No dia 8 de abril, comemora-se o Dia da Natação. No post de hoje contamos tudo sobre esse esporte incrível!

A natação é um dos esportes mais antigos e praticados mundialmente. A natação é escolhida por muitos pois é um esporte que, como exercício, é muito completo, uma vez que movimenta a maior parte do corpo. Essa atividade de baixo impacto é indicada para diversas idades e possui inúmeros benefícios. Mas, antes de começar a praticar, é importante conhecer bem o esporte e suas características.

Hoje, para comemorar o Dia da Natação e também para te informar ainda mais sobre esse esporte incrível, preparamos um super guia sobre a natação. Confira!

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Como surgiu a modalidade?

O início da prática da natação não possui uma data exata. Mas desde os primórdios da humanidade o homem depende do nado, seja para atravessar rios buscando alimentos ou para fugir de algum perigo na terra. É certo que a prática data de muito tempo atrás: alguns registros antigos mostram que no Egito Antigo, por exemplo, os nobres eram nadadores exímios. Na antiguidade, os gregos utilizavam a natação como treinamento, principalmente entre os soldados.

Foi somente no século XIX que a natação passou a ser praticada oficialmente como um esporte. Sendo que a primeira competição oficial aconteceu na Austrália, em 1858. O esporte só entrou para as Olimpíadas na primeira edição da competição na Era Moderna, em 1896. A partir de então, muitas outras competições surgiram e o esporte ganhou cada vez mais popularidade, com diferentes tipos dentro da modalidade.

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Tipos de natação

Dia da Natação: saiba tudo sobre o esporte

Os quatro tipos de natação existentes são: nado livre (crawl), borboleta, peito e costas. Além do nado medley, que é um estilo de competição que junta todos os quatro tipos existentes.

Nado livre (crawl):

Essa modalidade é a mais comum, sendo praticada por pessoas de todas as idades. Ela consiste em um nado com o movimento padrão dos braços e as pernadas. Esse estilo é bem simples e trabalha bíceps, tríceps, quadríceps, peitoral e os músculos anteriores da perna.

Nado de costas:

Muito fácil de praticar, esse estilo consiste do nado de costas, utilizando os braços invertidos. Portanto, ele é muito bom para fortalecer os músculos das costas e também trabalha os músculos posteriores das coxas, músculos costais, trapézio, tríceps, panturrilha e glúteos.

Nado de peito:

Essa modalidade é um pouco mais complexa e consiste em movimentos mais técnicos. O nado trabalha bíceps, músculos anteriores da coxa, adutores e peitoral.

Nado borboleta:

O mais complexo de todos os estilos, com certeza é o nado borboleta. Também conhecido como nado golfinho, eles consiste em um nado com movimentos simultâneos de pernas e braços, com ondulação do corpo para frente. 

Benefícios da natação

Dia da Natação: saiba tudo sobre o esporte

O esporte e suas diversas modalidades possuem muitos benefícios! Isso porque a natação é um exercício muito completo, que trabalha praticamente todos os músculos do corpo humano. 

Dentre os principais benefícios, estão:

  • Melhora a respiração;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • É um esporte de baixo impacto;
  • Trabalha diversos músculos;
  • Promove o ganho de massa muscular;
  • Ajuda no tratamento da fibromialgia;
  • Redução do risco de diabetes;
  • Melhora a concentração;
  • Desenvolve os sistemas cardíaco e respiratório.

A natação é um esporte realmente incrível, não é mesmo!? Então se você gostou do tema ou pratica o esporte, comenta aqui embaixo para sabermos!

Com imagens e informações de: Minha Vida, Mundo Educação, InfoEscola.

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