Os Jogos Olímpicos de Tóquio vem aí e hoje te contamos quais serão as 33 modalidades esportivas disputadas nesta edição. Confira!

Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão a 32ª desse evento que é o maior na história dos esportes. Por causa da pandemia do coronavírus, o evento que aconteceria em julho deste ano, foi postergado para 2021. O cancelamento dos jogos só havia acontecido, ao longo de toda a história, por conta das guerras mundiais.

A 32ª edição das Olimpíadas contará com 33 modalidades esportivas que serão disputadas por mais de 11 mil atletas, representando mais de 204 países. A novidade dessa edição é foram acrescentadas as seguintes modalidades: surf, escalada, skate e beisebol/softball.

Confira um pouco mais sobre as modalidades que serão disputadas:

Leia também:
Especial Dia Da Natação: Saiba Tudo Sobre O Esporte
Tipos De Corrida: Quais São E Quais As Diferenças

Modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Atletismo

O Atletismo é uma das modalidades mais antigas e tradicionais das Olimpíadas e, hoje, se divide em seis provas oficiais, cada uma com suas respectivas modalidades: corrida, marcha atlética, lançamentos, arremesso e lançamento, saltos e combinada.

Aquáticos

modalidades-aquaticos-porta-medalhas

Os esportes aquáticos das Olimpíadas englobam 5 modalidades: natação, águas abertas, polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais.

padrão_natação_blog_portamedalhas

Badminton

O badminton, apesar de não tão famoso no Brasil, é um dos esportes mais praticados no mundo. Ele é parecido com o tênis, praticado também em uma quadra, em partidas individuais ou em duplas. Mas, no lugar da bola, o objeto de arremesso é uma peteca.

Basquete

O basquete já é veterano nas Olimpíadas e é uma das modalidades mais aguardadas. Assim como nas competições normais, ele é um esporte praticado por duas equipes. Serão disputadas as modalidades de basquetebol e basquete 3×3.

Beisebol/Softbol

modalidades-baseball-porta-medalhas

Essa modalidade, cuja diferença é que o beisebol é disputado por homens e o softbol por mulheres, é um dos esportes mais queridos e aguardados nas Olimpíadas. O beisebol já participou do evento mas esteve fora nas últimas edições. Para as Olimpíadas de Tóquio 2020, tanto beisebol como softbol participarão da competição.

Boxe

O boxe é mais um dos tradicionais esportes dos Jogos Olímpicos. Suas categorias de torneio são divididas de acordo com o peso dos integrantes. 

Canoagem

Apesar dos vários tipos de canoagem existentes, apenas dois são disputados nos Jogos Olímpicos: a modalidade velocidade e slaslom. O esporte é praticado com dois barcos diferentes: canoa ou caiaque, e pode ser disputado individualmente ou em dupla.

Ciclismo

O ciclismo nos Jogos Olímpicos, se divide em cinco modalidades: BMX, BMX estilo livre, estrada, mountain bike e pista. Essas cinco modalidades vão compor 22 provas ao todo, entre disputas masculinas e femininas. 

Esgrima

modalidades-esgrima-porta-medalhas

A esgrima é uma das modalidades mais antigas dos Jogos, presente desde 1896. Para esse edição, a competição de esgrima será dividida em seis categorias: espada individual, florete individual, sabre individual, espada por equipe, florete por equipe e sabre por equipe.

Escalada

A competição de escalada é dividida em 3 categorias: velocidade, dificuldade (lead) e bloco (boulder). Sendo que a disputa começa com 40 atletas, sendo 20 homens e 20 mulheres, e seis de cada gênero se classificam para as eliminatórias.

Futebol

O futebol já é veterano nos Jogos Olímpicos e a competição ocorre da seguinte forma: 16 equipes competem entre si, divididas em quatro grupos. A partir daí, começa um eliminatória primeiro classificando duas equipes dos quatro grupos, que avançam para eliminatórias, depois quartas, semi e final.

Ginástica

Nas Olimpíadas são disputadas três modalidades de ginástica: ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim. Cada uma das três categorias se subdivide em diversas subcategorias, como exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas etc.

Golfe

O golfe voltou para os Jogos Olímpicos na última edição realizada no Rio em 2016, depois de 112 anos fora. O esporte consiste em uma competição onde o objetivo é acertar o maior número de buracos, sendo que existem 72 ao todo.

Halterofilismo

Mais um dos esportes tradicionais dos Jogos Olímpicos, o Halterofilismo – ou levantamento de peso – se divide em duas categorias: arranco e arremesso. O esporte consiste no levantamento da maior quantidade de peso pelo atleta. 

Handebol

O handebol é um esporte disputado por duas equipes, que envolve o passe de bolas com as mãos. Para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, terão 12 seleções disputando.

padrão_blog_portamedalhas_hand

Hipismo

Presente nos Jogos desde 1900, o hipismo de divide em três modalidades: adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e salto. Essa é a única modalidade dos Jogos Olímpicos na qual homens e mulheres competem em condições iguais.

padrão_blog_portamedalhas_hipismo

Hóquei Sobre A Grama

O hóquei sobre a grama, também conhecido como hóquei de campo, tem uma longa história nos Jogos Olímpicos. Ele é um esporte disputado por duas equipes com onze jogadores. O diferencial é que eles usam tacos para conduzir a bola que, por sua vez, é de plástico.

Judô

modalidades-judo-porta-medalhas

A primeira vez do judô nos Jogos também foi em Tóquio, porém na edição de 1964. A competição se divide em 7 categorias que levam em conta o peso do atleta para divisão. É uma das modalidades mais esperadas pelos brasileiros, já que é o esporte no qual o Brasil tem mais medalhas acumuladas.

Karatê

O karatê é uma arte marcial super antiga e tradicional, mas somente agora terá sua estreia nos Jogos Olímpicos. Para a disputa do esporte, são disputadas duas categorias diferentes: kumite e kata.

Lutas

A disputa de lutas dos Jogos Olímpicos, também é conhecida como wrestling ou luta olímpica. A modalidade é dividida em estilo livre e estilo greco-romano. 

Pentatlo Moderno

modalidades-pentathlon-porta-medalhas

O pentatlo já foi considerado o esporte mais nobre dos Jogos Olímpicos e está presente desde as primeiras edições das Olimpíadas na Grécia Antiga. A versão moderna do esporte é composta por cinco modalidades: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

Remo

Pode parecer um esporte simples, cujo objetivo é apenas chegar mais rápido ao objetivo com um remo, mas a modalidade possui várias divisões e detalhes. Para os Jogos Olímpicos, são realizadas 14 tipos de prova de remo, nas quais os atletas são divididos quanto ao tipo do barco, gênero e peso. Os tipos de competição são: Single Skiff (M1x), Double Skiff (M2x), Four Skiff (M4x), Dois Sem (M2-), Quatro Sem (M4-), Oito Com (M8+).

Rugby

O Rugby voltou para os Jogos Olímpicos na edição de 2016, no Rio. A modalidade disputada nos Jogos é a “sevens”. A nome da modalidade vem por conta de possuir  7 jogadores em cada time e o jogo ser dividido em dois tempos de 7 minutos. A pontuação e as regras são as mesmas do rugby tradicional.

Skate

modalidades-skate-porta-medalhas

Uma das maiores novidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio é a inclusão do skate na competição. O esporte contará com duas modalidades na competição: street e park, e categorias femininas e masculinas.

Surfe

Mais uma das estreias mais esperadas das Olimpíadas é o surfe. A competição ocorrerá com regras bem parecidas com as tradicionais e, vai acontecer em uma janela de 16 dias.

Taekwondo

Essa arte marcial coreana, já está nos Jogos Olímpicos há algumas edições. A modalidade é dividida de acordo com o peso dos participantes, sendo quatro categorias: peso mosca, peso leve, peso médio e peso pesado.

padrão_blog_portamedalhas_taek

Tênis

O tênis é um esporte que data da Era Antiga e sofreu muitas mudanças para chegar ao formato de competição de hoje: na quadra, com raquetes e um campo dividido por uma rede baixa. A modalidade nas Olimpíadas por ser disputada por dois ou quatro jogadores

Tênis De Mesa

A ideia do tênis de mesa vem diretamente do tênis, mas adaptado para uma pequena mesa. Ele pode ser disputado individual ou em equipes. Apesar de ter origem inglesa, hoje, os chineses são os competidores mais fortes da modalidade.

Tiro

modalidades-tiro-porta-medalhas

O tiro é uma modalidade que está presente desde a primeira edição dos jogos da Era Moderna, em 1896. Hoje, é disputado dividido entre três categorias: carabina, pistola e tiro ao prato.

Tiro Com Arco

O tiro com arco é uma modalidade que remete à ideia do arco e flecha. As disputas em competições Olímpicas, o objetivo do esporte é somar pontos ao atirar a flecha ao alvo. Para isso, a modalidade é dividida em provas realizadas em três campos: outdoor, indoor e field.

Triatlo

Presente nos Jogos Olímpicos desde 2000, o triatlo é composto por uma disputa em sequência de três esportes: 1,5km de natação,  40km de ciclismo e 10km de corrida.

Vela

A vela é uma das modalidades mais antigas presentes nos Jogos Olímpicos e consiste em uma disputa de regatas, que quanto melhor for a colocação do atleta, menos pontos ele ganha. Então, ao contrário de outros esportes, ganha aquele que tiver menos pontos somados.

Voleibol

Um dos esportes mais aguardados pelos brasileiros, o vôlei conta com equipes de 6 integrantes cada, em uma disputa realizada em quadra.

padrão_blog_portamedalhas_volei

Vôlei de praia

Apesar da modalidade jogada na praia vir do voleibol, as regras para o jogo são diferentes. Entre as diferenças, está que o esporte é disputado entre duplas e em uma quadra de areia – que torna o desafio ainda maior.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre cada modalidade? Então aproveite o tempo que ainda tem até os Jogos para aprender ainda mais sobre cada modalidade e, quem sabe, se tornar um competidor. Que tal?

Com imagens e informações de: SportBuzz, Brasil Escola, Rede do Esporte, Educa Mais Brasil, Best Swim.

Leave a Reply