Você sabe quais os melhores esportes para os idosos? Confira a lista de 5 atividades físicas em que não existe idade para melhorar a qualidade de vida e espantar o sedentarismo pra bem longe!

Não é de hoje que se fala na importância em se praticar exercícios físicos, seja em qual idade for, e o quanto antes começarmos, melhor. Mas, também vale ressaltar que nunca é tarde para aprender e se dedicar a um esporte novo que vai proporcionar hábitos saudáveis e mesmo mudar o estilo de vida de quem o pratica.

O empresário e aposentado Samir Zanotto é prova de que isso é possível e sempre é tempo de aprender e praticar um novo esporte. Aos 62 anos, Samir pratica natação ao menos três vezes por semana, além de outras atividades na academia. Ele já participou quatro vezes do Sesc Triathlon Caiobá, entre outras provas de duathlon e travessias.
Mas, engana-se quem pensa que foi sempre assim. Samir conta que foi aprender a nadar somente aos 50 anos e se diverte ao lembrar que antes a única modalidade praticada nas piscinas era o nado cachorrinho.

Sobre o que a prática de esportes trouxe para a sua vida, Samir é enfático ao afirmar que o esporte só trouxe benefícios, em todos os sentidos:    “[…] eu durmo melhor, acordo superdisposto, a mente fica muito mais aberta e o raciocínio fica mais rápido. O esporte faz com que a gente assimile tudo com mais facilidade, é muito bom para tudo, além de ser uma ótima maneira de fazer novas amizades, diz ele.”

São exemplos como o de Samir que motivam cada vez mais a geração da chamada melhor idade a praticar atividades esportivas muitas vezes antes nem cogitadas, para buscar uma melhor qualidade de vida e também aumentar a longevidade. A busca por esportes também é motivada para tratar de doenças e males que acabam surgindo com o passar dos anos.

A importância de se praticar esportes na melhor idade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Isso mostra a importância em incentivar a terceira idade a praticar esportes e com isso evitar muitas doenças que são causadas pelo sedentarismo.

E isso já foi comprovado por uma pesquisa realizada na cidade de Oslo, capital da Noruega, publicada no British Journal of Sports Medicine. O resultado apontou que a atividade física regular praticada com uma intensidade moderada ou superior proporcionou um enorme benefício aos praticantes idosos.

A pesquisa foi realizada durante 12 anos, em que os pesquisadores acompanharam 5700 noruegueses, com idades que variavam entre 68 e 77 anos e a conclusão foi de que os idosos que praticavam ao menos três horas de atividades físicas por semana (cerca de 30 minutos, seis vezes por semana) viveram cerca de cinco anos a mais do que os idosos sedentários. Ou seja, a prática de exercícios pode aumentar a expectativa de vida de um idoso e pode reduzir em até 40% o risco de morte.

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Os benefícios do esporte na terceira idade

Além de contribuir para aumentar a qualidade de vida, a prática de atividades físicas adequadas pode prevenir várias doenças, como hipertensão, diabetes, osteoporose, derrames e varizes, retardar o declínio funcional e espantar o sedentarismo.
Sem contar que manter o corpo ativo auxilia no fortalecimento dos músculos, melhora a flexibilidade e o condicionamento físico e aumenta a capacidade de movimentação. E é também uma ótima maneira para evitar a ansiedade e a depressão, já que o esporte promove a integração com outras pessoas e evita o isolamento, muitas vezes comum na melhor idade.

Os 5 melhores esportes para idosos

Para quem já faz parte da melhor idade, mas ainda não pratica nenhuma atividade física, nós, do Porta Medalhas, elencamos os cinco melhores esportes para idosos. O bacana é que muitos deles podem ser praticados em casa, na rua ou nos parques, por isso não há desculpa para ficar parado. Confira a lista abaixo e escolha o esporte que mais tem a ver com você:

1. Caminhada ou corrida

A caminhada é um dos esportes mais praticados pelos idosos e idealmente deve ser feita pelo menos 30 minutos por dia para quem quer garantir um estilo de vida saudável. Esta atividade desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora, além de fortalecer os músculos e ajudar a combater os problemas do coração e de respiração. E o melhor de tudo é que pode ser praticada em qualquer lugar ao ar livre, de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um e sem custo algum!

 2. Natação e hidroginástica

Nós já falamos em um post anterior sobre os 10 benefícios da natação e obviamente que este esporte não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores esportes para idosos. Como a natação e a hidroginástica são exercícios aeróbicos praticados na água, as atividades protegem as articulações, ajudam na circulação sanguínea e auxiliam no tratamento de doenças como artrite e osteoporose.

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3. Musculação

Há quem torça o nariz para a prática da musculação, mas não há como negar, este é um dos melhores esportes para idosos e uma das atividades mais importantes por melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos. A diferença da musculação na melhor idade é que a importância está na repetição dos exercícios e não no peso, já que desta forma é possível fortalecer os músculos, melhorar a respiração e a circulação.

4. Bicicleta

Além de ser uma atividade que pode ser praticada em parques e praças, o que não gera nenhum custo para quem vai pedalar, a bicicleta é normalmente uma atividade muito prazerosa para quem a pratica. Um dos seus principais benefícios é o fortalecimento de músculos do quadril e pernas, além de trabalhar o equilíbrio e a respiração.

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5. Ioga e Pilates

Duas atividades que viraram as queridinhas dos praticantes de esporte na melhor idade, a ioga e o pilates são ótimas opções de melhores esportes para idosos, já que propiciam equilíbrio e flexibilidade. Além disso, com a prática é visível a melhora na postura corporal e mesmo o alívio de dores e do estresse, já que estas atividades trabalham muito com a respiração e a concentração.

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É importante lembrar que antes de praticar toda e qualquer atividade física, um profissional deve ser consultado, para orientar quais os melhores esportes para os idosos, sempre respeitando as suas limitações. Além disso, as orientações com relação a alongamentos e aquecimentos antes de qualquer atividade física são muito importantes para evitar lesões e problemas que podem ser causados pela prática incorreta dos exercícios.

E aí, gostou da nossa seleção de melhores esportes para idosos? Viu o quanto é importante praticar uma atividade física para manter a saúde em dia, não importa a sua idade? Então, aproveita o empurrãozinho e procure o esporte que mais proporciona prazer para curtir com muita saúde tudo o que a vida tem a oferecer!

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Com imagens e informações de: vivomaissaudavel.com.br; globoesporte.globo.com; brasil.gov.br; sportpourlavie.ca; abneuro.org; doutissima.com.

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