O estresse gerado por esses quase seis meses de quarentena no país tem deixado muitas pessoas apreensivas, inseguras e ansiosas. Isso consequentemente influencia nossa rotina e nossos hábitos diários, afetando nosso sono, por exemplo, ou atividades comuns do dia a dia. É muito difícil pensar em relaxar e tentar levar uma vida mais leve quando muitas incertezas ainda pairam sob nossas vivências. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preparou algumas dicas para cuidarmos melhor de nossa saúde mental.

Controle seu acesso a informações sobre o coronavírus

Segundo a OMS, a quantidade e a qualidade da informação que você acessa sobre a doença influencia muito na ansiedade e no estresse.

É importante controlar o tempo que você passa assistindo, lendo ou consumindo notícias que causam a sensação de angústia, pois isso tem ação direta no seu psicológico e pode te deixar ainda mais ansioso. Uma boa dica é separar horários específicos para fazer isso, desde que seja até as 18h. Depois desse horário, reserve seu tempo para consumir coisas leves e que te trazem satisfação.

Uso de redes sociais

Nesse momento, em que estamos isolados ou em quarentena por conta da pandemia, ficamos ligados o tempo todo nas redes sociais, mas as vezes elas podem ser prejudiciais a nossa saúde mental. É importante manter a relação com os amigos e a família, mas cuidar para não focarmos nosso tempo apenas com as redes sociais. A recomendação é: se tem algo te fazendo mal, silencie, exclua, pare de seguir. Isso vai te ajudar a diminuir a ansiedade diária por tantas informações.

Seja solidário e ajude quem precisa

Procure ajudar quem precisa de assistência extra, como os idosos – que estão no grupo de risco. Sabe aquela senhora do seu condomínio que não está podendo ir ao mercado fazer suas compras ou ir à farmácia? Ofereça ajuda, contribua para manter a paz dos que mais estão sofrendo com a pandemia. A OMS lembra que ajudar alguém é um benefício para quem recebe e para quem ajuda.

Fora isso, é importante lembrar que nosso corpo é o reflexo do que fazemos com ele. Tente manter uma rotina de atividades físicas, uma boa alimentação, se hidrate e faça coisas que te agradam, mantenha também uma boa rotina de sono. Assista a filmes, séries, leia, ouça música e mantenha uma boa relação com os seus amigos e familiares. Com essas dicas, você certamente poderá diminuir ou pelo menos aliviar o estresse e a ansiedade na quarentena.

Para mais dicas como essa, fique ligado nos posts do Blog pois sempre trazemos dicas importantes para o seu estilo de vida.

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