Evento reunirá cerca de 29 mil atletas que se revezarão em três provas simultâneas que exigem muito fôlego e ritmo. E, claro, o Porta Medalhas marcará presença por lá nos três dias que antecedem o evento, mais precisamente na entrega de kits da Maratona, na Expo Rio Run 2016.

Uma das provas de corrida mais tradicionais do Brasil está prestes a começar. A Maratona do Rio será realizada no próximo dia 29 e a edição deste ano traz, além de muito suor, dedicação e recorde de inscritos, novidades que vão além das pistas. As, inscrições para a prova, claro, já encerraram, mas, para quem quer assistir, a Maratona do Rio reserva muito mais que atletas dedicados em meio a lindas paisagens de um feriado prolongado. Saiba tudo aqui no blog do Porta Medalhas!

maratona-do-rio-largada
Anote na agenda: as largadas acontecem às 6h45m – 21km (Meia maratona), 7h30m -42km (Maratona) e 8h – 6km (Family Run).

Os primeiros passos da Maratona do Rio

A Maratona do Rio já pode ser considerada uma senhora experiente das corridas de rua. Originalmente lançada em 1979 pela corredora Eleonora Mendonça, a primeira edição foi pioneira no segmento e um pouco mais de 100 atletas participaram. Um número um tanto quanto modesto se compararmos aos inscritos da edição de 2016 – que passa dos 29 mil.

O sucesso da prova se deve à mídia, que desde a primeira edição deu evidência à prova e, por consequência, chamou a atenção de patrocinadores. A soma de fatores fez a Maratona do Rio de destacar a cada aí que passava e, assim, conquistar mais atletas inscritos.

Hoje, simultaneamente à prova é realizada também a Meia Maratona do Rio de Janeiro (21 km) e Family Run (6 km). O mais legal é que devido ao porte da prova, a infraestrutura é imensa e organizada para dar suporte a todos os atletas.

Na edição 2016, por exemplo, mais de duas mil pessoas foram contratadas para trabalhar no evento, além de 150 profissionais da área de saúde como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. No ano passado a Maratona do Rio de Janeiro foi responsável por movimentar cerca de 200 milhões de reais na economia da cidade.

maratona-do-rio-medalhas
Imagens das medalhas já foram divulgadas pela organização do evento. Não é porque a gente AMA medalhas, mas elas são lindas, né?

Percurso

O percurso da Maratona do Rio é considerado fácil por não apresentar desníveis significativos, mas isto não quer dizer que a prova não necessita de um preparo contínuo. A prova principal, de 42 km, tem largada no Recreio dos Bandeirantes e passa por cenários deslumbrantes e conhecidos internacionalmente, como a praia da Barra da Tijuca, Ipanema e Copacabana. Olha só o mapa (clique para aumentar):

percurso-maratona-do-rio-2016

Já a Meia Maratona tem largada na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca e a Family Run tem início e término no Aterro do Flamengo. Para ver todos os mapas é só clicar aqui.

maratona-do-rio-vencedores
Os quenianos Willy Kimutai e Caroline Chemutai foram os vencedores da Maratona do Rio em 2015. Kimutai, ao vencer no ano passado, se tornou o bicampeão da prova de 42 km. Este ano, cerca de mil estrangeiros disputam o primeiro lugar.

Novidades para a edição 2016

Este ano, a Maratona do Rio vai além das pistas e mostra que o esporte também pode ser um viés para a expressão artística. O evento abriu espaço para que pessoas comuns e com grande afinidade com a corrida mandassem imagens que ilustrassem o tema ‘A tradição do Esporte na Cultura Carioca’.

Depois da organização realizar uma curadoria, eles escolherão 10 delas para exposição nos três dias que antecedem a Maratona do Rio. As fotos estarão no Centro de Convenções Sul América, local onde acontece a Expo Rio Run 2016 – maior exposição de corrida do Brasil, com atrações e workshops gratuitos realizados por especialistas. No mesmo local também será feita a entrega dos kits da Maratona e o Porta Medalhas também vai estar por lá expondo os seus produtos.   

maratona-do-rio-2015

Outra novidade é que este ano a Maratona do Rio estará mais animada que o habitual. Isto porque haverá para todos os presentes um show de encerramento no Aterro do Flamengo com apresentação do Groove Bloco, grupo que valoriza os ritmos nacionais.

As duas iniciativas fazem parte do projeto Maratona com Arte patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro junto com a Secretaria Municipal de Cultura, Accenture, Sunset e Universidade Estácio de Sá.

Dicas para quem vai participar da Maratona do Rio

Seja participando da maratona principal ou da corrida de 6 km, é preciso ter alguns cuidados para que tudo ocorra bem e que o momento seja algo prazeroso e saudável. Então:

Tenha uma alimentação regrada e nutra seu corpo com o que ele realmente precisa e sem exageros. O ideal é consultar um nutricionista para fazer as recomendações necessárias para a pré e pós-maratona.

– Tanto no treino quanto no dia da prova invista em um calçado confortável. Ele será uma de suas principais ferramentas para chegar ao fim da prova sem sofrer.

– Respeite seu corpo e dê a ele um tempo para descansar também. Treinos seguidos e intensos podem ser um perigo para a sua saúde.

(Dicas adaptadas, mas originalmente dadas pelo ortopedista Sérgio Maurício para o Jornal do Brasil).

porta-medalhas-corrida

Imagens: Globo Esporte, Divulgação Maratona do Rio.
Fontes: Globo Esporte, Sopa Cultura, JB.

Deixe uma resposta