Você sabia que há atividades físicas que são mais indicadas para determinadas faixa de idade?Confira as dicas e saiba quais os melhores esportes para crianças.

Final do ano já está aí e além de todas as datas comemorativas, para quem tem filhos é também a hora de pensar em rematrícula da escola, lista do material escolar e se a criançada vai praticar alguma atividade física. Pois é, em uma geração que as crianças são superestimuladas e desde cedo já têm contato com a tecnologia, seja com filminhos e jogos nos celulares, tablets, além da televisão, é importante programar atividades físicas para auxiliar no desenvolvimento biológico, social e físico e fazer com que os pequenos criem o hábito do esporte para uma vida ativa e saudável.

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E nada mais gostoso do que aliar o esporte a brincadeira, não é mesmo? Da mesma forma que nós adultos sentimos prazer ao praticar uma atividade física, as crianças, além de se divertirem, desenvolvem diversas habilidades, como coordenação, respiração, senso de responsabilidade, trabalho em equipe e respeito.

Além disso, segundo pesquisas, as crianças que praticam uma atividade física com regularidade têm a probabilidade muito maior de passar longe das drogas e da obesidade, desenvolvem mais a inteligência e a memória, perdem a timidez e ganham autoconfiança, pela convivência com as outras crianças.

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7 razões para as crianças praticarem esportes

Além destes benefícios, enumeramos abaixo mais alguns bons motivos para as crianças praticarem esportes:

1. Crianças com senso de colaboração e menos individualista;

2. Estimulo a responsabilidade e a seguir algumas regras;

3. Ajuda a canalizar o excesso de energia e a impulsividade;

4. Ensina a criança a respeitar as outras pessoas;

5. Ajuda no crescimento físico;

6. Ajuda a criança a entender que na vida há perdas e ganhos;

7. Deixa a criança menos egoísta e mais perseverante.

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Só fatores positivos, não é mesmo? Mas antes de matricular o seu filho em qualquer atividade física, lembre-se de que os esportes para crianças devem ser vistos como atividades lúdicas e não como uma obrigação e cobrança por resultados. Por isso, antes de inscrever o seu filho em qualquer atividade física, fique atento a alguns pontos:

-Nunca pressione uma criança a escolher o esporte que você mais se identifica, ou então querer transformá-la no próximo Messi, do futebol, do dia para noite. Muitas crianças manifestam claramente as suas preferências ou querem praticar as mesmas atividades que os seu amigos, por isso respeite a escolha dos pequenos.

– Ninguém melhor do que os pais para conhecerem a personalidade dos seus filhos e identificar se a criança é mais calada ou gosta de liderar, se gosta de estar com outras crianças ou prefere brincar mais sozinho, se sabe seguir instruções, se manter calma e ouvir alguém falar, por exemplo. Isso pode ajudar a determinar qual o esporte que tem mais a ver com o perfil da criança.

Os melhores esportes para crianças

E agora que você já sabe os pontos que deve prestar atenção antes de decidir qual esporte o pequeno vai treinar, você sabia que há atividades físicas que são mais indicadas para determinadas faixa de idade?Confira as dicas e saiba quais os melhores esportes para crianças de determinada faixa etária e qual a melhor atividade para inscrever o seu filho.

Primeiros meses de vida até 1 ano da criança:

  • Nesta fase inicial de crescimento, normalmente as atividades físicas são mais básicas, leves e harmoniosas, como engatinhar e dar os primeiros. Mas é possível também já inscrever o bebê nas aulas de natação ou se achar melhor a partir de um ano. Segundo médicos pediatras, a natação é um esporte completo que ajuda a trabalhar o sistema respiratório, além de melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura. E tudo isso sem muitas regras neste início, já que a diversão é pular na água e nadar!

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Crianças de 1 a 6 anos:

  • A natação continua sendo uma ótima pedida como esporte para as crianças, já que além de todos os benefício já citados, este esporte proporciona interação com outras crianças, mas também acaba por desenvolver o desempenho pessoal do pequeno.

E para quem muitas vezes anda com o orçamento apertado e sem a possibilidade de pagar uma escolinha de natação, nada de achar que o pequeno vai ser prejudicado. Saiba que o subir e descer escadas é um ótimo exercício físico para as crianças nesta faixa etária. Este exercício auxilia no equilíbrio e coordenação e o melhor, sem custo algum. Além disso, outras atividades esportivas como andar de bicicleta, subir em escorregador, árvores e brinquedos são ótimos exercícios, além de superdivertidos.

Crianças entre 6 a 12 anos:

  • Nesta fase, normalmente as crianças já estão na escola, começam a ter contato com diversas modalidades de esportes e identificar-se com os que têm mais afinidade. É também nesta fase que muitos pais optam em colocar as crianças em escolinhas de esporte. E as opções são diversas, como:

Futebol, basquete, e vôlei: atividades que trabalham mais o aspecto psicológico, o trabalho em equipe, o convívio com diferentes tipos de personalidades e o aprendizado do ganhar e perder.

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Artes marciais, como o judô e o karatê: modalidades que vão trabalhar muito a disciplina nas crianças, concentração e mentalização, além de diversos valores importantes, como respeito, a capacidade do próprio corpo e a não-violência. É um ótimo esporte para crianças com um lado mais agressivo. Quer saber mais sobre este esporte milenar? Confira o post que publicamos aqui no blog e fique por dentro de tudo!

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Balé e outras danças: também são ótimas atividades físicas que estimulam o convívio com outras crianças, a expressão corporal e o aprendizado do que o próprio corpo é capaz de produzir.

Crianças de 6 a 12 anos:

  • Nesta fase, o interessante é apresentar diversas modalidades de esportes às crianças, tanto de equipe, como os individuais, como o tênis, por exemplo. O bacana de apresentar diversas modalidades para a criança nesta faixa etária é que eles já têm suas próprias preferências e gostos e por isso pode decidir e praticar a atividade física que mais se identificar.

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Crianças dos 12 aos 15 anos:

  • Tem muitos adolescentes por aí contando os dias para se inscreverem em uma academia de musculação e ficarem saradões. Mas, você sabia que há uma idade certa para iniciar a musculação? Para as meninas, a idade correta é a partir dos 12 anos (ou depois da primeira menstruação) e para os meninos, após os 15 anos, quando normalmente acontece o chamado estirão de crescimento. Além da idade para começar a treinar esta modalidade, a musculação exige atenção e cuidados redobrados, já que pode causar algumas lesões nas articulações.

E além das atividades físicas citadas acima, há muitos outros esportes para crianças, como corridas, crossfit e muitos outros, desde bater uma bolinha com o papai ao pique-esconde com os amigos, que podem ser atividades praticadas no seu quintal, na rua ou nos parques. Porque a gente sabe, criança gosta mesmo é de brincar e se for com os pais então, é diversão na certa!

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Seja em qual faixa etária as atividades físicas forem praticadas, vale ressaltar que os melhores esportes para crianças proporcionam a oportunidade do convívio em grupo, a prática da solidariedade e o respeito aos limites e regras da competição, além da superação e garra para conquistarem os seus objetivos e o mais importante de tudo, eles aprendem e se divertem enquanto praticam o esporte.

E aí, curtiu as dicas sobre os melhores esportes para as crianças? Conte pra gente nos comentários se o seu pequeno já pratica alguma atividade física e os benefícios que você já percebeu. ;)

Com informações e imagens de: blogelian.com.br; mulher.com.br; dicasdemulher.com.br; sportt.com.br; instituto pensi.org.br; br.guiainfantil.com; desenvolvimentodobebe.com.br.

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