O calor combina com atividades físicas ao ar livre e muita diversão! Por isso, selecionamos diversos esportes para curtir no verão. Vem conferir!

Manter a forma, além de ser muito importante, pode ser também muito prazeroso. Um bom exemplo disso é que muitas atividades podem sair dar academias, ginásios e quadras e ir parar diretamente nas areias, no mar e nos gramados. Basta que você encontre aqueles esportes para curtir no verão que sejam a sua cara.

O calor está aí e tudo o que muitos pensam é apenas em sombra e água fresca. Porém, se você é um amante dos esportes e quer aproveitar esses meses de calor, ou então se está entre aqueles que tem como promessa de Ano Novo focar na saúde e relaxar a mente, esse post é pra você!

7 esportes para curtir no verão

Preparamos uma lista especial de esportes para curtir no verão. Confira abaixo algumas das atividades que fazem mais sucesso na hora de suar a camisa nessa estação.

Caminhada

Perfeita para quem quer deixar o sedentarismo no ano passado. Para muitas pessoas, o simples ato de começar a caminhar já é algo enorme, então engana-se quem pensa que é necessário ter um ritmo intenso. Apenas siga o seu próprio durante uns 10 minutos e aumente os passos de forma gradativa. Sempre que necessário pare para descansar.

esportes para curtir no verão caminhada

Vale lembrar que ao correr na areia você pode queimar até 30% a mais de calorias, porém esteja sempre atento às articulações.
Outra grande vantagem é que esse é um esporte que permite ser realizado de forma individual ou em grupos.

Ciclismo

Procurando uma atividade não só para chamar de sua, como para transformar a sua saúde física e mental? Então que tal começar a passear de bike?
Esse hábito relaxa, alivia o estresse, melhora o ânimo e a postura, tonifica os músculos, dá energia, recupera as articulações, previne doenças como a osteoporose, ajuda a equilibrar a pressão, o peso e o colesterol.

Frescobol

Se há um esporte responsável por dominar as areias com certeza é esse! Afinal, quer algo mais prático que uma dupla, duas raquetes e uma bola?

Aqui você não pode deixar a bolinha cair, então ao invés de ser uma atividade competitiva, ela é, na verdade, colaborativa.

esportes para curtir no verão frescobol

Mas não se engane, esse é um dos esportes para curtir no verão mais completos, uma vez que trabalha todos os músculos, queima muitas calorias, melhora o equilíbrio, a flexibilidade e a potência cardiovascular.

Frisbee

Pensado para ser jogado em grupo ou em duplas, ele tornou-se a atividade mais amada entre aqueles que gostam de levar seus pets para passear. Acontece que o disco de plástico achatado é facílimo de ser jogado em rotação e de alcançar voo. Ai já viu né?! A cachorrada substitui rapidinho a bolinha.

Futevôlei

Ao trocarmos as mãos pelos pés temos ele, afinal o brasileiro não consegue viver sem sua paixão nacional, o futebol.

esportes para curtir no verão futvolei

Além de divertidíssimo para ser jogado entre amigos, ele melhora o condicionamento físico, o reflexo, a mobilidade do corpo, a velocidade, a agilidade e fortalece os músculos inferiores da coxa, panturrilha, abdômen e glúteos.

Leia também:
6 DICAS PARA PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS NO VERÃO
6 BEBIDAS PARA HIDRATAR O CORPO NO VERÃO E CURTIR O MELHOR DA ESTAÇÃO

Slackline

Nós te garantimos que é impossível ir ao parque ou à praia e não encontrar um praticante dessa mania nacional.

Utilizando apenas uma fita elástica de nylon de cerca de 3cm, que deve estar esticada e presa a dois troncos de árvore, a atividade fortalece os músculos, melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração.

Se você é iniciante, é importante prender a fita de forma mais baixa e lembrar de contrair o abdômen e dobrar levemente os joelhos.

Sonrisal

Você sabia que esse esporte recebeu esse nome por causa de sua prancha? Acontece que ela parece uma pastilha: prancha pequena, arredondada e sem quilhas.
Praticado logo ali no rasinho do mar, você precisará sair correndo e pular em cima da pranchinha fazendo-a deslizar na água. Atenção: já avisamos que os tombos serão frequentes (risos)!

Stand-up

Foi há alguns anos que a popularidade desse esporte alcançou seu auge. Hoje é supercomum quem opte por manter a saúde nos mares ou lagos do Brasil com a prancha grande e o remo.

Sabemos que pode até parecer fácil, e é fácil de aprender, mas é necessário um pouco de prática para manter-se em pé. Então, antes de tudo treine de joelhos e não se incomode se levar alguns tombos.
Os benefícios dessa prática são, com certeza, o fortalecimento dos músculos – especialmente o abdômen, os braços e a lombar -, a melhora da postura, a concentração e o equilíbrio. Outro ponto positivo é o baixo impacto e os pequenos riscos de lesão.

Surf – Um dos mais admirados esportes para curtir no verão

Entre os últimos, mas não menos importante, não poderíamos deixar de falar dele, o queridinho do verão e que domina o mar.

Acontece que o surf proporciona momentos que alternam relaxamento e adrenalina, isso sem contar o contato direto com a natureza. Atualmente, o Brasil é uma das maiores potências do esporte ao lado dos Estados Unidos e Austrália.

Porém, se você nunca praticou essa atividade, nosso conselho é que procure por professores que ficam em escolinhas espalhadas pelas areias das praias de todo o país. Acontece que essa atividade exige técnica e experiência para poder manter o equilíbrio e fazer algumas manobras. Pronto para os caldos?

Vôlei de praia

Tradição brasileira! Está aí uma modalidade superadaptável e que não vive só das quadras. Você já reparou, por exemplo, que diversas praias e parques possuem redes fixas?

Seu forte é o fortalecimento dos músculos – especialmente os superiores -, além de ser ótimo para aumentar a capacidade cardiorrespiratória, a coordenação motora, os reflexos, a velocidade, a agilidade o condicionamento físico.

E ainda uma das coisas mais legais é o fato de que ele é praticado em grupo. Então chama todo mundo e vai se divertir!

E aí, já escolheu qual será a atividade que vai curtir nesse verão? Conta aqui pra gente! Ah, e não esqueça, sempre que fizer exercícios ao ar livre beba água e passe protetor solar.

Com imagens: Pinterest

Leave a Reply