Sabemos que manter uma rotina cheia de compromissos não é tarefa fácil – ainda mais quando temos que inserir atividades físicas na nossa agenda. Os exercícios são muito importantes para a saúde física e mental do nosso corpo, no entanto, muitas pessoas são levadas ao sedentarismo por não saberem como conciliar uma rotina muito atarefada com o hábito de praticar exercícios físicos. Por isso, no post de hoje, vamos entender um pouco mais sobre a importância de praticá-los e vamos dar dicas para inserir exercícios ao ar livre na sua rotina. 

O que é o sedentarismo?

O sedentarismo é a adoção de um estilo de vida em que não se pratica atividade física de forma regular e, também, caracteriza-se pelo agravamento do risco de desenvolver obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. 

Como sair do sedentarismo?

Para sair do sedentarismo, é preciso ajustar alguns hábitos no estilo de vida e rotina, mesmo durante o expediente e, se possível, dedicar um tempo para a prática de atividades físicas. 

A seguir, vamos dar algumas dicas para você acabar de vez com o sedentarismo e inserir mais exercícios e atividades físicas na sua rotina. 

Fique menos tempo sentado

Há muitas pessoas que passam o dia inteiro sentadas por conta de seus trabalhos, mas o ideal é nunca ficar muito tempo sentado ou na mesma posição para não prejudicar a circulação. 

Faça mais pausas durante o expediente e, se puder, caminhe pelo escritório na hora do almoço. Você pode ir até a sala de um colega para conversar, ir ao banheiro com mais frequência e aproveitar para, inclusive, fazer alongamentos depois do almoço. Isso certamente vai melhorar a sua disposição para enfrentar o restante do dia. 

Substitua o carro, vá a pé ou de bike 

Quer uma opção mais econômica que substituir o carro por uma bicicleta ou idas a pé para o trabalho e outras atividades? Lembre-se: quanto mais tempo você ficar parado, menos tempo você terá para aproveitar de praticar atividades, mesmo que sejam praticadas de outra forma. 

Se ir a pé para o trabalho, por exemplo, não for possível, você pode estacionar o carro o mais longe que puder e fazer o restante do caminho a pé. 

Vá de escada!

Se você não tem nenhum problema ou restrição para subir as escadas, substitua o elevador ou as escadas rolantes e vá de escada. Isso te ajudará não somente a aproveitar o tempo para fazer um exercício, como pode ser ótimo para tonificar os músculos. 

Faça mais afazeres domésticos

Quer mais uma maneira de aproveitar o tempo enquanto faz atividades físicas? Faça mais atividades domésticas, sejam elas: limpar a casa, cozinhar, estender as roupas, lavar o carro. Você pode aproveitar de fazer as suas tarefas domésticas e fortalecer o seu físico ao mesmo tempo! 

Pratique pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente 

Para acabar de vez com o sedentarismo, a última dica tem que ser a prática de exercícios físicos. Por isso, o ideal é praticar cerca de meia hora de atividades físicas por dia, seja na academia ou ao ar livre, como uma corrida ou caminhada. 

No começo, você pode praticar 30 minutos de exercícios que não precisam ser seguidos, você pode pode fracioná-los em sessões de 10 minutos. Para transformar isso em um hábito, o ideal é você fazer algo que você gosta, para que a atividade seja prazerosa para você;

Uma outra dica é optar por fazer exercícios ao ar livre. Principalmente agora na quarentena, esta dica é fundamental para evitar a contaminação pelo coronavírus. Por isso, aproveite para sair pelo seu bairro, vá a parques e não esqueça do mais importante: use máscara!

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