alves/ EXEMPLUS/ CPB)

Um feito impressionante é o do atleta paralímpico Daniel Dias, que conquistou ouro na  prova dos 100m livre S5. Essa foi a 31ª medalha de Dias e a terceira em Lima! 

Abertura Jogos Parapan-Americanos 2019

Em uma época na qual o mundo está com sua atenção voltada para o cuidado com o meio-ambiente, a cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos 2019 não fez feio e exaltou a história do Peru, sem deixar de lado o tema da biodiversidade.  

jogos parapan americanos 2019  aberura
Cerimônia de abertura celebrou diversidade do Peru  (Ale Cabral/ CPB) 

O tradicional desfile das delegações contou com os países apresentados por ordem alfabética: Argentina, Aruba, Barbados, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Guyana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidade e Tobago, Uruguai, Venezuela e, por último, o anfitrião  Peru. 

Garanta já o seu Porta Medalhas!

Com imagens e informações: Comitê Paralímpico Brasileiro, CPB.

Deixe uma resposta