Confira dicas para saber como limpar e manter o seu tênis para corrida bem conservado e assim garantir que ele não perca as suas propriedades de amortecimento e estabilidade.

Os praticantes e descolados das corridas já sabem que antes de sair por aí e comprar um tênis para corrida é importante fazer uma pesquisa sobre as melhores marcas, o estilo que mais gosta, o seu tipo de pisada e claro, dar uma olhada nos preços. Para quem acompanha o blog do Porta Medalhas, já deve ter visto que nós publicamos um post sobre quais os melhores tênis para praticar esportes, com várias dicas bacanas para te ajudar a escolher o modelo de tênis ideal.

Agora, você sabia que para não jogar fora o investimento da compra do seu tênis, você precisa ter uma série de cuidados para manter o seu tênis para corrida bem conservado e garantir que ele não perca as suas propriedades de amortecimento e estabilidade? É isso mesmo!

Tênis-para-corrida-limpeza

E olha, pode até não parecer, mas este assunto é polêmico! Há corredores que não querem saber de jeito nenhum de lavar os seus queridinhos e garantem que isso não faz diferença alguma. Por outro lado, há quem tenha a mania de tênis limpo, como se tivesse acabado de tirar da caixa e não quer nem saber de tênis sujo.

Bem, divergências a parte, o mais indicado mesmo é seguir as instruções de cada fabricante, que vai orientar a melhor maneira de limpar o seu tênis para corrida e conservá-lo da melhor forma possível.

Mas, a gente também aproveita para dar algumas dicas de como cuidar e manter o seu tênis de corrida em bom estado. Vamos lá?

Dicas de limpeza e conservação de tênis para corrida

Não tem jeito, ao treinar e participar das competições de corrida, seu tênis fica exposto à lama, areia, água, além claro do suor dos seus pés. Por isso, chega um momento em que a limpeza é necessária, seja pelo acúmulo de sujeira ou pela presença de odores.

Tênis-para-corrida-sujo

A maioria dos fabricantes recomenda que os cuidados com os tênis devem ser os mesmo que temos com as roupas mais delicadas. Abaixo, você confere algumas dicas para manter limpos e conservados os seus companheiros de corrida:

1 – Para conservar ainda mais o tênis para corrida, após cada treino, procure remover as palmilhas e deixe o calçado em um local ventilado, à sombra e com o solado para baixo.

Tênis-para-corrida-palmilha

2 – Se o calçado está muito sujo e você precisa realmente lavá-lo, antes de iniciar a limpeza do seu tênis, primeiramente retire os cadarços e as palmilhas. Estes dois itens podem ir à máquina de lavar roupa sem nenhum problema.

A limpeza do tênis para corrida deve ser feita utilizando apenas uma escova com cerdas macias (pode ser até mesmo uma escova de dentes velha), sabão neutro e um pano úmido. Nada de deixar o tênis de molho, esfregar, torcer ou secar. A limpeza deve ser feita delicadamente com o auxilio da escova de cerdas macias e sabão neutro na sola e um pano úmido por dentro e por fora do tecido.

Tênis-para-corrida-escova

3 – O processo de secagem do tênis de corrida deve ser sempre em local ventilado, à sombra, com o tênis apoiado no chão. Nem pense em acelerar a secagem e com a ajuda de um secador de cabelo, uma secadora ou mesmo do sol. Isso acaba deformando o solado e ressecando a espuma e a borracha do calçado.

4 – Para quem treina logo cedo e depois vai direto para o trabalho, não deixe o seu tênis na mochila o dia todo. Deixe-o no carro ou em qualquer outro espaço, arejado de preferência, fora de qualquer saco plástico.

5 – Para quem treina regularmente, o ideal é ter dois pares de tênis para corrida, que tenham o mesmo tempo de uso, para revezar entre os treinos e permitir ao calçado recuperar as suas propriedades de amortecimento.

Tênis para corrida na máquina de lavar

A maioria dos calçados não pode ser colocada na lavadora, principalmente os tênis para corrida. Portanto, antes de pensar em lavar o seu tênis na máquina, a primeira providência é sempre checar as recomendações do fabricante. E caso você tenha um modelo que possa ir à máquina, siga os passos a seguir:

1 – Para começar, retire as palmilhas, os cadarços, e vire a língua do seu tênis para fora.

2 – Remova o excesso de sujeira da superfície do tênis com a ajuda de uma escova macia ou escova de dentes velha.

3 – Para proteger ainda mais o seu tênis, use um saco especial de lavar roupas delicadas ou então improvise com uma fronha de travesseiro. Outra dica é colocar uma ou duas toalhas para bater junto na máquina, para absorver o barulho e o choque dos tênis contra o tambor.

Tênis-para-corrida-maquina

4- Utilize sabão líquido neutro, seguindo as recomendações de dosagem do rótulo.

5 – Para lavar os tênis para corrida, dependendo do quanto ele está sujo, utilize o ciclo normal ou rápido da máquina. Depois de lavados, nada de utilizar a centrífuga ou secadora e seque os tênis à sombra, em local arejado.

Truques caseiros para garantir tênis limpinhos e sem odores

Para quem adora um solado de tênis para corrida bem branquinho, além de utilizar o sabão neutro com uma escova de cerdas macias, há quem utilize a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco. Os dois ingredientes são conhecidos por limparem superfícies e têm qualidades antibacterianas, que removem as bactérias e fungos que causam odores nos pés. Para a misturinha você vai precisar:

Ingredientes
– 1/2 xícara de vinagre branco (125ml)
– 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio (60g)
– 1 escova de cerdas macias

Como fazer?
Misture o bicarbonato de sódio com o vinagre branco e aguarde a espuma que se forma baixar. Em seguida, esfregue a mistura sobre o solado do tênis com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Deixe agir durante 30 minutos e enxágue. A mesma mistura pode ser aplicada nas palmilhas dos calçados, para evitar odores.

Pronto! Agora que você já sabe como manter o seu tênis para corrida limpinho e bem conservado, é só sair correndo por aí, sem se preocupar em sujar o seu companheiro de treinos e desafios e se divertir! :)

Com imagens e informações de: running.competitor.com; pixelmarsala.com; wikihow.com; aminhacorrida.com; esportes.terra.com.br; omo.com.br; suacorrida.com

Deixe uma resposta