Mesmo faltando apenas dez dias para o fim do verão, como em muitas regiões do nosso país a temperatura é bem variada, no post de hoje você confere dicas para correr e praticar esportes no calor sem comprometer a sua saúde. Vem conferir!

Como você viu em um dos posts anteriores aqui no blog, no último final de semana (06/03) aconteceu a 28ª edição do Circuito Nacional Sesc Triathlon – etapa Caiobá, no litoral paranaense.

Cerca de 1200 triatletas de todo o Brasil participaram da prova que abriu o calendário das competições de 2016. Na categoria Elite Masculino, o catarinense Luiz Francisco de Paiva Ferreira conquistou o pódio com o tempo de 1h54min49 e no Feminino, a paulista Flávia Fernandes venceu pela segunda vez a prova, com o tempo de 2h13min19s.

Já na prova Olímpica, categoria amador, os primeiros lugares foram conquistados por Vanessa de Almeida Cabrini, com o tempo de 02h28min e no masculino, Brasilio Vicente de Castro, que terminou a prova com 02h01min52s. Você pode conferir a relação completa dos resultados da prova no site.

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Atletas na 28ª edição do Circuito nacional do Sesc Triathlon – etapa Caiobá

Neste ano, muitos atletas que participaram do Sesc Triathlon relataram que enfrentaram um desafio a mais, mas que faz parte de muitas competições: o sol e o calor de mais de 30 graus. Para quem participou da prova Olímpica – com o percurso de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10 km de corrida, como a largada foi somente às 09h00 da manhã, e a média para completar o percurso foi de duas horas ou mais, muitos atletas terminaram a prova depois das 11h00, horário em que o sol já estava bem forte, dificultando ainda mais o desempenho dos competidores.

Sendo assim, mesmo faltando apenas dez dias para o fim do verão, como em muitas regiões do nosso país a temperatura varia bastante, no post de hoje você confere algumas dicas para correr e praticar outros esportes no calor sem comprometer a sua saúde. Dá só uma olhada!

5 dicas para correr e praticar outros esportes no calor

  1. Hidrate-se

Dependendo da intensidade do esporte que você vai praticar, a hidratação deve ser feita mesmo antes, durante e depois do exercício. É sempre bom lembrar que além da água, os isotônicos cumprem a função de repor os sais minerais que perdemos durante a corrida ou qualquer prática de esporte, principalmente se forem de grande intensidade. E ainda temos outra aliada, a água de coco, que além de ser uma delícia, é muito eficaz na hidratação do corpo.

  1. Alimente-se

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É sempre bom frisar o quanto é importante se alimentar bem antes e depois da prática dos exercícios físicos. A gente sabe que tem muita gente que não gosta de comer antes de se exercitar, mas os nutricionistas indicam o consumo de carboidratos antes do treino, já que eles fornecem a energia necessária para ser gasta durante o exercício. E para repor as energias, nada melhor do que as proteína, presentes nas carnes e ovos. Lembrando sempre que a alimentação deve ser leve, acompanhada de muitas frutas e verduras.

  1. Proteja-se

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Todo mundo já está cansado de saber, mas nunca é demais repetir: use o filtro solar! Os dermatologistas recomendam o uso do protetor solar com fator de proteção mínimo 30, mesmo nos dias nublados. Além disso, hoje é possível encontrar no mercado filtros solares específicos para a prática de esportes, já que são mais resistentes a água e ao suor. E para a proteção completa, boné ou viseira e óculos de sol são itens obrigatórios e imprescindíveis e também contribuem para o bom desempenho dos atletas nas provas.

  1. Vista-se

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A escolha da roupa ideal pode ajudar na performance do exercício e a indústria têxtil e de materiais esportivos tem desenvolvido vários materiais para auxiliar os atletas. Um exemplo são os tecidos dry-fit, fabricados com uma tecnologia que permite maior absorção do suor. Nos dias quentes, além de optar por roupas mais leves para facilitar os movimentos e facilitar a  absorção do suor, vale prestar atenção nas cores, optando por peças mais claras.

  1. Organize-se

Quando possível, evite correr ou praticar outros exercícios entre às 10h00 e 16h00, horário em que o sol está mais forte e a sensação térmica é sempre mais elevada. A gente sabe e entende que tem muitas pessoas que têm a agenda lotada e aproveitam qualquer tempinho livre para se exercitar, como o horário do almoço, por exemplo. Mas, pelo bem da sua saúde vale um esforço para se organizar e tentar praticar os exercícios logo cedo ou mais à noite, quando as temperaturas são mais amenas e o seu desempenho será bem melhor.

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E aí, curtiu as dicas para correr e praticar outros esportes no calor? Sabemos que estes cuidados não são nenhum segredo, mas é sempre bom relembrar a importância de se cuidar para praticar esportes sem comprometer o seu bem maior, a sua saúde. Então, cuide-se, exercite-se, curta os últimos dias de verão e aproveite a vida!

Com informações de Confederação Brasileira
de Triathlon, Sesc Paraná e Rio 2016.

Imagens: Sesc Paraná e Pinterest.

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