Feed Truck: projeto transforma o desperdício em comida

Feed Truck: projeto transforma o desperdício em comida

Feed Truck: fique por dentro do projeto que reaproveita alimentos que seriam descartados por restaurantes e são transformados em deliciosos pratos de comida e distribuídos a quem precisa!

Para quem acompanha o blog do Porta Medalha, já percebeu que nós adoramos e apoiamos projetos que valorizam a sustentabilidade, boas ideias, iniciativas e notícias do bem! É por isso que no post de hoje, você vai ficar por dentro do retorno de um projeto muito bacana, o Feed Truck, ou, em bom português, “Caminhão da Alimentação”. Este projeto nasceu em abril de 2015 e foi criado pela agência África, a Ong Make The Smile, em parceria com a Truckvan – que disponibilizou o seu food truck para ação.

feed-truck-truck

Food Truck da Truckvan, onde os pratos do Feed Truck são preparados

Feed Truck: 0% desperdício, 100% fazer o bem

No projeto realizado, alimentos que seriam descartados e jogados no lixo por restaurantes foram transformados em deliciosos pratos de comida que foram distribuídos para moradores de rua do Rio de Janeiro. A ideia surgiu para aproveitar o grande sucesso dos food trucks e evitar o desperdício de comida – que pasmem, chega a 40 mil toneladas por dia, só no Brasil, e de quebra ajudar a quem tem fome. Confira o vídeo da ação do Feed Truck que rolou em 2015:

https://www.youtube.com/watch?v=cbEosOIWdFA

Como toda ideia genial não pode ficar na gaveta, a reestreia do Feed Truck será no dia 27 de agosto, na Praça dos Arcos ou Praça Civita, das 12h às 18h, na 6ª edição da Virada Sustentável. O evento cultural que reúne diversas atrações, como música, teatro, exposições e dança, e que têm a sustentabilidade como pauta, vai acontecer entre os dias 25 e 28 de agosto, em mais de 100 locais na capital paulista.

A iniciativa de reativar o Feed Truck na Virada Sustentável foi do projeto Satisfeito, um movimento que tem como objetivo combater a fome e a má nutrição, além do desperdício de alimentos. Isso é feito através de ações sustentáveis, realizadas em conjunto pela sociedade, organizações e restaurantes. O Satisfeito foi criado há três anos pelo Instituto Alana e hoje faz parte das iniciativas mantidas pelo Instituto Stop Hunger no Brasil.

Feed-Truck-desperdício

Frutas e legumes desperdiçados após um dia de feira

O que as pessoas vão encontrar no Feed Truck?

Durante a reestreia do Feed Truck, serão distribuídos gratuitamente, aproximadamente 1 mil petiscos que serão preparados no food truck com alimentos que seriam descartados por restaurantes, mercados e feiras. E não pára por aí não! Segundo o coordenador do Projeto Satisfeito, Marcos Szrajer, as iguarias serão elaboradas a partir de técnicas de reaproveitamento empregadas por um chef de cozinha convidado e uma equipe de voluntários, na produção de receitas criativas, saborosas e nutritivas.

feed-truck-Rio-2015

Distribuição de pratos deliciosos realizada no Rio de Janeiro, em 2015

E como você pode fazer parte deste projeto incrível?

Como boas iniciativas muitas vezes precisam de um empurrãozinho, para viabilizar o retorno do Feed Truck, o projeto Satisfeito, além de contar com o apoio da Truckvan, Virada Sustentável, Banco de Alimentos de São Paulo, ONG Make Then Smile e do Supermercado Sonda, lançou uma campanha de financiamento coletivo. O objetivo é prevenir o desperdício de comida e estimular o consumo consciente de alimentos através de ações e a disseminação de boas práticas.

E se você também quer fazer parte deste projeto que é capaz de transformar a vida de muitas pessoas, para contribuir e ter mais informações a respeito desta iniciativa, basta acessar o site: www.juntos.com.vc/feedtruck para ficar por dentro de tudo e fazer a diferença na vida de muita gente!

Ficou animado com este projeto bacanérrimo? Além de contribuir com o projeto Satisfeito, você também pode fazer a sua parte em casa! E sabe como? Reaproveitando alimentos que seriam jogados no lixo. Confira algumas dicas e veja como:

Caldo de legumes e vegetais

O inverno pede uma sopa bem quentinha! E porque não prepará-la com cascas de batatas, cenoura, talos de brócolis, aipo e couve-flor e a pele da cebola, que seriam jogados no lixo, por exemplo? Se a quantidade não for suficiente para preparar o caldo, guarde as sobras dos vegetais em um recipiente no congelador até a hora de preparar a receita.

Pratos com sobras de queijo

Sabe aquele restinho de diversos queijos que vão se acumulando na geladeira? Uma ótima dica é ralar as sobras e polvilhar em sopas, massas e outros pratos para gratinar no forno. Irresistível, não é mesmo?

Suco de cascas de abacaxi

Lave bem as cascas do abacaxi e coloque no liquidificador com um litro de água, folhinhas de hortelã e açúcar a gosto. Bata todos os ingredientes, coloque gelo e saboreie!

feed-truck-receita

Hum, com todo este incentivo do Feed Truck e estas dicas de reaproveitamento de alimentos você não vai mais ter desculpa para desperdiçar alimentos que podem ser transformados em deliciosos pratos, hein?

Com informações: satisfeito.com; juntos.com/feedtruck; globo.com   

 

Você deve estar 0gado para postar um comentário.