A sustentabilidade na Europa já deixou de ser algo opcional, para se tornar cada vez mais relevante dentro de empresas e organizações. O termo Sustentabilidade engloba um conjunto de ações e atividades humanas que ajudam a garantir o futuro das próximas gerações.

A preocupação com atividades sustentáveis vem crescendo muito nos últimos anos e no esporte não poderia ser diferente, afinal, os grandes clubes e campeonatos europeus têm grande visibilidade nacional e internacional. Em tempos onde equilibrar lucro e sustentabilidade é algo extremamente importante e atual, o esporte tem papel fundamental para levantar ideias e influenciar pessoas e empresas nesse sentido.

Com o frequente desmatamento e o avanço do aquecimento global, é impossível se desconectar da sustentabilidade. Por isso, a Europa tem sido pioneira em ações voltadas à preservação de recursos e do meio ambiente.

A cada ano, aumenta esse engajamento sócio-ambiental dos clubes e atletas. Aos poucos, vemos estádios autossustentáveis tomando forma e campanhas de conscientização.

Mas afinal, quais as práticas sustentáveis do Campeonato Europeu de Esportes 2022?

O Campeonato Europeu de Esportes acontecerá na cidade de Munique, entre os dias 11 e 21 de agosto de 2022. A disputa marca o aniversario de 50 anos das Olimpíadas de 1972 realizada na cidade, com o Parque Olímpico de Munique recebendo a maioria das modalidades. Os esportes que participarão do campeonato são: atletismo, ciclismo, ginástica, remo, triatlo, canoagem velocidade, escalada esportiva, tênis de mesa e vôlei de praia.

Os organizadores já apresentaram seus planos de sustentabilidade na ISPO Munich Online, uma feira virtual de esportes. São seis pontos centrais, com foco na sustentabilidade econômica, ecológica e social.

O primeiro ponto diz respeito à infraestrutura da competição. Alguns ambientes e instalações serão reutilizados e reciclados para uso posterior. Já outros, estão sendo reaproveitados de competições passadas, para amenizar o impacto ambiental e os gastos desnecessários.

Outros objetivos dos organizadores, dizem respeito ao transporte – que deverá ter pouco impacto sobre o ambiente – e a redução do desperdício de materiais. A acessibilidade e o apoio aos empreendimentos locais também fazem parte das metas da organização do evento.

Além disso, serão feitas ações para conscientizar os expectadores sobre a importância das ações voltadas à sustentabilidade e o impacto positivo que elas exercem.

Os principais eventos esportivos têm forte impacto ambiental, como pode ser observado clicando aqui, por isso, o foco na sustentabilidade é um tema cada vez mais importante e necessário.

Para saber mais sobre os grandes campeonatos, continue acompanhando nosso site e nos siga nas redes sociais.

Leave a Reply