Etapa final do Crossfit Games 2018 termina dia 5/8

Etapa final do Crossfit Games 2018 termina dia 5/8

Competição começou na última quarta-feira e até domingo vai colocar os melhores atletas da modalidade à prova. Saiba o que rola e como acompanhar tudo online!

Não é de hoje que o Crossfit faz sucesso entre atletas amadores e profissionais que querem suar a camisa e fazer muita força física. Originalmente praticado por policiais e comum entre militares americanos desde a década de 90, o esporte se popularizou entre civis do mundo todo e a partir do ano de 2010 a prática chegou ao Brasil disposta a revolucionar a forma como fazer exercícios e deixar o corpo em forma.

crossfit-games

A prática do Crossfit é sim pesada, exige muito treino e é composta por movimentos funcionais, e a utilização de equipamentos passam longe da tradicional esteira e bicicleta ergométrica. No box, como são chamados os locais onde se pratica o Crossfit, os atletas estão bem acostumados a usar cordas grossas e pneus de tratores para realizar as atividades.

Leia também:
Aprenda a fazer 3 receitas de marmitas saudáveis
[Top 10] – As medalhas mais bonitas e diferentes de 2017 e 2018

Provavelmente, você já ouviu falar neste termo (se é que já não pratica, né?)  e, na real, parece que o Crossfit veio para ficar. Tanto que atualmente os boxes são facilmente encontrados por aí. Sim, as pessoas estão falando mais sobre o assunto, praticando e, claro participando de competições. Na real, existe apenas um evento oficial, realizado anualmente desde 2007 e que reúne atletas de alto nível em uma série de exercícios. Estamos falando do Crossfit Games, que desde a última quarta-feira (01), está na reta final.

crossfit-games-2018

games-crossfit

Se você quer saber um pouco mais sobre Crossfit,
vale espiar o post que fizemos sobre o assunto aqui.

Crossfit Games reúne atletas do mundo todo

O Crossfit Games é uma competição que reúne os melhores atletas de Crossfit do mundo. Mas para chegar nesta final que está acontecendo neste exato momento, os competidores precisam passar por outras etapas do processo. A primeira fase é a Open, na qual o atleta realiza os exercícios dentro de um box afiliado ou envia um vídeo dentro dos padrões exigidos oficialmente para validação de todas as atividades realizadas. Isto tudo durante cinco semanas.

crossfit-games-competicao

Na segunda etapa, os 10 melhores atletas homens, as 10 melhores atletas mulheres e os 10 melhores times participam das regionais. Nesta fase, as vagas para a etapa global são limitadíssimas e todo o processo é realizado presencialmente e em três dias o resultado é divulgado.

Quem passa por todas as etapas, finalmente, chega ao Crossfit Games, onde estão todos os outros classificados das etapas regionais. Ao todo, são 80 atletas e mais 40 times entre homens e mulheres na categoria principal, mais 80 na categoria teen (de 14 a 17 anos) e outros 240 atletas da categoria master. Todos sedentos pela vitória na competição considerada a Copa do Mundo deste esporte.

crossfit-games-informacoes

Para ser o ‘mais Crossfit do planeta’, o atleta precisa passar por uma série de desafios desconhecidos até o início da competição. Nadar no mar, correr com sacos de areia e ficar pendurado em argolas é supernatural e cada competidor precisa estar preparado para tudo.

Em meio a tantos atletas de alto nível, vende quem acumular a maior quantidade de pontos nas mais diferentes provas, que chegam a valer 100 pontos. Vale lembrar que este ano a final do Crossfit Games 2018 é realizada em Madison, cidade americana do estado de Wisconsin.

Brasileiros no Crossfit Games 2018 e os casos de doping

Como a competição é considerada a Copa do Mundo do Crossfit, é extremamente natural que várias nacionalidades participem – e o Brasil, claro, não ficou de fora. Ao todo, temos seis representantes, sendo Pablo Chalfun, na categoria elite, Luiza Marques e Lucas Push, na Teen, e na master Renata Pimentel, Cris Tourinho e Leonardo Lima.

crossfit-games-eua

Pablo Chalfun tem 25 anos e participa da categoria principal do Crossfit Games.

Infelizmente, até mesmo no Crossfit Games alguns atletas testaram positivo para substâncias irregulares e sofreram punições. Ao todo, 13 atletas não participam desta edição e podem ser suspensos dos jogos por até quatro anos, dependendo das justificativas e apelações.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Crossfit Games, fica a dica: pesquise mais sobre o esporte e acompanhe a competição que está na reta final. O site CBS Sports realiza lives e mostra tudo o que está rolando ao vivo na competição. Ah, e, claro, deixe sua opinião nos comentários sobre a sua experiência com o Crossfit.

Com informações de Ativo, Boa Forma, Torcedores, Crossfit Games.
Imagens: Divulgação Crossfit Games, Ativo.com.

Você deve estar 0gado para postar um comentário.