Existem vários tipos de corrida! Você sabe quais são eles, quais suas diferenças e os cuidados para a prática de cada um? Confira agora mesmo nesse post!

A corrida é um esporte super prático e preferido por muitos! O esporte é uma das formas mais primitivas de exercício: a primeira corrida como competição surgiu na Grécia Antiga em 776 a.C., na cidade de Olímpia – onde nasceu os jogos olímpicos.

Mas, a prática da corrida querer alguns cuidados específicos que variam também de acordo com os tipos de corrida existentes.

Você sabe quais são eles?

Saber os tipos é essencial antes de começar a praticar, para ver qual é ideal para você e também para realizar a preparação correta para o esporte.

Quais são os tipos de corrida?

  • Corrida de pista (pistas ovais, meio fundo, fundo, com obstáculos)
  • Corrida de revezamento
  • Corrida de rua
  • Corrida cross country
  • Corrida em montanha
  • Corrida trail

Qual a diferença do tipos de corrida existentes?

Corrida de pista

A corrida de pista é a forma mais comum do esporte e se divide em algumas modalidades específicas: corrida em pistas ovais, corrida de meio fundo, corrida de fundo e corrida com obstáculos. Todas essas acontecem em uma pista, geralmente em estádios, que é dividida em várias faixas que delimitam o espaço dos corredores. 

A extensão da pista varia de acordo com a modalidade. Na corrida de pistas ovais, por exemplo, o competidor pode correr em faixas de 100, 200 ou 400 metros. Já nas corridas de fundo, a distância pode chegar a 10 mil metros.

corrida-de-pista-porta-medalhas

Corrida de revezamento

A corrida de revezamento é disputada por equipes com quatro atletas e é dividida em etapas de 100 ou 400 metros. A ideia é que cada equipe ocupe uma raia inteira da pista e a dinâmica da competição funciona assim: cada atleta percorre 1 quarto do percurso, até alcançar o próximo de sua equipe; quem completar o ciclo em menor tempo, vence a prova.

Corrida de rua

As corridas de rua também são super comuns e fáceis de praticar, sendo portanto o tipo de corrida mais praticado no mundo. Além disso, essa modalidade já era popular na Inglaterra lá no século 18, o que também ajudou na disseminação da categoria. As corridas de rua recebem esse nome porque geralmente são praticadas em vias urbanas e pavimentadas, o que favorece a modalidade. As competições da modalidade envolvem distâncias de 5, 10, 21 e 42 quilômetros;

No Brasil e por todo o mundo existem competições de rua muito famosas, como a tradicional São Silvestre, disputada no último dia do ano aqui no Brasil, desde 1924. 

corrida-de-rua-porta-medalhas
Reprodução: A Gazeta

Corrida cross country

A corrida cross country caracterizada por acontecer em um circuito fora da estrada normal e é geralmente feito em gramados. Essa corrida não é tão comum como as outras, mas é super indicada e buscada por aqueles que gostam de aventura e querem fortalecer seus músculos. Nas competições, a distâncias vão de 4 a 12 km, variando conforme gênero e idade.

Corrida em montanha

A corrida em montanha, como o próprio nome diz é caracterizada por um percurso com característica de montanha, cheio de subidas, descidas e muitos obstáculos. Ela se diferencia do cross country, esse tipo de corrida deve possuir um mínimo de altimetria acumulada (soma de subidas e descidas), tendo como base o nível do mar. O desafio desse tipo de corrida é bem maior e envolve não só o desafio da corrida em si, mas também é necessário muita força e resistência. Contudo, o importante é que o esforço é recompensado pelo visual incrível das montanhas!

Leia também:

DICAS DE COMO LIMPAR E MANTER O SEU TÊNIS PARA CORRIDA
5 DELICIOSAS RECEITAS DE CREPIOCA PARA VARIAR O CARDÁPIO FIT

Benefícios de praticar corrida

beneficios-corrida-porta-medalhas

Os benefícios da prática da corrida são inúmeros, independente da modalidade escolhida. Listamos alguns deles para te auxiliar – lembrando que esses benefícios estão atrelados a outros fatores também.

  1. Acelera o metabolismo
  2. Fortalece ossos e músculos
  3. Emagrece
  4. Diminui o estresse e a ansiedade
  5. Previne o desenvolvimento de doenças cardíacas
  6. Melhora a qualidade do sono
  7. Melhora a capacidade cognitiva
  8. Aumenta o nível de disposição física

Então bora começar a começar? Coloca o tênis e vai! Você vai notar uma melhora significativa na sua vida!

Com imagens e informações de: Ativo.com, Globo Esporte, Web Run, Minha Vida, Dicionário Olímpico, Free The Essence, Envato e Pixabay.

Leave a Reply