5 benefícios de uma dieta rica em fibras

5 benefícios de uma dieta rica em fibras

Uma dieta rica em fibras é super importante para seu organismo! No post de hoje, separamos 5 benefícios das fibras e explicamos melhor sobre o potencial desse composto.

Você já deve ter ouvido falar da importância de uma dieta rica em fibras. A ingestão de alimentos com esse composto vegetal é essencial para nosso organismo, principalmente para nosso aparelho gastrointestinal. Existem inúmeros benefícios além desse, que trouxemos no post de hoje. 

Mas, antes de saber cada um deles, já leia o artigo com isso em mente: é recomendável a ingestão de em média 25 a 30 gramas de fibras diariamente. Somente com esse consumo que será possível notar diferenças no seu organismo. Além desse consumo mínimo, para fazer seus efeitos realmente funcionarem, é importante a ingestão de em média 1 a 1,5 litros de água por dia.

Vamos entender melhor sobre o assunto?

Tipos de fibras

As fibras se dividem em dois tipos: solúveis e insolúveis. Os tipos existentes estão relacionados a sua capacidade de dissolução.

Fibras solúveis

As fibras solúveis recebem esse nome justamente porque se dissolvem com água quando ingeridas, formando uma espécie de gel no estômago. Esse gel permanece mais tempo do estômago e no intestino, o que dá a sensação de saciedade. As fibras deste tipo também são responsáveis pela regulação do intestino pois possuem bactérias boas. Alguns exemplos de fibras solúveis são a pectina e a inulina, fibras que podem ser encontradas em frutas, vegetais e grãos.

Fibras insolúveis

As fibras insolúveis, por sua vez, não se diluem na água. Essa característica colabora na movimentação dos alimentos pelo sistema digestivo, pois a fermentação dessas fibras é limitada, o que faz elas acelerarem o trânsito intestinal. Dentre outros benefícios dessa fibra, também está a atuação como um laxante natural, prevenindo diversas doenças. Celulose e lignina são exemplos de fibras insolúveis e podem ser encontrada em todos os tipos de grãos de cereais e em frutas e vegetais com casca.

5 benefícios de uma dieta rica em fibras

5 benefícios de uma dieta rica em fibras

1. Combate na prisão de ventre

Como já mencionamos, as fibras têm papel super importante no trânsito e eliminação das fezes. Por isso, elas auxiliam muito na prisão de ventre, pois reagem com a água, provocando reações de fermentação e estimulando o crescimento de bactérias benéficas que facilitam a eliminação do bolo fecal.

2. Regulamentação da flora intestinal e do sistema gastrointestinal

As fibras não só auxiliam a eliminação de fezes, mas tem papel fundamental em toda a flora intestinal, promovendo a saúde da microbiota intestinal, diminuindo a inflamação do órgão e aumentando as defesas do organismo.

3. Sensação de saciedade

Quando entram em contato com a água no estômago, as fibras do tipo solúvel se transformam em um gel que fica por mais tempo no estômago – em relação a outros tipos de alimento – dando uma sensação de saciedade por um período maior. O que é ótimo para quem pratica exercícios ou deseja emagrecer.

4. Auxilia na saúde do coração

Pesquisam apontam que a ingestão constante de fibras está diretamente ligada à saúde do coração. Portanto, quem tem o hábito de consumir constantemente alimentos ricos em fibra, possuem 40% menos chances de desenvolver doenças cardíacas.

5. Diminui os níveis de colesterol

Como o corpo humano não digere as fibras, elas ajudam a diminuir a absorção de gorduras e colesterol no corpo. Então, a longo prazo, a concentração desses elementos se regulamenta.

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Quais alimentos são ricos em fibras?

Para garantir uma dieta rica em fibras, existe uma grande diversidade de alimentos que podem ser adicionados a sua dieta. Entre esses alimentos há opções de frutas, vegetais e cereais. Dentre os cereais, você pode optar pelo arroz, trigo, centeio, cevada e aveia. Já dentre os vegetais e leguminosas, temos os feijões, lentilha, grão de bico, ervilha e vegetais como cenoura, pepino, agrião, repolha e rúcula. Algumas sementes como chia, linhaça e semente de abóbora também são ricas em fibras.

Gostou do tema? Então adicione mais fibras na sua alimentação diária e potencialize ainda mais os benefícios do esporte que você pratica! Se você souber de mais algum benefício das fibras, comenta aqui embaixo!

Com imagens e informações de: Receita de Vida, Dr. Juliano Pimentel, Onodera Estética, Minha Vida, Tua Saúde, Conquiste Sua Vida, Envato.

Tipos de corrida

Tipos de corrida: quais são e quais as diferenças

Existem vários tipos de corrida! Você sabe quais são eles, quais suas diferenças e os cuidados para a prática de cada um? Confira agora mesmo nesse post!

A corrida é um esporte super prático e preferido por muitos! O esporte é uma das formas mais primitivas de exercício: a primeira corrida como competição surgiu na Grécia Antiga em 776 a.C., na cidade de Olímpia – onde nasceu os jogos olímpicos.

Mas, a prática da corrida querer alguns cuidados específicos que variam também de acordo com os tipos de corrida existentes.

Você sabe quais são eles?

Saber os tipos é essencial antes de começar a praticar, para ver qual é ideal para você e também para realizar a preparação correta para o esporte.

Quais são os tipos de corrida?

  • Corrida de pista (pistas ovais, meio fundo, fundo, com obstáculos)
  • Corrida de revezamento
  • Corrida de rua
  • Corrida cross country
  • Corrida em montanha
  • Corrida trail

Qual a diferença do tipos de corrida existentes?

Corrida de pista

A corrida de pista é a forma mais comum do esporte e se divide em algumas modalidades específicas: corrida em pistas ovais, corrida de meio fundo, corrida de fundo e corrida com obstáculos. Todas essas acontecem em uma pista, geralmente em estádios, que é dividida em várias faixas que delimitam o espaço dos corredores. 

A extensão da pista varia de acordo com a modalidade. Na corrida de pistas ovais, por exemplo, o competidor pode correr em faixas de 100, 200 ou 400 metros. Já nas corridas de fundo, a distância pode chegar a 10 mil metros.

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Corrida de revezamento

A corrida de revezamento é disputada por equipes com quatro atletas e é dividida em etapas de 100 ou 400 metros. A ideia é que cada equipe ocupe uma raia inteira da pista e a dinâmica da competição funciona assim: cada atleta percorre 1 quarto do percurso, até alcançar o próximo de sua equipe; quem completar o ciclo em menor tempo, vence a prova.

Corrida de rua

As corridas de rua também são super comuns e fáceis de praticar, sendo portanto o tipo de corrida mais praticado no mundo. Além disso, essa modalidade já era popular na Inglaterra lá no século 18, o que também ajudou na disseminação da categoria. As corridas de rua recebem esse nome porque geralmente são praticadas em vias urbanas e pavimentadas, o que favorece a modalidade. As competições da modalidade envolvem distâncias de 5, 10, 21 e 42 quilômetros;

No Brasil e por todo o mundo existem competições de rua muito famosas, como a tradicional São Silvestre, disputada no último dia do ano aqui no Brasil, desde 1924. 

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Reprodução: A Gazeta

Corrida cross country

A corrida cross country caracterizada por acontecer em um circuito fora da estrada normal e é geralmente feito em gramados. Essa corrida não é tão comum como as outras, mas é super indicada e buscada por aqueles que gostam de aventura e querem fortalecer seus músculos. Nas competições, a distâncias vão de 4 a 12 km, variando conforme gênero e idade.

Corrida em montanha

A corrida em montanha, como o próprio nome diz é caracterizada por um percurso com característica de montanha, cheio de subidas, descidas e muitos obstáculos. Ela se diferencia do cross country, esse tipo de corrida deve possuir um mínimo de altimetria acumulada (soma de subidas e descidas), tendo como base o nível do mar. O desafio desse tipo de corrida é bem maior e envolve não só o desafio da corrida em si, mas também é necessário muita força e resistência. Contudo, o importante é que o esforço é recompensado pelo visual incrível das montanhas!

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Benefícios de praticar corrida

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Os benefícios da prática da corrida são inúmeros, independente da modalidade escolhida. Listamos alguns deles para te auxiliar – lembrando que esses benefícios estão atrelados a outros fatores também.

  1. Acelera o metabolismo
  2. Fortalece ossos e músculos
  3. Emagrece
  4. Diminui o estresse e a ansiedade
  5. Previne o desenvolvimento de doenças cardíacas
  6. Melhora a qualidade do sono
  7. Melhora a capacidade cognitiva
  8. Aumenta o nível de disposição física

Então bora começar a começar? Coloca o tênis e vai! Você vai notar uma melhora significativa na sua vida!

Com imagens e informações de: Ativo.com, Globo Esporte, Web Run, Minha Vida, Dicionário Olímpico, Free The Essence, Envato e Pixabay.