Passa ano, chega ano e se tem uma coisa que o brasileiro espera ansioso no fim do ano, pois gosta muito de acompanhar, é a retrospectiva do esporte.

A nossa retrospectiva do esporte em 2019 é bem movimentada e marcada por grandes alegrias. Com tantas taças levantadas e medalhas conquistadas, alguns dos principais eventos esportivos aconteceram neste ano.      

Retrospectiva do esporte: o que marcou o ano de 2019

E você, é capaz de realizar sozinho uma retrospectiva do esporte? Se você perdeu algo, não se preocupe, abaixo separamos tudo o que de melhor aconteceu em 2019. Vem relembrar com a gente!


FUTEBOL

Como essa é, com certeza, a paixão nacional, nós não poderíamos deixar de começar por ele.

 

Copa América

Já começamos com vitória! A seleção brasileira foi campeã invicta da Copa América 2019, que aconteceu aqui mesmo no Brasil, entre os dias 14 de junho e 7 de julho.
Entre os destaques está o artilheiro Everton, que fez três gols, além de sermos a defesa menos vazada, que sofreu apenas um gol, no jogo da final contra o Peru.


retrospectiva do esporte copa america

Copa do Mundo de Futebol Feminino

Aqui estamos falando de um dos maiores destaques do futebol em 2019. Pela primeira vez, a Copa do Mundo Feminina foi transmitida na TV aberta, superando 1 bilhão em audiência, de acordo com o relatório da FIFA.
A 8ª edição aconteceu na França entre os dias 7 de junho a 7 de julho e reuniu 24 países.

Mais uma vez, os Estados Unidos conquistaram o título, o seu 4º, em cima da Holanda. Já o Brasil foi eliminado nas oitavas de final pela França.
Por sua vez, a Conmebol e a CBF começaram a exigir que os clubes mantenham equipes femininas para disputar a Série A e a Libertadores.

retrospectiva do esporte futebol feminino

Copa Libertadores da América

Num jogo emocionante e nervoso, o Flamengo foi o campeão da 60ª edição que foi disputada por 47 times de 10 países.
O Urubu ganhou de virada, nos minutos finais, quando o jogo já estava dominado pelo seu adversário, o Riverplate, que até então ganhava pelo placar de 1 x 0. Essa foi a primeira vez que uma final de Libertadores foi disputada em jogo único e em campo neutro, neste caso, no Peru.
 
retrospectiva do esporte flamengo

Copa do Brasil

O campeão dessa edição foi o Athlético Paranaense. Essa é a primeira vez que o título foi conquistado por uma equipe do estado do Paraná.
O furacão consagrou-se campeão batendo o Internacional, no Estádio Beira-Rio lotado. Durante a trajetória, o time paranaense deixou pelo caminho outros gigantes nomes como Flamengo e Grêmio, cravando assim seu nome entre os grandes do Brasil.

copa brasil

 FÓRMULA 1

Algo que não podemos negar é que em 2019 só deu Lewis Hamilton. Essa é a sexta vez que o piloto se consagrou campeão da temporada. Dessa forma, o inglês só está atrás de Michael Schumacher, detentor de 7 títulos.

A Mercedes, por sua vez, está imbatível. Ela não descansa e mostra que está cada vez mais perto de atingir a perfeição.

Esse também foi o ano de notar atletas mais amadurecidos, como Max Verstappen e Charles Leclerc.

formula 1

JOGOS PAN-AMERICANOS

Realizados em Lima – Peru, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, nessa edição o Brasil bateu o recorde de medalhas (171) e pódios na história da competição, ficando na segunda colocação no quadro de medalhas. Foi a primeira vez desde 1963.

Francisco Barreto foi eleito o melhor atleta dos jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Ao conquistar 3 medalhas de ouro, ele foi o principal destaque individual na competição e teve papel fundamental na linda campanha da modalidade no Pan e faturou 11 medalhas. 

A Argentina foi eliminada por um motivo inusitado: perdeu o jogo por W.O por utilizar o uniforme errado durante um jogo de basquete contra a Colômbia.

jogos pan americanos 2019

JOGOS PARAPAN-AMERICANOS

Diferentemente do Pan, no Parapan, o Brasil conquistou o primeiro lugar, com um total de 308 medalhas, sendo 124 de ouro. Desde 2007, o Brasil é imbatível no quadro de medalhas.

Duas performances chamaram a atenção entre os atletas brasileiros: Daniel Dias, que conquistou 33 medalhas de ouro em 33 provas, começando a contar no Parapan de 2007, e Phelipe Rodrigues que participou de oito provas, ganhando sete medalhas de ouro e uma de bronze. Ele foi o competidor que mais trouxe medalhas na bagagem.

jogos parapan americanos

COPA DO MUNDO DE VÔLEI MASCULINO

Após uma campanha praticamente perfeita e invicta, no dia 14 de outubro, em Hiroshima – Japão, o Brasil foi tricampeão com um jogo de antecedência. Ao todo foram 11 vitórias em 11 jogos, perdendo apenas cinco sets.

volei

Essas foram algumas das conquistas que marcaram o esporte em 2019. E para você, quais foram os fatos que mais marcaram a retrospectiva do esporte? Conta pra gente! Por aqui, seguimos ansiosos pelas disputas de 2020!

Com imagens e informações: Pinterest; globoesorte.globo

Deixe uma resposta