Vem aí: Copa do Mundo de Futebol Feminino, prepare-se!

Vem aí: Copa do Mundo de Futebol Feminino, prepare-se!

Falta uma semana para a bola rolar na 8ª edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino! Confira o post de hoje e fique por dentro.

Faltam apenas 7 dias para a bola rolar na oitava edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada na França. Entre os dias 07 de junho e 07 de julho, 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro equipes, estarão em busca do título mundial.

E em tempos de intolerância, preconceito e machismo, esta Copa tem um gostinho ainda mais especial, já que o futebol feminino acabou se tornando um símbolo de liberdade, de quebra de estereótipos e de luta por igualdade de gênero. Isso porque o futebol sempre foi considerado ‘coisa de homem’, mas ainda bem que aos poucos essa mentalidade vem mudando.

Então, se você quer ficar por dentro de tudo sobre esta competição, sua história e as seleções que vão participar, além das cidades que receberão as partidas do torneio, vem com a gente conferir o post de hoje.

Vem aí: Copa do Mundo de Futebol Feminino, prepare-se!

História da Copa do Mundo de Futebol Feminino

A Copa do Mundo de Futebol Feminino acontece desde 1991, e foi realizada somente 60 anos depois da primeira copa masculina, que teve sua primeira edição em 1930.

E apesar do Mundial Feminino ser realizado desde 1991, em 1970 houve uma edição ‘experimental’, na Itália, só que com o nome de Martini Rosso Cup, já que não tinha a chancela da Fifa. Um ano depois houve uma outra edição não oficial, realizada no México, que contou com 6 países participantes: México, Argentina, Inglaterra, Dinamarca, França e Itália.

Foi só em 1989, após o apelo da representante do Comitê das Mulheres da Noruega, Ellen Wille, que a Fifa começou a planejar uma Copa do Mundo de futebol feminino. Então, no ano de 1991 aconteceu oficialmente o primeiro Mundial, realizado na China, que teve como campeã a seleção dos Estados Unidos e levou o nome de M&M’s Cup.
E uma das curiosidades desta primeira edição do torneio é que devido a dificuldade de adaptação com a comida chinesa, as jogadoras se aproveitaram do patrocínio da M&M e mantiveram uma dieta baseada em chocolate. Delícia, não é?

Em 1995 foi a vez da Suécia sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino, seguida pelos Estados Unidos, que foi anfitrião dos jogos em 1999 e 2003. Em 2007, a China sediou novamente a Copa, seguida pela Alemanha, em 2011, e o Canadá, em 2015.

Copa do Mundo de Futebol Feminino historia

Seleção do Estados Unidos – campeã da primeira Copa feminina, em 1991

E como será a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019?

A Copa do Mundo de Futebol Feminino na França começa no dia 7 de junho e tem duração de um mês. Na fase de grupos haverá dois ou três jogos por dia, totalizando 36 jogos. A grande final, que será realizada no primeiro domingo de julho, no dia 7, vai acontecer às 12h (horário de Brasília).

E durante o torneio, nove cidades da França receberão os jogos, entre elas: Lyon, Paris, Nice, Montpellier, Rennes, Le Havre, Valenciennes, Reims e Grenoble. A abertura e a final da Copa acontecerão no Parc Olympique Lyonnais, em Lyon.

No total, 24 países participam da Copa do Mundo de Futebol Feminino. As classificatórias para o torneio foram realizadas de abril de 2017 a novembro de 2018 e a França, por ser anfitriã, já estava classificada. As seleções estão separadas em seis grupos (A-D), com quatro seleções em cada.

Abaixo, você confere os grupos e a tabela de jogos:

Copa do Mundo de Futebol Feminino tabela

E a seleção brasileira de futebol feminino?

Presente em todas as edições desde 1991, até hoje, o time de futebol feminino do Brasil nunca venceu o título da Copa do Mundo, mas chegou à final em 2007 quando perdeu para a Alemanha por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato. No ano passado, a seleção brasileira feminina terminou na nona colocação a Copa do Mundo de futebol feminino com três vitórias e uma derrota em quatro jogos.

O Brasil está no Grupo C da Copa do Mundo ao lado da Austrália, Itália e Jamaica. A estreia será no dia 9 de junho, contra a Jamaica, às 10h30 (horário de Brasília), em Grenoble.

Copa do Mundo de Futebol Feminino selecao

Números, recordes e curiosidades do Mundial Feminino de futebol

Dá só uma olhada em alguns números, recordes e curiosidades sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Marta, a maior artilheira

A nossa seleção pode até não ter nenhum título do Mundial feminino, mas tem a maior artilheira da competição. A atacante Marta já marcou 15 gols em quatro edições das quais participou, nos mundiais de 2003, 2007, 2011 e 2015.

Copa do Mundo de Futebol Feminino Marta

Recorde de participações

A volante da seleção brasileira, Formiga, é a jogadora que mais vezes disputou uma Copa do Mundo, isso entre as mulheres e os homens. A atleta de 41 anos vai disputar o sétimo Mundial da carreira e superou a goleira japonesa Homare Sawa que disputou seis edições.

Maior goleada das copas

Quem detém as duas maiores goleadas da história da Copa do Mundo de futebol feminino é a seleção da Alemanha. Em 2007, as alemãs venceram a Argentina por 11 a 0 e depois, em 2015, na Copa realizada no Canadá, elas marcaram 10 a 0 contra a Costa do Marfim.

Maior número de títulos

Com três títulos conquistados nos Mundiais de 1991, 1999 e 2015, a seleção dos Estados Unidos é a maior campeã até o momento.  Em seguida vem a Alemanha, bicampeã com a conquista dos títulos em 2003 e 2007. Já o Japão conquistou apenas uma copa, em 2011 juntamente com a Noruega, campeã na edição de 1995.

Copa do Mundo de Futebol Feminino times

Recorde de vendas de ingressos

Até abril deste ano, mais de 720 mil entradas haviam sido comercializadas para assistir ao jogos na Copa do Mundo Feminina de 2019, batendo o recorde de maior venda de ingressos.

Nossa, mesmo sendo recente, a Copa do Mundo de Futebol Feminino já tem algumas histórias e grandes conquistas, não é mesmo?

E uma das novidades nesta edição, mostrando que o futebol feminino vem ganhando força, é que pela primeira vez na história, a copa de futebol feminina vai ser transmitida na TV aberta brasileira. Isso mesmo, a Rede Globo vai passar todos os jogos da seleção brasileira. Nada mais justo, não é mesmo? Então já sabe, sem desculpa para não assistir, prestigiar e torcer pela nossa seleção na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Boa sorte, time!

Vem aí: Copa do Mundo de Futebol Feminino, prepare-se!

Já garantiu o seu Porta Medalhas Futebol? Aproveite!

Com imagens e informações: globoesporte.com.br; igesporte.com.br; esporte.uol.com.br; cbf.com.br; fifa.com. 

Você deve estar 0gado para postar um comentário.