6 dicas para praticar atividades físicas no verão

6 dicas para praticar atividades físicas no verão

As temperaturas estão altas, mas isso não é desculpa para ficar parado. Pratique atividades físicas no verão regularmente com as nossas dicas!

As altas temperaturas estão tomando conta do Brasil e, mesmo em estados tipicamente mais frios, o termômetro está passando dos 30°C. Ame ou odeie, o sol nasce para todos, e vamos combinar que muita gente aproveita a ocasião para deixar a preguiça de lado e vai ao parque mais próximo para fazer exercícios ao ar livre, curtindo a natureza. De fato, isso é ótimo e esta atmosfera quente proporciona e motiva até mesmo os mais preguiçosos. Se este é o seu caso, fique atento: fazer atividades físicas no verão exige cuidados redobrados e, pra te ajudar, separamos dicas fundamentais para estes momentos. Confira!

Atividades físicas no verão só com protetor solar

Por mais que seja clichê, muita gente torce o nariz ou sequer dá importância ao pobre protetor solar na hora de fazer atividades físicas no verão. É chato ter que passar no corpo inteiro? É. É mais chato ainda ter que reaplicá-lo após duas horas? É. Mas ele significa proteção e jamais (JAMAIS) você deve ficar exposto à radiação solar sem ele. Isto porque, do contrário, as consequências vão desde uma tremenda queimadura a um câncer de pele. Isto mesmo – de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele sejam registrados todos os anos por causa da exposição direta e por muito tempo ao sol.

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Então, fica a dica: exercício físico antes do meio-dia e após às 16 horas, ok? Pois são estes os períodos nos quais os raios solares não estão tão intensos e você conseguirá fazer sua atividade numa boa. Sem ficar sufocado, cansado e desidratado – e, cá entre nós, isto já é assunto para um outro tópico…

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Hidratação e alimentação leve sempre!

Nosso corpo transpira mais durante o verão e associar isso a atividade física intensa resulta em uma combinação perigosa: desidratação. Portanto, respeite os limites do seu corpo e tome muita água, além de outros líquidos como chás, sucos naturais e água de coco para repor os líquidos perdidos durante os treinos. Associado a ingestão dos líquidos vale reforçar também a importância de consumir alimentos mais leves, sobretudo, antes dos treinos, afinal, comer muito pode atrapalhar o seu desempenho e até te fazer mal.

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Mesmo se souber nadar, cuidado!

No verão, a gente quer mesmo é se refrescar e se puder associar isso à atividade física melhor ainda, né? Não é à toa que todo mundo parte pra uma natação, hidroginástica e até se aventura em mar aberto. Independente da sua escolha, é preciso tomar cuidado para evitar afogamentos e outros acidentes ocasionados pela autoconfiança – seja porque sabe nadar ou acha que pode saltar porque a profundidade é suficiente. Nestes casos, sempre vale a máxima: água no umbigo, sinal de perigo.

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Correr na areia pode?

Muita gente vai pra praia esta época do ano e a academia acaba sendo na areia mesmo. Alguns preferem a bicicleta e outros a corrida – no caso de optar pelas duas rodas, tudo bem, talvez você force um pouquinho, mas nada que o ajuste da marcha não resolva. No entanto, se você for correr, é preciso ter cautela, pois os pés não chegam a ter total estabilidade no solo arenoso, o que exige mais potência dos músculos. Isto significa que para pessoas com histórico de lesões, esta atividade física de verão pode ser prejudicial, ou seja, por mais que ela proporcione mais resistência, o risco de sofrer outras lesões é ainda maior.

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Roupas leves

Já vimos que atividades físicas no verão podem ser uma boa saída para quem quer se exercitar e perder alguns quilinhos antes que a estação termine, mas antes de terminar este post, não podemos deixar de mencionar a importância de usar roupas adequadas durante os treinos. Isso significa usar peças de tecidos leves, que facilitam a transpiração e o movimento.  No mercado, existem peças específicas para este fim, e o seu desempenho nos treinos pode ser muito melhor só por conta da roupa que veste, sabia?

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Não vá na onda dos esportes da moda

Entra e sai verão, as atividades físicas tradicionais ganham as areias, mas a cada ano, novos esportes surgem e acabam virando febre entre os atletas de temporada. Foi assim com surfe, e mais recentemente com o stand up paddle. Você, muito provavelmente, foi tentado a participar de alguma prática quando viu a ‘oferta’ em plena areia. Para evitar lesões nestes esportes que costumam fazer parte do verão, é importante não ir na onda e respeitar os seus limites, isto porque muitas vezes você não tem a instrução necessária para a prática e pode se machucar.

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Se mesmo assim você não resistir e quer se aventurar sendo um atleta de temporada, seja de um esqui aquático ou kitesurf, tenha um profissional sempre por perto e analise se todos os equipamentos são seguros o suficiente para a prática.

Com alguns cuidados simples, é possível praticar atividades físicas durante o verão e aproveitar a estação mais quente do ano ao máximo. Tem alguma dúvida ou gostaria de completar com outras dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

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