Se você é ou já foi um atleta, certamente sabe a importância que a medalha de ouro tem no esporte e nas mais variadas competições. Mas, separamos algumas curiosidades sobre medalhas de ouro que talvez você ainda não saiba.

Não há dúvidas de que a medalha de ouro é um dos objetos mais cobiçados na vida dos atletas, principalmente daqueles que sonham em disputar as Olimpíadas.
Longe das grandes competições, as medalhas também carregam valor sentimental e trazem memórias de momentos importantes.

Há anos as medalhas representam um símbolo de liderança e conquista, mas, você já parou para pensar quando elas surgiram, ou se as medalhas de ouro realmente são de ouro? Essas e outras dúvidas vamos esclarecer agora.

Quando surgiram as medalhas de ouro?

Especialistas afirmam que a medalha surgiu na Itália Renascentista, por volta de 1438. Antes disso, o que se produzia para premiar as grandes conquistas, eram objetos considerados mais como moedas, do que como medalhas propriamente ditas.

Mas, o costume de distribuir medalhas de ouro para quem atingiu uma grande realização, surgiu somente no século XIX, com a National Association of Amateur Athletes (Associação Nacional de Atletas Amadores) dos Estados Unidos concedendo-as desde 1884.

Como é composta a medalha de ouro?

A medalha foi se transformando ao longo do tempo. Até o século 20 eram completamente produzidas com ouro, já nos dias atuais, a produção é composta também de cobre e prata. Essa modificação ocorreu para que aumentasse a sua durabilidade e fosse mais viável economicamente e ecologicamente também.

Se a medalha de ouro fosse inteira de ouro, valeria aproximadamente R$ 43 mil. Por uma questão de economia, ela é feita de outros materiais. Ela pesa cerca de 400 gramas, onde somente 6 gramas (1,5%) são ouro puro. O restante é prata (92,5%) e cobre (6%).

Curiosidades sobre medalhas olímpicas:

As Olimpíadas são marcadas pelas medalhas. Não tem como falar em medalhas sem pensar logo em esporte olímpico, por isso, trouxemos algumas curiosidades a respeito das medalhas na competição:

  • As medalhas olímpicas de 2016 foram produzidas pela Casa da Moeda com ouro sustentável;
  • Uma medalha de ouro olímpica tem cerca de 24 quilates de ouro;
  • A primeira medalha olímpica do Brasil veio em 1920 com Guilherme Paraense, na categoria do tiro esportivo;
  • No Rio-2016 o Brasil recebeu o maior número de medalhas de ouro em sua história na competição;

A medalha de ouro é o auge para qualquer um que entra em competições esportivas, seja em uma Olimpíada ou até mesmo em torneios locais menores. Você já sabia sobre alguma dessas curiosidades a respeito das medalhas?

Se gostou de saber mais sobre medalhas, visite nosso site e conheça nossos produtos!

Leave a Reply