10 dicas para andar de bicicleta com segurança no trânsito

10 dicas para andar de bicicleta com segurança no trânsito

A bicicleta é um dos modais de transporte mais eficientes quando se fala em agilidade no trânsito e sustentabilidade. Mas antes de sair pedalando por aí, que tal conferir algumas dicas para andar de bicicleta com segurança? 

Setembro é considerado o mês da mobilidade, por haver datas comemorativas como o Dia Nacional Sem Carro (22/09) e o Dia Nacional do Trânsito (25/09). Neste mês são realizadas diversas ações e atividades, em várias cidades do país, para conscientizar as pessoas da importância em se pensar que existem outras opções para se deslocar, além dos carros.

Desde 2006, todos os anos, o Desafio Intermodal se propõe a responder qual o meio de transporte mais eficiente nas cidades. Este desafio foi criado pela ONG Transporte Ativo, do Rio de Janeiro, que teve como ideia fazer uma avaliação para saber qual o meio de transporte mais eficiente dentro de uma cidade. Os modais utilizados para realizar esta avaliação são: bicicleta, skate, patins, pedestres, cadeirante, transporte público, moto, carro e até mesmo helicóptero. Os critérios de avaliação levados em consideração são o tempo e dinheiro gasto, além da poluição emitida para se locomover.

dicas-para-andar-de-bicicleta-Intermodal

Participantes do Desafio Intermodal

Neste ano, o Desafio Intermodal foi realizado em várias cidades brasileiras, sendo uma delas, São Paulo. Lá, o teste aconteceu no dia 15 de setembro, com a realização do trajeto que foi da Praça General Gentil Falcão, no Brooklin, até a Prefeitura de São Paulo, no Anhangabaú. O trecho foi de aproximadamente 10 km e foi percorrido por todos os participantes, cada um com o seu meio de transporte, simultaneamente, durante a hora do rush.

E não foi surpresa para muitos que na maioria das cidades, assim como em São Paulo, o meio de transporte mais rápido foi a bicicleta. Os ciclistas paulistas completaram o trajeto em até pouco mais de 18 minutos, enquanto os motoristas que fizeram o teste com o carro, completaram o percurso em mais de uma hora.

porta-medalhas-ciclismo

Confira abaixo a colocação de cada modal e o tempo gasto para realizar o percurso na cidade de São Paulo:

1)Bike em vias rápidas: 18min36seg

2) Skate: 45min10seg

3)Patins: 46min47seg

4) Trem + metrô: 55min19seg

5) Taxi: 1h021seg

6) Carro: 1h049seg

Na compilação dos resultados de São Paulo, desde 2006, início do projeto, a bicicleta completou o trajeto no menor tempo em sete das 10 edições realizadas, incluindo os dois últimos anos. Os outros meios de transporte vencedores foram a motocicleta (2 vezes) e o helicóptero (1 vez).

Esta avaliação acaba por confirmar o que há tempos as pessoas começaram a perceber:  muitas vezes levamos mais tempo para fazer determinados trajetos de carro e que vale a pena pensar em optar por meios de transporte alternativos. Isso contribui tanto para o seu bolso quanto para a sua saúde e também para o meio ambiente.

dicas-para-andar-de-bicicleta-Intermodal-ciclistas

Dicas para andar de bicicleta com segurança

Mas antes de você se animar e sair por aí pedalando, que tal conferir alguma dicas para andar de bicicleta com segurança no trânsito? São medidas simples que garantem que o seu percurso seja realizado de forma tranquila e segura. Então vamos às dicas?

1 – Primeiramente, verifique as condições de sua bicicleta, se tudo está em ordem, como as rodas, se estão bem encaixadas, os freios estão funcionando e se os pneus não estão gastos, para que nenhum imprevisto aconteça enquanto pedala.

2 – Outra dica importante para andar de bicicleta com segurança, é se preocupar com os seus equipamentos. Não precisamos nem falar que o capacete é de uso obrigatório, para proteção em caso de acidente ou queda. Luvas e óculos também são importantes para garantir a sua segurança.

dicas-para-andar-de-bicicleta-Intermodal-ciclistas-equipamentos

3 – Roupas: Muita gente acha que usar roupa própria para ciclismo é frescura. Na verdade, estas roupas normalmente são mais coloridas, com cores vivas, como neon, para que o ciclista fique bem visível aos motoristas. A bermuda acolchoada também é muito útil para evitar dores após pedalar. E para pedalar à noite, entram em cena as roupas com fitas refletivas, que refletem a luz dos veículos e sinalizam que tem ciclista na pista.

4 – Para pedalar à noite, além das roupas com detalhes refletivos, equipe a sua bicicleta para que ela fique iluminada. Utilize um pisca-pisca traseiro, qualquer outra iluminação, ou ainda um farol.

5 – Outros equipamentos que também são fundamentais para a sua bicicleta e até mesmo obrigatórios por lei são o espelho retrovisor, para visualizar os carros e a campainha, para alertar os pedestres.

6 -O ideal é que você carregue na sua bicicleta um kit para o caso de um pneu furar. Este kit deve conter pelo menos uma câmara de ar reserva, uma bomba de encher pneu, kit remendo e chaves específicas para a sua bicicleta.

7 – Uma das dicas para andar de bicicleta com segurança, muito importante, é planejar rotas secundárias, com ruas que tenham pouco movimento de carros e respeitar as normas de trânsito. Além disso, procure circular sempre pelo lado direito da via, não tão próximo ao meio fio.

8 – Siga o fluxo dos carros, nunca pela contramão. Sempre ande em linha reta, não faça zigue-zague e evite olhar para trás, só realmente quando for necessário. E lembre-se de sinalizar visivelmente com gestos as suas intenções e manobras.

dicas-para-andar-de-bicicleta-Intermodal-ciclistas-sinalizacao

9 – Muita atenção nos cruzamentos, esquinas e saídas de estacionamento. Além disso, também tome cuidado ao passar por carros estacionados, já que as portas podem abrir-se de repente e causar algum acidente.

10 – Todo cuidado ao pedalar com fones de ouvido. Ao mesmo tempo que ouvir música enquanto anda de bicicleta pode ser muito prazeroso, ao mesmo tempo pode ser perigoso, já que os fones podem bloquear sons que você precisa ouvir para dirigir defensivamente e prestar atenção no que se passa ao redor. O mesmo cuidado vale para quem adora falar no celular enquanto pedala, hein?

Quer mais dicas para andar de bicicleta com segurança? Confira o vídeo abaixo e veja como pedalar seguramente pelas vias da cidade:

https://www.youtube.com/watch?v=QvnTZ4dOmDU

Bom, agora que você já sabe algumas dicas para andar de bicicleta com segurança e os cuidados necessários é só organizar o melhor trajeto, providenciar os equipamentos necessários e curtir o passeio de bicicleta antes e depois de um dia de trabalho!

E se você já usa a bicicleta como meio de transporte e tem alguma dica de segurança que não contamos aqui no post, escreva para gente nos comentários! 😉

Com informações e imagens: vadebike.com.br; ciclobr.org.br;

semanadamobilidade.wordpress.com; sampabikers.com.br; Pinterest

Você deve estar 0gado para postar um comentário.