A sede da Copa tem uma cultura muito diferente da nossa. Veja aqui curiosidades sobre a Rússia, antes do maior evento futebolístico do mundo começar.

Não se fala em outra coisa. A Copa do Mundo vai reunir os melhores times de futebol e as expectativas são enormes em cima do time capitaneado por Neymar. O Brasil precisa, de uma vez por todas, superar o famigerado 7 a 1 e trazer o hexa para o país. O evento será realizado na Rússia, praticamente do outro lado do mundo, e nós, brasileiros, sabemos pouquíssimo sobre este país. Exótico e cheio de costumes peculiares, resolvemos dar protagonismo a esta região, que vai muito além do frio e da extensão territorial que chega a ser maior que Plutão. Então, melhor conhecer desde já o território onde estamos pisando, não é mesmo? As curiosidades sobre a Rússia estão imperdíveis!

Curiosidades sobre a Rússia inclui comidas e bebidas

A comida diz muito sobre um país. O Brasil, por exemplo, em sua grande extensão territorial, preserva uma variada gama de pratos e receitas cheias de aroma e sabor. É o pão de queijo em Minas, o churrasco gaúcho, sem falar nos temperos e plantas vindos da Amazônia. Na Rússia, que possui mais que o dobro de tamanho do nosso país, não é diferente, e a diversidade de comidas e bebidas é enorme. De maneira geral, os russos comem de forma muito saudável e incluem na alimentação muitas verduras e legumes – as frutas, nem tanto, pois eles precisam importar e acaba saindo muito caro. O Palmeni (foto), especificamente, é uma espécie de pastelzinho cozido recheado com carne moída, é supertradicional e todo mundo ama.

curiosidades-russia

Leia também:
Quais são os esportes mais perigosos do mundo?
[AGENDA] 6 eventos esportivos imperdíveis em 2018

Mas é a bebida que faz do povo russo conhecido no mundo todo e não pode ficar de fora das curiosidades russas. A vodca é uma bebida alcoólica muito popular, dá aquela ‘esquentada’ no corpo nos dias mais frios, mas, infelizmente, as estatísticas não são nada boas: cerca de 500 mil pessoas morrem por ano devido ao consumo de álcool e cerca de 25% delas antes dos 55 anos. Para se ter uma ideia, até 2011, qualquer bebida com menos de 10% de teor alcoólico não era considerada alcoólica, o que fazia da cerveja um verdadeiro refrigerante para os russos.

curiosidadessobre-russia

porta-medalhas

É frio pra burro!

Quando a gente conhece um pouco a Rússia começa a entender o motivo pelo qual a vodca é uma bebida tão popular. O frio por lá é muito intenso, e pra gente que vive em um país tropical, é até um pouco difícil compreender, pois o termômetro, normalmente, chega a marca dos -50ºC. Mas, vale lembrar que o recorde é de −67,7ºC, registrado em 1933, na cidade de Oymyakon – que até hoje é o local habitado mais frio do mundo.

E com todo esse frio, vocês acham que os russos ficam em casa e não fazem atividade física? Que nada! Depois que você conhece o Grelka Fest, você muda de ideia. Trata-se de um evento no qual as pessoas fazem snowboard de biquíni e sunga. Dá só uma olhada no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=gzGVqRTYUzc

Uma cultura diferente de tudo

O alfabeto pode parecer um pouco complicado, o idioma um tanto quanto diferente, mas há outras peculiaridades na Rússia que, culturalmente falando, são bem diferentes por aqui. Por exemplo: tatuagens por lá não são muito bem-vindas e estão relacionadas à criminalidade. Outra curiosidade: no feriado do batismo de jesus, que acontece no mês de janeiro, religiosos se reúnem pra o tradicional banho gelado, em uma água de -20ºC. A Igreja Ortodoxa e o próprio governo apoiam o evento, tanto que este ano, o presidente Vladimir Putin tratou de participar da festividade.

E não para por aí. O trânsito na Rússia é caótico – até aí tudo bem, né? Pois aqui no Brasil não é lá muito diferente. Mas, pasme, pois eles conseguem levar isso a outro nível. Para se ter uma ideia, há um canal de TV exclusivo sobre acidentes de trânsito e além dos carros, é preciso se preocupar com os pedestres. Muitos deles, espertalhões, se jogam propositalmente na frente dos carros para garantir uma indenização, e exatamente por isso muitos carros possuem câmeras no painel – que registram de tudo. Eis uma compilação bem interessante (e assustadora) abaixo:

Leis diferentes de tudo

Já que a Rússia tem uma cultura diferente da nossa, é natural também que ela tenha leis específicas – e um tanto quanto contraditórias. Existe uma lei, por exemplo, que censura qualquer tipo de piadinha e memes com figuras políticas do país. Outra lei, já aprovada, não permite a ‘propaganda homossexual’ para crianças. Simplesmente contar a elas que gays existem pode resultar em multas pesadas. Outra iniciativa polêmica e recente é aquela no qual homens podem bater em suas mulheres uma vez ao ano. Se não quebrarem os ossos da vítima, eles nem vão para a cadeia pois estão dentro da lei.

curiosidade-russia
Muita gente é contrária às leis russas e vão para as ruas protestar.

Política tumultuada

Se você acompanha o noticiário internacional, pelo menos um pouquinho, vai ver que a Rússia não é um país com um cenário político lá muito tranquilo, pois o país se envolve em situações diplomáticas perigosas muito antes da Guerra Fria. Há uma relação tumultuada com os Estados Unidos, espionagem, uso de armas químicas para envenenar agentes secretos, sem falar no escândalo de doping acobertado pelo próprio governo que baniu diversos atletas de competir na Rio 2016. Vladimir Putin, o presidente, grande fã das artes marciais, se reelegeu recentemente com grande ‘aprovação’ popular.

curiosidades-sobre-a-russia
Vladimir Putin, além de comandar o maior país do mundo, é faixa preta em judô.

Agora que a gente já conhece um pouco mais sobre o país da Copa do Mundo, conte-nos o que achou das curiosidades sobre a Rússia. Se souber de algum outro segredo, deixe sua opinião nos comentários!

E não deixe de garantir o Porta Medalhas do seu esporte favorito aqui!

Com informações de ESPN, The Telegraph, Mistérios do Mundo, Novas Rotas, Mundo Estranho, Nexo Jornal.
Imagens: russian.rt.com, All Top News, The Fiscal Times, VinePair, The Spruce.

Deixe uma resposta