A pandemia que enfrentamos há mais de um ano, tem nos forçado a passar mais tempo dentro de casa. Se antes os programas em família eram em parques, clubes e cinemas, hoje o cenário mudou. De modo geral, as pessoas estão se reinventando e descobrindo novas atividades, novas formas de trabalhar, novos jeitos de estudar e, inclusive, novas formas de passar o tempo em família.

Mas, nesse “novo normal”, quais formas alternativas de diversão podemos incluir no nosso dia a dia, sem precisar furar a quarentena, e ao mesmo tempo, fugindo do convencional? Os jogos de tabuleiro são uma ótima opção, tanto para quem busca diversão em família, quanto para quem gosta de testar suas habilidades individuais.

Por que optar pelos jogos de tabuleiro?

Há algumas décadas, os jogos de tabuleiro eram febre entre crianças e adultos. Com a chegada dos eletrônicos, a popularidade de jogos como xadrez e dominó acabou caindo, mas há quem diga que nada substitui a conexão que os jogos de tabuleiro criam entre os praticantes.

Esses jogos, além de ser acessíveis, ainda reúnem toda a família, proporcionando momentos de muita diversão. Nesse momento de isolamento social, é importante criar conexões e se aproximar ainda mais das pessoas que moram com a gente, não é mesmo? E para isso, os jogos de tabuleiro são uma excelente opção.

Além disso, jogos de tabuleiro auxiliam no desenvolvimento cognitivo e social das crianças e ajudam a diminuir o estresse. Ou seja, não importa se você vai jogar em grupo ou sozinho, a diversão e os benefícios são garantidos.

Algumas opções de jogos para você reunir a família e se divertir hoje mesmo!

  • Xadrez:
    Não é simplesmente um jogo, também é um esporte recreativo e competitivo, além de ser considerado por muitos como uma ciência e até mesmo uma arte. Auxilia na concentração e é perfeito para jogar com as crianças. xadrez-jogos-tabuleiro-quarentena

  • Damas:
    Assim como o xadrez, é um dos primeiros jogos que vêm a mente quando o assunto é jogo de tabuleiro. É um clássico, mas com várias regras! É importante ler bem as instruções antes de jogar.
  • Jogo da Vida:
    Um clássico criado nos anos 60, imita situações reais do cotidiano, podendo ser jogado sozinho, em duplas ou grupos.
  • Gamão:
    É um jogo de tabuleiro para dois jogadores, realizado num caminho unidimensional, no qual os adversários movem suas peças em sentidos contrários, à medida em que jogam os dados e estes determinam quantas “casas” serão avançadas, sendo vitorioso aquele que conseguir retirar todas as peças primeiro.
  • Batalha Naval:
    É um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente.

Agora que você já tem mais uma opção divertida para ajudar a passar pela quarentena, que tal escolher o seu jogo e reunir a família para uma partida?

Leave a Reply