Você sabe o que é culinária orgânica? Vem conferir!

Você sabe o que é culinária orgânica? Vem conferir!

Adora praticar esportes, mas também quer manter uma alimentação mais saudável? Então vem saber um pouco mais sobre o que é culinária orgânica!

Para quem acompanha o blog do Porta Medalhas sabe que a gente sempre vem com dicas de receitas fit, fáceis de preparar e deliciosas de comer. Isso porque a gente já está cansado de saber de que nada adianta se exercitar, mas não se alimentar corretamente.

Mas, mais importante do que fazer uma dieta balanceada, é saber o que você está consumindo, de onde vêem estes alimentos e como eles são produzidos.
E em meio a diversas polêmicas sobre uma nova proposta de projeto de lei que flexibiliza as regras para fiscalização e utilização de agrotóxicos no País, a gente sabe que todo cuidado é pouco quando se trata de alimentação “saudável”.

Por isso, no post de hoje nós vamos te explicar um pouco mais sobre essa tendência mundial de alimentação, a orgânica. Vem com a gente!

Você sabe o que é culinária orgânica? Vem conferir!
Garanta já o seu Porta Medalhas!

Culinária orgânica: tudo começa no plantio dos alimentos

Os alimentos orgânicos são o resultado do cultivo de frutas, verduras e hortaliças produzidos sem agrotóxicos e outros defensivos agrícolas, que normalmente são utilizados para controlar doenças e aumentar a produtividade, como é feito nos alimentos convencionais. Além disso, os alimentos também não são geneticamente modificados.

E não pense que os orgânicos se restringem apenas às frutas e verduras. Ovos, carnes, óleos e vinhos também podem ser produzidos organicamente. A diferença nas carnes e ovos é que os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, anabolizantes e hormônios.

culinária-organica

Mas como saber se um produto é realmente orgânico?

Os orgânicos estão cada dia mais presentes na vida das pessoas, seja na mesa, nas prateleiras dos supermercados e nas feiras especializadas neste segmento. Com isso, é também frequente a dúvida de como saber se o que você compra e serve à mesa é realmente um alimento livre de agrotóxicos.

Culinária-organica-dicas-verduras-mercados

Para garantir que o consumidor não vai comprar “gato por lebre”, os produtos orgânicos têm um selo do Ministério da Agricultura. É este aqui, ó:

Culinária-organica-selo-organicos

Esta é a garantia de que o alimento e a sua produção foram fiscalizados por empresas certificadoras e que realmente são orgânicos. A única desvantagem para quem compra os alimentos orgânicos nos comércios é que normalmente eles são mais caros que os convencionais, já que são produzidos em menor escala e o custo de produção e manutenção é maior.

Leia também:
Aprenda a fazer 3 receitas de marmitas saudáveis
Os 5 melhores aplicativos fitness para treinar e cuidar da saúde

Mas e culinária orgânica?

Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre os alimentos orgânicos, vamos à culinária orgânica, que são pratos feitos apenas com ingredientes orgânicos, ou seja, alimentos puros, livres de componentes químicos e toxinas.

movimento da culinária orgânica consolidou-se ainda mais devido ao fato da mudança de comportamento por parte das pessoas, que estão preocupadas em manter uma vida mais saudável. Para quem busca uma alimentação regrada e quer aliviar o organismo do acúmulo de toxinas acumuladas ao longo da vida, a culinária orgânica é vista como uma das soluções.

É por isso que é cada vez mais comum encontrar vários restaurantes que oferecem pratos da culinária orgânica e têm uma proposta que preza pela saúde e sustentabilidade, e com isso provam que é possível fazer gastronomia de primeira linha respeitando esses valores.

Culinária-organica-dicas-mesa-pratos

Que tal ter uma horta orgânica em casa?

Para quem quer ter uma alimentação mais saudável, mas nem sempre pode comprar os produtos orgânicos no mercado ou feira, em função do custo, que tal ter uma horta orgânica em casa mesmo? Gostou da ideia?
Então confira aqui um vídeo que ensina a como fazer uma horta orgânica na sua casa.

Bacana, né? Mas não para por aí, não! Como a gente adora te inspirar e provocar mudanças positivas na sua vida, aproveitamos também para mostrar alguns ambientes decorados com hortinhas de orgânicos.

Culinária-organica-dicas-horta-casa
Latas e caixas de madeira são ótimas opções para uma horta funcional
Culinária-organica-dicas-horta-vasos
Para os mais criativos e que adoram contribuir com a preservação do meio ambiente, vasos de barro pintados com tinta lousa e garrafas pets para os temperos.

Fácil, fácil, não é mesmo? Para quem quer ter uma vida mais saudável, com muito esporte e boa alimentação, vale a pena investir na culinária orgânicae melhorar ainda mais a sua qualidade de vida! ;)

Imagens: Pinterest

Você deve estar 0gado para postar um comentário.