Com objetivo de incentivar a mobilidade, o projeto Cine Pedal Brasil ocupa praças públicas exibindo filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas.

Você já pensou como seria bacana produzir a energia que consome?  E mais, já pensou em ir a um cinema ao ar livre, mas ter que pedalar pra produzir a energia necessária para a exibição do filme?

Parece brincadeira, mas isso já realidade, sim! Adorou a novidade, né? Nós, do Porta Medalhas também curtimos muito esta ideia do Cine Pedal Brasil e vamos te contar neste post tudinho sobre este projeto superbacana.

O que é o Cine Pedal Brasil?

O Cine Pedal Brasil é um projeto com o objetivo de incentivar a mobilidade, que ocupa praças e espaços públicos exibindo filmes que são projetados a partir da energia gerada através de algumas bicicletas.

cine-pedal
Bicicletas fixas do Cine Pedal que produzem energia para a exibição do filme

O projeto que une a inovação à promoção da cultura, além de estimular a prática do esporte, é idealizado pela produtora Inffinito, fundada em 1995 por Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli. A produtora – que é detentora da tecnologia de exibição por meio de energia limpa no Brasil,  é referência aqui e no exterior pela realização de festivais de cinema, produção audiovisual e eventos culturais.

Cinco cidades brasileiras participam desta primeira edição do Cine Pedal, que está sendo realizado do dia 21 de maio a 10 de julho. O festival itinerante, que acontece sempre aos sábados e domingos, já passou pelo Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre.

No dia 18 e 19 será a vez de São e Paulo e no dia 09 e 10 de julho a cidade de Porta Alegre. Na segunda fase do Cine Pedal Brasil, mais cinco cidades serão contempladas pelo projeto: Brasília, Goiânia, Salvador, Recife e Natal.

Como funciona a geração de energia no Cine Pedal?

Para produzir a energia necessária para exibição do filme, o Cine Pedal tem uma infraestrutura que conta com 10 bicicletas fixas e outras 10 bases que podem ser utilizadas pelo público, para encaixar as suas próprias bicicletas, de qualquer modelo, seja adulto até mesmo as infantis.

cine-pedal-tela-espectadores

Assim que começam as pedaladas, as bicicletas produzem a energia motriz – energia mecânica gerada por meio de movimentos contínuos, que é enviada para um equipamento condensador que alinha toda a energia recebida e em seguida redistribui para o projetor e os equipamentos de som e iluminação do evento, como no esquema abaixo:
cine-pedal-funcionamento

Os ciclistas precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cinema funcionar e acompanham através de um sinalizador que exibe em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia gerada também pode ser usada para carregar dispositivos eletrônicos de quem está participando do festival.

Quem tem interesse em pedalar e gerar energia para exibição do filme no Cine Pedal Brasil deve se inscrever no local. E para quem ficou com vontade de dar uma passadinha pelo evento na sua cidade, além da exibição dos filmes, o público pode participar de debates com especialistas que terão como temas: “inovação em geração de energia” e “meio ambiente e sustentabilidade x educação”.

E não para por aí, não! O público também vai encontrar no evento um DJ convidado e dez foodbikes, com comidinhas diversas.

Filmes exibidos no Cine Pedal

Com curadoria de Adriana L. Dutra, uma das fundadoras da Inffinita e diretora do Cine Pedal, os filmes projetados são os documentários:

Bike vs Carros – Com roteiro e direção de Fredrik Gertten, o filme aborda a questão da mobilidade urbana e como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades.

O menino e o mundo – Com direção de Alê Abreu, o filme conta a história de um menino, que sofrendo com a falta do pai deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas‐bichos e estranhos seres.

cine-pedal-espectadores

E aí,  se animou em pedalar e pegar um cineminha? Então não perde tempo e confira a agenda do Cine Pedal! O evento já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre, mas ainda dá pra conferir o festival nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

E fique ligado na segunda fase do projeto, que será realizado nas cidades de Brasília, Goiânia, Salvador, Recife e Natal. Ah, e se der uma passadinha pelo Cine Pedal, não esquece de contar para gente como foi participar desta experiência! ;)

SERVIÇO

1º Cine Pedal Brasil
De 21 de maio a 10 de julho
Dias e horários:
sábados e domingos, das 15 às 21h
Entrada grátis

Datas

Rio de Janeiro
Parque dos Patins
21 e 22 de maio

Florianópolis
Praça Bento Silvério na Lagoa da Conceição
28 e 29 de maio

Porto Alegre
Parque Farroupilha
04 e 05 de junho

São Paulo
18 e 19 de junho
Centro Cultural São Paulo – Jd Suspenso – Rua Vargueiro, 1000 – Paraíso

Belo Horizonte
09 e 10 de julho
Parque Municipal – Av. Afonso Pena, 1377 – Centro

Programação em todas as localidades
15h- Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários e ativação das tendas de relacionamento
16h- Subida da Tela e inicio de musica;
17h- Diálogos Com o Público – debate entre representante do filme a ser exibido e profissionais ligados à sua temática;
18h30- Exibição do filme;
21h- Fim da programação.

Fontes: cinepedalbrasil.com.br
Imagens: O Globo; Jornal GGN.

Deixe uma resposta