Nos Jogos Pan- Americanos – Lima 2019, 6.580 atletas participam da competição ao todo, sendo 486 brasileiros. Quer saber mais? Vem com a gente conferir tudo!

Em sua 18ª edição, os Jogos Pan-Americanos 2019 começaram com um atrativo para lá de especial: valer a classificação olímpica em 22 modalidades – um recorde na história da competição! O Pan 2019 acontece em Lima, capital do Peru – cheia de opções turísticas, e tem a duração de duas semanas.

Nos Jogos Pan- Americanos – Lima 2019, 6.580 atletas participam da competição ao todo, sendo 486 brasileiros que se preparam para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que será realizado em 2020. Quer saber mais sobre os Jogos e a delegação Brasileira? Vem com a gente conferir tudo!

 jogos Pan-Americanos delegacao
Delegação Brasileira Pan-2019

Jogos Pan-Americanos: como tudo começou?

A  primeira edição dos Jogos Pan-Americanos ocorreu em 1951, em Buenos Aires, na Argentina. A ideia sempre  foi reunir todos os países do continente americano. As edições ocorrem a cada quatro anos e são chefiadas pela Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), sediada na Cidade do México, que tem 41 países membros. 

Assim como nas Olimpíadas, também há uma tocha e um mascote – o do Pan 2019 é o Milco! Escolhido por voto popular, como de costume, Milco é uma estatueta em forma humana, representada de braços abertos, e que celebra a cultura das antigas civilizações que viveram no Peru. Ele, assim como outras estatuetas, está posicionado na cidade de Lima “dando boas-vindas” aos visitantes. Essas obras são conhecidas como “cuchimilco”, daí o nome do mascote. 

Curiosidade: A única vez em que a tocha dos Jogos Pan-Americanos não foi acesa no México, foi no Brasil. Em 1963, na edição brasileira dos Jogos, índios Carajás acenderam a tocha em Brasília e em seguida a levaram para São Paulo. O Brasil voltou a sediar a competição novamente em 2007, no Rio de Janeiro. 

Garanta já o seu Porta Medalhas!

Turismo nos jogos Pan-Americanos – Lima 2019

A capital peruana Lima é uma grande metrópole localizada na região central do país. É rica em história, gastronomia e mostra uma herança cultural superinteressante! Além disso, Lima é cheia de charme com suas ruínas indígenas pré-hispânicas e arquitetura colonial também. 

jogos Pan-Americanos - Lima

Assim como os brasileiros, os peruanos são excelentes anfitriões e muito simpáticos. Um ponto muito positivo, comentado por quem passou por lá é o fato de a cidade ser muito limpa. Uma dica é visitar o bairro Miraflores.

A altitude do local pode ser ótima como ponto de partida para se ambientar, se você deseja seguir viagem pelo país e ir para outros lugares como a famosa Cusco, que já até foi capital do império Inca, mas que está 3.400 metros acima do nível do mar. 

Diversidade no Pan 2019 – Você sabia?

A delegação do Brasil ficou marcada, com orgulho, por ter a menor diferença de gênero entre os atletas na história da competição. A equipe está dividida entre 250 homens e 236 mulheres.

E o tão falando quadro de medalhas? 

Os jogos Pan-Americanos – Lima 2019 começaram com um calendário atípico, mas a competição que dura duas semanas já apresentou o Time Brasil, nesta quarta-feira, novamente na vice-liderança do quadro de medalhas depois da competição de natação finalmente acontecer, num calendário atípico.

 jogos Pan-Americanos medalhas
Medalhas dos jogos Pan-Americanos 2019

O Brasil levou o ouro no 4x100m livre, 100m peito e 200m borboleta masculinos. Além disso, fizemos bonito ficando em primeiro lugar também na natação em águas abertas, com a atleta Ana Marcela Cunha. 

jogos Pan-Americanos - natacao

São 28 medalhas de ouro, 24 de prata e 41 de bronze, somando um total de 93, que por enquanto nos deixa em segundo lugar. Vale lembrar que esses números vão mudando no decorrer da competição. Enquanto os Estados Unidos mantém a liderança isolada, o Brasil compete pelo segundo lugar com México e Canadá. 

Neste Pan 2019 também tivemos a melhor campanha da história da Ginástica Artística brasileira nos Jogos! Ao todo foram onze medalhas: quatro ouros, quatro pratas e três bronzes. 

 jogos Pan-Americanos-ginastica
Ginasta Bárbara Domingo

Não dá para esquecer que também brilhamos no Taekwondo, conquistando dois ouros, duas pratas e três bronzes. Esse foi o melhor desempenho brasileiro na modalidade nos Jogos Pan-Americanos.

E com apenas 18 anos, a patinadora Bruna Wurts conquistou em Lima uma medalha inédita para o Brasil, ganhando o ouro na patinação artística do Pan 2019.

Fomos ouro também no Badminton, no Boxe feminino, com Beatriz Ferreira, no triathlon misto e feminino, no individual masculino de tênis e em duas modalidades de surfe feminino. Levamos cinco medalhas de ouro na Canoagem, feminina e masculina, no total. Brilhamos com Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi no masculino do tênis de mesa, além de outros.

Leia também:
[Top 10] – As medalhas mais bonitas e diferentes de 2017 e 2018
Quais são os esportes mais perigosos do mundo?

Falta organização nos jogos Pan-Americanos – Lima 2019 ?

As críticas ao calendário desta edição dos Jogos Pan-Americanos foram em especial às agendas das modalidades de natação e atletismo – as mais tradicionais na disputa olímpica ocorrem ao mesmo tempo. 

No caso das provas de natação, que tradicionalmente acontecem na primeira semana do Pan, desta vez passaram para o final. A explicação para o fato acabou recaindo sobre a Federação Internacional de Natação (Fina), que marcou a final do Mundial de Esportes Aquáticos na Coreia do Sul, coincidindo com o Pan 2019

Para evitar que todas as competições coincidissem, a organização do jogos Pan-Americanos – Lima 2019 chegou a um acordo com a federação de atletismo, que abriu mão das maratonas no final da temporada, passando as mesmas para o início do calendário, mas não de fechar os Jogos. 

Mas se o Atletismo bateu o pé e manteve a maior parte de sua “tradição”, o Judô se deu mal, pois enfrenta uma concorrência desleal – atletismo, natação e outras finais coletivas. O esporte que por costume abre os Jogos Pan-Americanos foi transferido para a última semana.

Os Jogos Pan-Americanos terminam no próximo domingo, dia 11. E você, vai continuar torcendo pelo Brasil, ou aproveitar as dicas e planejar sua viagem? Conte para gente nos comentários! 

Valorize as suas conquistas com o Porta medalhas!

Imagens: Divulgação/ COB e a de Lima, Reprodução Internet. 

 

Deixe uma resposta