Não é novidade que a quarentena pode gerar estresse, mas você já pensou em como esse período está afetando as crianças? Famílias que estão tendo que ajustar as suas rotinas devido ao recesso escolar podem estar tendo dificuldades ao se adaptarem a ansiedade gerada pela falta de convívio de seus filhos. Manter as crianças entretidas e ativas em casa pode ser um desafio, por isso, hoje trouxemos dicas de brincadeiras e atividades físicas para serem praticadas em família.

As melhores atividades para estimular o desenvolvimento infantil ainda são as atividades lúdicas, isto é, que envolvam a criança, ajudem a pensar, refletir e superar desafios. Especialistas indicam que nesse período de isolamento é importante manter atividades que as crianças estavam acostumadas antes da quarentena e iniciar novas atividades, como fazê-las terem contato com a família, amigos e professores via vídeochamadas ou outras atividades que as estimulem.

As atividades físicas para as crianças são importantes para o desenvolvimento motor e não precisam ser praticadas em esportes ou atividades físicas específicas, mas em qualquer atividade que as mantenha ativas. Pode ser um jogo de futebol no quintal ou no parque, sendo uma atividade recreativa e de lazer, assistir um filme, descansar. Qualquer coisa que traga uma satisfação nesse momento de reclusão.

As crianças gostam mais da companhia de seus familiares do que da atividade em si. Então o mais importante é que essas atividades sejam praticadas em família. Qualquer atividade que envolva as habilidades motoras da criança são consideradas, mas é importante se atentar para alguns pontos: a intensidade, estar em um ambiente seguro, pois a criança pode se machucar estando em um ambiente que tenha alguns equipamentos ou objetos que podem ser perigosos. Basta adaptar as atividades de acordo com a idade das crianças que vão participar.

Aqui vão algumas dicas de atividades para fazer em casa:

– Piquenique

– Amarelinha

– Teatro de fantoches

– Queimada

– Noite do cinema

– Preparar um lanche

– Brincar de barraca ou cabana

Toda atividade praticada em família com certeza aliviará a ansiedade dos pequenos que estão sofrendo com o isolamento sem poder conviver com os amigos na escola ou no bairro. É importante entender que as crianças podem ser mais sensíveis ao estresse que os próprios adultos, então manter uma rotina é importante para ambos.

Leia também:

6 APPS PARA FAZER EXERCÍCIOS EM CASA

COMO MANTER UMA ROTINA SAUDÁVEL EM ISOLAMENTO

DICAS PARA FORTALECER A IMUNIDADE NA QUARENTENA

Leave a Reply