Sabemos que para ter uma vida saudável são necessários alguns hábitos cotidianos na nossa rotina. É fundamental, portanto, implementar alguns hábitos diários para a promoção do bem-estar. No post de hoje, falaremos um pouco sobre essas atitudes simples que podem te ajudar a ter hábitos mais saudáveis – lembre-se: a mudança só vem depois que damos o primeiro passo.

Hábitos para uma vida saudável

Lave as mãos

O hábito de tocar os olhos, boca e nariz com frequência é natural. No entanto, isso pode acarretar uma troca de germes, pois cada toque pode transportar diversos tipos de vírus e bactérias. Por isso, é muito importante lavar as mãos não somente antes de fazer uma refeição, mas ao longo do dia – assim você previne doenças e outros problemas provenientes de germes e bactérias.

Beba água

O tempo seco provoca rachaduras nos lábios, prejudica a nossa pele e suga a umidade do nariz e da garganta. A capacidade que o nosso sistema imunológico tem de afastar os vírus antes que eles entrem em contato com o nosso organismo depende de um fluxo constate de secreções, que são auxiliadas pela água. Por isso, hidrate-se com frequência e não esqueça de tomar de 8 a 10 copos de água por dia (2 litros por dia). Não substitua a água por outros líquidos como sucos, café ou refrigerantes – essas substâncias devem ser tomadas com cautela e não para substituir a hidratação.

Reduza o tamanho das porções nas refeições

Você sabia que comer a cada três ou quatro horas é um hábito saudável para o nosso corpo? Isso significa que alimentar-se de cinco a sete refeições por dia pode ser mais benéfico do que fazer dietas restritivas e comer menos do que deveria. No entanto, é importante não sobrecarregar o nosso sistema digestivo comendo em excesso. O desejo de consumir açúcar provém da queda no nível de açúcar no sangue, que cai a cada três ou quatro horas. Quando o nível de glicose cai, nossa energia e capacidade de lidar com o estresse, bem como a concentração, também caem. Por isso, é muito importante manter-se bem alimentado. Se você está acostumado a comer muito, reduza as porções para ganhar mais disposição durante o dia.

Diminua o açúcar

Você sabia que adultos consomem, em média, 135 kg de açúcar por ano? Quando ingerimos açúcar, ele aciona uma série de mecanismos dentro do nosso corpo. Os malefícios do açúcar não se restringem apenas à obesidade ou a alergias alimentares, ele pode até mesmo desativar o seu sistema imunológico e prejudicar suas defesas contra doenças infecciosas. Por isso, para garantir mais saúde em sua dieta alimentar, diminua consideravelmente a quantidade de açúcar que você consome. Uma dica é substituir os doces por frutas, acrescentando mais nutrientes à sua dieta alimentar.

Não esqueça o café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. É ele que te dará a força e a energia que você precisa para aguentar o dia. Lembre-se de fazer uma refeição reforçada e cheia de nutrientes. Consoma frutas, fibras e vitaminas que vão garantir o seu pique até a hora do almoço. Não esqueça de acrescentar os suplementos vitamínicos, se necessário.

Coma muitos vegetais

Os vegetais são um depósito de vitaminas e minerais essenciais para a nossa saúde, ou seja, são fundamentais para uma vida saudável. Eles vão ajudar na proteção contra resfriados e gripes, principalmente os vegetais mais coloridos, porque eles têm mais nutrientes. Em determinadas épocas do ano, comer um monte de alimentos ricos em vitaminas A e C, como a batata doce e a abóbora, ajuda a aumentar nosso sistema imunológico.

Pratique mais exercícios e esportes

A prática de exercícios físicos é um importante passo para alcançar uma vida mais saudável. Os exercícios nos ajudam a aumentar a nossa energia e disposição, reduzindo o estresse. Para ter uma rotina de exercícios mais consistente, faça um programa de atividades físicas: em primeiro lugar, adicione o fator diversão, realize treinos e esportes divertidos. Procure ouvir músicas enquanto caminha, leia livros enquanto está na bicicleta ergométrica, assista ao noticiário quando você for caminhar na esteira. Sempre que possível, chame um amigo para fazer o exercício com você, pois isso torna a atividade mais divertida e você se envolve mais nela.

Durma bem

Durma de sete a oito horas todas as noites. Mesmo que você tenha que reorganizar sua agenda, tenha um sono adequado. Mais de uma noite de insônia ou mal dormida pode afetar seriamente o seu sistema imunológico.

Seguindo essas dicas, você certamente estará mais perto de ter uma vida mais saudável. Incluindo esses hábitos em sua rotina, você poderá ter mais energia e disposição para enfrentar o dia, melhorando o seu sistema imunológico.

Gostou do post? Conte para a gente nos comentários e aproveite para nos seguir no instagram @portamedalhas!

Leia mais:

ESTRESSE NA QUARENTENA: DICAS PARA RELAXAR MAIS NO DIA A DIA

ESPORTES E ATIVIDADES PARA PRATICAR EM CASA COM AS CRIANÇAS

DICAS PARA FORTALECER A IMUNIDADE NA QUARENTENA

Leave a Reply