Uma dieta rica em fibras é super importante para seu organismo! No post de hoje, separamos 5 benefícios das fibras e explicamos melhor sobre o potencial desse composto.

Você já deve ter ouvido falar da importância de uma dieta rica em fibras. A ingestão de alimentos com esse composto vegetal é essencial para nosso organismo, principalmente para nosso aparelho gastrointestinal. Existem inúmeros benefícios além desse, que trouxemos no post de hoje. 

Mas, antes de saber cada um deles, já leia o artigo com isso em mente: é recomendável a ingestão de em média 25 a 30 gramas de fibras diariamente. Somente com esse consumo que será possível notar diferenças no seu organismo. Além desse consumo mínimo, para fazer seus efeitos realmente funcionarem, é importante a ingestão de em média 1 a 1,5 litros de água por dia.

Vamos entender melhor sobre o assunto?

Tipos de fibras

As fibras se dividem em dois tipos: solúveis e insolúveis. Os tipos existentes estão relacionados a sua capacidade de dissolução.

Fibras solúveis

As fibras solúveis recebem esse nome justamente porque se dissolvem com água quando ingeridas, formando uma espécie de gel no estômago. Esse gel permanece mais tempo do estômago e no intestino, o que dá a sensação de saciedade. As fibras deste tipo também são responsáveis pela regulação do intestino pois possuem bactérias boas. Alguns exemplos de fibras solúveis são a pectina e a inulina, fibras que podem ser encontradas em frutas, vegetais e grãos.

Fibras insolúveis

As fibras insolúveis, por sua vez, não se diluem na água. Essa característica colabora na movimentação dos alimentos pelo sistema digestivo, pois a fermentação dessas fibras é limitada, o que faz elas acelerarem o trânsito intestinal. Dentre outros benefícios dessa fibra, também está a atuação como um laxante natural, prevenindo diversas doenças. Celulose e lignina são exemplos de fibras insolúveis e podem ser encontrada em todos os tipos de grãos de cereais e em frutas e vegetais com casca.

5 benefícios de uma dieta rica em fibras

5 benefícios de uma dieta rica em fibras

1. Combate na prisão de ventre

Como já mencionamos, as fibras têm papel super importante no trânsito e eliminação das fezes. Por isso, elas auxiliam muito na prisão de ventre, pois reagem com a água, provocando reações de fermentação e estimulando o crescimento de bactérias benéficas que facilitam a eliminação do bolo fecal.

2. Regulamentação da flora intestinal e do sistema gastrointestinal

As fibras não só auxiliam a eliminação de fezes, mas tem papel fundamental em toda a flora intestinal, promovendo a saúde da microbiota intestinal, diminuindo a inflamação do órgão e aumentando as defesas do organismo.

3. Sensação de saciedade

Quando entram em contato com a água no estômago, as fibras do tipo solúvel se transformam em um gel que fica por mais tempo no estômago – em relação a outros tipos de alimento – dando uma sensação de saciedade por um período maior. O que é ótimo para quem pratica exercícios ou deseja emagrecer.

4. Auxilia na saúde do coração

Pesquisam apontam que a ingestão constante de fibras está diretamente ligada à saúde do coração. Portanto, quem tem o hábito de consumir constantemente alimentos ricos em fibra, possuem 40% menos chances de desenvolver doenças cardíacas.

5. Diminui os níveis de colesterol

Como o corpo humano não digere as fibras, elas ajudam a diminuir a absorção de gorduras e colesterol no corpo. Então, a longo prazo, a concentração desses elementos se regulamenta.

Leia também:
5 RECEITAS DE SUCOS ENERGÉTICOS PARA TURBINAR SEUS TREINOS
OS 5 MELHORES APLICATIVOS FITNESS PARA TREINAR E CUIDAR DA SAÚDE

Quais alimentos são ricos em fibras?

Para garantir uma dieta rica em fibras, existe uma grande diversidade de alimentos que podem ser adicionados a sua dieta. Entre esses alimentos há opções de frutas, vegetais e cereais. Dentre os cereais, você pode optar pelo arroz, trigo, centeio, cevada e aveia. Já dentre os vegetais e leguminosas, temos os feijões, lentilha, grão de bico, ervilha e vegetais como cenoura, pepino, agrião, repolha e rúcula. Algumas sementes como chia, linhaça e semente de abóbora também são ricas em fibras.

Gostou do tema? Então adicione mais fibras na sua alimentação diária e potencialize ainda mais os benefícios do esporte que você pratica! Se você souber de mais algum benefício das fibras, comenta aqui embaixo!

Com imagens e informações de: Receita de Vida, Dr. Juliano Pimentel, Onodera Estética, Minha Vida, Tua Saúde, Conquiste Sua Vida, Envato.

Leave a Reply